Adilson da Silva se complica, mas ainda pode colocar o Brasil nos Jogos de Tóquio

03/05/2021

Gaúcho vai para o tudo ou nada esta semana, em torneio que terá também mulheres em campo. Entenda

 Adilson da Silva nos Jogos do Rio 2016. Foto: Stan Badz/PGA Tour/IGF

 por | Ricardo Fonseca

Depois de não passar o corte no evento anterior e de terminar em 70º lugar neste último domingo, ficando duas semanas sem pontuar para o ranking mundial de golfe (OWGR), Adilson da Silva, gaúcho radicado na África do Sul, viu diminuir muito suas chances de voltar a representar o Brasil no golfe dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, na virada de julho para agosto. O brasileiro vem perdendo posições – caiu 20 postos este ano – e é hoje o 364º do OWGR, critério olímpico de classificação, sendo que precisará estar entre os 300 primeiros aproximadamente, quando a corrida para Tóquio terminar em 21 de junho.

Mas nem tudo está perdido. Adilson joga de quinta a domingo desta semana, 6 a 9 de maio, no Dimension Data Pro-Am, em Fancourt, na África do Sul, e um Top 3 pode colocá-lo na bolha de classificação. Melhor ainda, um segundo lugar ou uma vitória bastariam para garantir a presença do brasileiro, em Tóquio. Um vice-campeonato em Fancourt poderá colocar Adilson perto do 280º lugar e uma vitória o levaria para algo como 220º do mundo. O torneio válido pelo Challenge Tour europeu e Sunshine Tour sul-africano paga US$ 440 mil em prêmios.

Última chance – Um novo torneio foi adicionado ao calendário do Sunshine Tour ainda no período da corrida olímpica, mas será um evento menor, de três dias: o SunBet Challenge, no Gary Player Country Club, em Sun City, de 2 a 4 de junho. Diferentemente do Dimension Data, que dará no mínimo13 pontos ao campeão, o SunBet dá ao vencedor apenas 8, ainda assim o suficiente para Adilson ter chances de ficar com uma das últimas vagas para Tóquio. Já um segundo lugar nesse evento não bastaria.

Adilson tem potencial para ser ao menos Top 3 esta semana ou para vencer em junho, mas seus últimos resultados não foram bons. Na semana anterior perdeu o corte do Limpopo Championship jogando 75 e 72 (três acima) e ficou fora das rodadas finais por quatro tacadas. Desta vez, no Bain’s Whisky Cape Town Open, jogou 73-69-73-77 para passar o corte raspando e terminar no 70º lugar entre os 72 finalistas

Mulheres também jogam – O nome oficial do torneio é Dimension Data Pro-Am, mas por causa da pandemia não haverá Pro-Am este ano em Fancourt, nem se jogará no campo principal, o Links, um dos melhores e mais difíceis do mundo.  Mas os homens do Sunshine Tour (e Challenge Tour Europeu) irão dividir a cena com as mulheres do Sunshine Ladies Tour. Ambos se alternam nos campos Outeniqua e Montagu do Fancourt nos dois primeiros dias.

Após 36 buracos, haverá um corte para os homens, com apenas os 60 primeiros e empatados classificando-se para jogar as duas voltas finais no Montagu. No feminino, o corte é para as 30 primeiras e empatadas, que jogam a terceira e última rodada no Outeniqua, no sábado.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados