Agora é oficial: PGA Tour acaba com a Q-School

21/03/2012


Seletivas deste ano serão as últimas para chegar ao Tour. Depois, só via Nationwide


   Nationwide Tour: única porta de acesso ao circuito de golfe do PGA Tour, a partir de 2013
   Nationwide Tour: única porta de acesso ao circuito de golfe do PGA Tour, a partir de 2013

Tim Finchem, o executivo-chefe do PGA Tour, anunciou nesta terça-feira, oficialmente, o fim da Q-School, como é conhecido o Qualifying Tournament, a série de seletivas que a cada ano dá 25 vagas para o circuito profissional mais bem pago do mundo. Outras 25 vagas são oferecidas aos melhores do ranking anual do Nationwide Tour, o circuito de acesso.

A partir de 2013, isso tudo muda e a Q-School passa a dar vagas apenas para o Nationwide, enquanto todas as 50 vagas anuais para o PGA Tour passarão a ser disputadas nos três torneios finais do Nationwide, jogados paralelamente aos playoffs da Fedex Cup, pelos 75 primeiros do ranking do Nationwide e pelos primeiros 75 membros que não mantiverem seu cartão para o PGA Tour do ano seguinte (os classificados da 126ª à 200ª colocação), além de umas poucas outras vagas para casos especiais.

Calendário – Outra mudança importante é que o calendário do PGA Tour irá começar, a partir de 2014, em outubro do ano anterior, tão logo terminem os playoffs e os torneios finais do Nationwide que servem como seletivas. Desta forma os três torneios da atual “Fall Series”, considerados de menor importância, passam a abrir o calendário do ano seguinte, dando pontos para a Fedex Cup. Não ficou claro se a pontuação desses torneios será integral e se eles passam a dar ao campeão vaga no Masters, como os demais torneios de primeira linha do PGA Tour.

Não se sabe ainda aonde os três torneios mistos Nationwide/PGA serão jogados. Outra coisa que não ficou clara é se os torneios co-sancionados pelo PGA Tour, de outubro em diante, na Ásia, sendo um deles o HSBC Champions, quarto e último dos World Golf Championships, a série mundial, passarão a valer para o ranking do PGA Tour.

Críticas – As maiores críticas à mudança vem dos novos jogadores, que agora não poderão entrar direto no PGA Tour, tendo que passar primeiro um ano no Nationwide. Isso não teria gerado fenômenos como John Huh, que saiu da Q-School para vencer o Mayakoba Golf Classic em fevereiro deste ano, ou como o venezuelano Jhonattan Vegas, em 2011, quando venceu o Bob Hope Classic, seu segundo torneio após ganhar a vaga na Q-School. Outro problema é que os 75 finalistas do Nationwide Tour virão de intensa atividade e bom ritmo de jogo, enquanto muitos dos 75 jogadores do PGA Tour que perderam seus cartões não conseguem jogar a maioria dos torneios antes dos Playoffs.

Os jogadores prevêem ainda problemas com os patrocinadores, pois contratos são firmados por ano de calendário e não por temporada, que passa a ser de outubro de um ano a setembro do ano seguinte. E acreditam que as mudanças vão afetar os amadores que se tornam profissionais no meio do ano, pois eles terão apenas nove torneios para receber os sete convites a que tem direito para tentar somar dinheiro o suficiente para ganhar seu cartão para o ano seguinte.

Brasileiros – Para os brasileiros, a Q-School deste ano, será a última chance de chegar direto ao PGA Tour, como fez Alexandre Rocha, em 2010, para jogar sua temporada de estréia em 2011. Assim, Fernando Mechereffe, Philippe Gasnier, Lucas Lee, Daniel Stapff, JP Albuquerque, Rafael Barcellos, Ronaldo Francisco Felipe Navarro e mais alguns brasileiros vão ter que caprichar este ano para não desperdiçar a chance de não ter que passar pelo Nationwide Tour rumo ao sucesso na carreira profissional.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados