Accenture: G-Mac vira mais um; Garcia concede putt de 6 metros e perde

22/02/2014


Francês Dubuisson rouba a cena como o azarão entre os oito que chegaram às quartas


G-Mac chega às quartas-de-final sem liderar um jogo sequer: match play é golfe, mas é outro jogo
G-Mac chega às quartas-de-final sem liderar um jogo sequer: match play é golfe, mas é outro jogo

Num dia repleto de emoções, ninguém contribuiu mais para manter o público ligado na TV do que o norte-irlandês Graeme McDowell, que conseguiu o feito de vencer três jogos e chegar às quartas-de-final do Accenture Match Play sem nunca ter estado à frente do placar durante toda a semana. A vítima da garra do ex-campeão do US Open, desta vez, foi Hunter Mahan, que vinha de duas finais – um título em 2012 e um vice-campeonato em 2013 – e viu, incrédulo, G-Mac virar o jogo contra ele nos buracos finais.

Mahan, que só perdeu quatro jogos em 18 confrontos desde que o Match Play foi para a atual sede, o Golf Club de Dove Mountain, em Marana, no Arizona, venceu os dois primeiros buracos do dia. G-Mac, empatou o jogo no 5 e assim ficou até Mahan voltar a abrir vantagem no 11. G-Mac voltou a empatar no 14, mas Mahan ganhou o 15 e o 16 para ficar “dorme”, ou seja seu adversário teria que vencer todos os buracos até o final para empatar.

Virada – Foi o que G-Mac fez. Além de vencer os dois buracos finais com par e birdie, o norte-irlandês embocou de sete metros para salvar o par no buraco 20, o segundo do desempate, antes de embocar de cinco metros para birdie no 21 e vencer o atônito Mahan. Mahan já tinha perdido para G-Mac no jogo que deu a Ryder Cup para os europeus, em

Na primeira rodada, G-Mac perdia por três para Gary Woodland, restando três buracos e jogar e ganhou os quatro seguintes. Na segunda rodada, foi a vez do japonês Matsuyama ver uma vantagem de três, e depois dois buracos, evaporar quando G-Mac venceu três dos quatro buracos finais.

Milagres – Milagres também fizeram Ernie Els, que jogou cinco acima de 57 buracos para também chegar às quartas-de-final; e Jim Furyk, que chegou a estar duas atrás em cada um de seus três jogos, para passar da terceira rodada pela primeira vez em 14 tentativas. E Rick Fowler, que viu Sergio Garcia lhe conceder um putt de seis metros no buraco 7, quando o espanhol vencia por duas, antes de o americano vencer o confronto com um putt de seis metros para par no 18. Garcia disse que deu o putt como recompensa a Fowler, por ter feito o adversário esperar enquanto ele tinha alívio duas vezes de um pequeno enxame de abelhas, no buraco anterior, e que não se arrependia do gesto.

O “azarão” da turma é o francês Victor Dubuisson, desconhecido do grande público, que nunca esteve atrás do placar esta semana até chegar às quartas-de-final ao derrotar no 18 a Bubba Watson, campeão do Masters de 2012, que vinha de uma vitória na semana anterior. Número 134 do mundo há um ano, Dubuisson, 30º do ranking, fez fama no final do ano ao vencer na Turquia, num torneio que tinha Tiger Woods, Rory McIlroy, Justin Rose e Henrik Stenson, e liderar a volta final em Dubai, na semana seguinte, antes de terminar em terceiro na decisão do Tour Europeu.

Destaques – O sul-africano Louis Oosthuizen fez o jogo mais rápido do dia ao derrotar Webb Simpson por 5 & 4 (vencia por cinco buracos, restando quatro a jogar). Apenas outros dois jogos não foram ao 18: o do australiano Jason Day que venceu o sul-africano George Coetzee por 3 & 1, num jogo em que a TV parecia querer esconder, e de Jordan Spieth, Estreante do Ano do PGA Tour, de apenas 20 anos, que eliminou Matt Kuchar por 2 & 1.

O jogo em que Els venceu Dufner com um birdie no 18 (1 up) foi outro “esquecido” pela TV. Els foi esnobado, mas vendeu dois atuais campeões de majors em seguida, uma vez que eliminou o inglês Justin Rose (US Open) no dia anterior, antes de mandar Dufner (PGA Championship) para cada. Jim Furyk, pro sua vez, eliminou o jogador do momento do PGA Tour, Harris English, o profissional com mais Top 10s na temporada, por 1 up.

Recorde – G-Mac, Furyk e Els podem bater um recorde esta semana e se tornarem o campeão do Accenture com o percurso mais tumultuado do torneio em 16 anos de história. Por enquanto o recordista é Geoff Ogilvy, que venceu em La Costa em 2006, depois de ver seus adversários desperdiçarem durante a semana dez putts que poderiam eliminá-lo. Ele venceu cada jogo no desempate até as semifinais, antes de ser campeão.

Televisão e horários
A ESPN + transmite as quartas-de-final neste sábado, a partir das 14 horas, ou logo após o término do jogo de tênis de Marselha. No domingo, tudo indica que as semifinais serão mostradas em andamento, das 12 horas às 15 horas, mas a final passa na íntegra, a partir das 16 horas. Ricardo Melo comenta os jogos.


Confira os jogos deste sábado (horário do Brasil) do Accenture Match Play

15h05 – Jason Day x Louis Oosthuizen
15h20 – Jim Furyk x Rickie Fowler
15h45 – Jordan Spieth x Ernie Els
16 h00 – Graeme McDowell x Victor Dubuisson


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados