Alexandre Rocha e Rafa Becker estreiam nesta 5ª feira na temporada 2020 do PGA Tour LA

05/03/2020

Estrella del Mar Open, no México, abre ano com muitas alterações no circuito de acesso ao KFT

por | Ricardo Fonseca

Alexandre Rocha e Rafa Becker (foto), os dois único brasileiros com catão integral do PGA Tour Latinoamérica estreiam na temporada 2020, nesta quinta-feira, 5 de março, no Estrella del Mar Open, em Mazatlán, no México, primeiro torneio de um ano de grandes mudanças no circuito de acesso ao Korn Ferry Tour (KFT), que por sua vez é a única porta de entrada para o PGA Tour.

Axell Balestre, que conquistou um cartão condicional para o circuito nas seletivas pré-temporada ficou como 20º reserva, longe de conseguir entrar na chave principal. Axell deverá ter poucas chances de jogar até os dois torneios previstos para o Brasil, no final de agosto, a não ser que ganhe convite dos organizadores. Para mudar essa situação, Axell terá que jogar algum torneio, passar o corte e melhorar sua prioridade de inscrição nas reclassificações periódicas feitas no circuito.

Mudanças – A temporada 2020 do PGA Tour LA, com 14 torneios, foi encurtada para ser concluída até outubro, preparando uma mudança ainda mais radical no calendário A temporada seguinte será a 2020/2021, com competições de dezembro a julho. Outra mudança importante é no ranking do circuito, que passa a ser calculados em pontos e não em dinheiro ganho. Outra novidade é que quem conseguir três vitórias na mesma temporada no PGA LA passará direto para o KFT. O mexicano Rodolfo Cazaubón, em 2015, e o americano Nate Lashley, em 2016, foram os únicos que já venceram três vezes na mesma temporada até hoje.

Embora a premiação não tenha mudado – US$ 175 mil por etapa, com US$ 31,5 mil para o campeão – o cálculo do ranking muda para permitir equiparar os três circuitos satélite do KFT – PGA LA, China e Canadá – que pagam prêmios em moedas diferentes, mas agora terão pontuação padronizada. O campeão de um torneio de qualquer desses três circuitos passa a ganhar 500 pontos, com exceção do Tour Championship, ou o torneio de encerramento da temporada dos outros dois, que dará 600 pontos para o ganhador.

Desafio – Rocha e Becker irão enfrentar 142 jogadores de 19 países de cinco continentes, sendo as maiores delegações as dos Estados Unidos (73), México (25) e Argentina (13). Os demais competidores vêm Colômbia (5), Chile (5), Canadá (4), Equador (2), Espanha (2), República Dominicana (2), Austrália (1), Finlândia (1), França (1), Guatemala (1), Holanda (1), Noruega (1), Nueva Zelândia (1), Peru (1), Puerto Rico (1) e África do Sul (1). Nesse grupo estão 19 jogadores que conquistaram vitórias no PGA LA no passado, entre eles Rocha e Becker, e sete jogadores que ganharam torneios em 2019.

O torneio desta semana vai ser jogado no Estrella del Mar Golf & Beach Resort, de par 72 (36-36) e 7.015 jardas. O campo desenhado por Robert Trent Jones Jr. e inaugurado em 1996, foi sede de eventos do PGA Tour LA de 2014 a 2016 e recebeu seletivas do circuito por cinco anos seguidos. Apenas os 55 primeiros e empatados passarão o corte para disputar os prêmios em dinheiro – e os pontos – no final de semana.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados