Accenture Match Play: emoção e surpresas marcam abertura do mundial

20/02/2014


Três dos Top 10 e cinco dos Top 20 foram eliminados no primeiro dia no Arizona


McIlroy: vitória fácil no golfe e torcedor jogado sobre os espinhos dos cactos
McIlroy: vitória fácil no golfe e torcedor jogado sobre os espinhos dos cactos

Num dia em que três dos dez principais cabeças-de-chave – Zach Johnson, nº 3; Dustin Johnson, nº 6; Steve Stricker, nº 9 – foram eliminados, o cabeça-de-chave 1, o sueco Henrik Stenson, número 3 do mundo, precisou dar uma tacada magistral da banca do 14, para, de uma distância de 60 metros, deixar a bola perto do buraco e salvar o par que lhe permitiu empatar o jogo que vinha perdendo para o desconhecido tailandês Kiradech Aphibarnrat. Stenson só passou à frente com birdies no 16 e no 17, para vencer por 2 & 1 (ganhava por dois buracos, restando um a jogar). Esta foi apenas a segunda vez em cinco anos que o cabeça 1 passa da primeira rodada

A ESPN + transmite a rodada ao vivo a partir das 15 horas, até às 20 horas

Completam a lista dos Top 20 que já deixaram o torneio os ingleses Ian Poulter, nº 12, and Luke Donald, nº 18. Justin Rose, campeão do US Open, foi o único dos cinco ingleses em campo a vencer, uma vez que Lee Westwood e David Lynn também foram eliminados. Dos 19 estreantes em campo, oito venceram: Blixt, Reed, English, Walker, Hideki Matsuyama, Billy Horschel, Jordan Spieth e Victor Dubuisson. No total, 23 dos 32 jogos foram vencidos pelos cabeças-de-chave mais altos que os adversários.

Virada histórica – O jogo do dia no Golf Club at Dove Mountain, em Marana, no Arizona, nesse que é o primeiro dos quatro campeonatos mundiais da temporada – World Golf Championships – foi o de Graeme McDowell, o G-Mac, para vencer Gary Woodland. G-Mac perdia por três buracos restando três a jogar, ou seja estava “dormie”, na linguagem do match play – precisava vencer todos os buracos restantes para empatar – e foi o que ele fez. G-Mac venceu os três buracos finais e também o seguinte, o primeiro do desempate, para virar um jogo que até ele julgava perdido.

O momento do dia foi protagonizado por Rory McIlroy, que ao jogar numa situação difícil, com a bola entre pedras, deu um “filaço”, uma tacada onde o taco pega no meio da bola, que sai reta como um tiro. A bola acertou um torcedor do outro lado da raia, para desespero de McIlroy, que viu o fã cair sobre vários cactos (veja vídeo) . Ao levantar seu corpo e roupa estava coberto de pedaços de cactos com espinhos, que foram retirados por voluntários com ajuda de alicates.

Confrontos –
McIlroy ganhou por 3 & 2 de Boo Weekley e vai agora enfrentar o americano Harris English, que bateu seu amigo Westwood por 5 & 3. Donald, outro ex-número 1 do mundo, perdeu por 5 & 4 para o italiano Matteo Manassero. No jogo mais longo do dia, o espanhol Sergio Garcia, que errou um putt curto para vencer no 18, precisou ir até o buraco 22 (quatro extras), para superar Marc Leishman. Já Billy Horschel deixou Jamie Donaldson no buraco 1, onde venceu por 6 & 5, no jogo mais curto do dia.

Poulter, ex-campeão do torneio, perdeu por 2 & 1 para Rickie Fowler, que agora vai enfrentar o também americano Jimmy Walker, campeão de três torneios da temporada, que ganhou por 5 & 4 do sul-africano Branden Grace. Stenson vai enfrentar outro sul-africano, Louis Oosthuizen, que ganhou de Nick Watney por 1 up (venceu por um buraco no 18). Thomas Björn derrotou o italiano Francesco Molinari por 2 & 1.

Finlândia? – No ultimo jogo do dia, Ernie Els bateu Stephen Gallacher com um bogey no 19. O finlandês Mikko Ilonen chegou a abrir dois buracos sobre Bubba Watson, restando seis a jogar, mas permitiu que o americano, que confessou nem saber onde fica a Finlândia, virasse o jogo por 2 & 1.

Matt Kuchar, que defende o título, precisou vencer suas vezes para eliminar o austríaco Bernd Wiesberger. No buraco 14, Kuchar fez birdie para vencer por 5 & 4, mas logo descobriu que não havia voltado a marca de sua bola e perdeu o buraco. Kuchar perdeu o buraco seguinte e só garantiu a passagem para o segundo dia dois buracos depois, ganhando por 3 & 2.

Menos cotados – Peter Hanson derrotou Dustin Johnson por 4 & 3 e vai enfrentar o francês Victor Dubuisson, que derrotou Kevin Streelman por 5 & 4. O sueco Jonas Blixt venceu por 2 & 1 sobre Keegan Bradley e o sul-africano George Coetzee eliminou Steve Stricker por 3 & 1. Além do jogo de Garcia, foram para o desempate Brandt Snedeker, que derrotou David Lynn no 20 e Jason Dufner que passou por Scott Stallings no 19.

A rodada desta quinta, com transmissão ao vivo da ESPN a partir das 15 horas e comentários de Ricardo Melo, começa com o jogo Sergio Garcia x Bill Haas, enquanto Jason Dufner x Matteo Manassero será o último do dia. Jogos que prometem mais emoção hoje são Jordan Spieth x Thomas Bjorn, McIlroy x English, Henrik Stenson x Louis Oosthuizen e Snedeker x Simpson.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados