Alexandre Rocha volta a jogar no PGA Tour e no Web Tour

16/06/2015


Profissional paulista jogará no Travelers Championship e no Nova Scotia Open


Rocha: mais experiente profissional de golfe do Brasil em atividade tenta voltar aos maiores circuitos profissionais do mundo
Rocha: mais experiente profissional de golfe do Brasil em atividade tenta voltar aos maiores circuitos profissionais do mundo

por: Ricardo Fonseca

O profissional paulista Alexandre Rocha, revelado no São Fernando Golf Club, de Cotia (SP), terá duas importantes oportunidades de retornar aos principais circuitos profissionais do mundo nas próximas semanas, quando voltará a jogar torneios do PGA Tour e do Web.com Tour, ambos por convite. Rocha volta ao PGA Tour na próxima semana, de 25 a 28 de junho, quando jogará o Travelers Championship, torneio de US$ 6,4 milhões em prêmios, no TPC River Highlands, em Cromwell, no Connecticut, seguido de um torneio do Web.com Tour, o Nova Scotia Open, de US$ 650 mil em prêmios, no new course do Ashburn GC, em Halifax, no Canadá.

Rocha jogou as temporadas completas do PGA Tour em 2011 e 2012, e do Web.com Tour, em 2013 e 2014. Para este ano, ele tem apenas um cartão condicional do Web.com Tour. Apesar de jogar duas voltas abaixo do par e somar três abaixo, Rocha não conseguiu passar o corte por uma, no Brasil Champions, do Web.com Tour, torneio tumultuado pelas chuvas, no único evento do circuito que disputou até agora, Isso o impediu que melhorasse sua prioridade de inscrição nos duas reclassificações feitas até agora.

Planos A, B e C – Mas antes de pensar no Web.com Tour, Rocha vai se concentrar no primeiro torneio do PGA Tour que vai jogar em mais de dois anos. As últimas participações de Rocha no circuito profissional mais bem pagos do mundo foram em abril e maio de 2013, quando ele passou dois cortes, mas foi 64º colocado no Puerto Rico Open e 66º no Byron Nelson Championship. Um Top 10 no Travelers garantiria Rocha no torneio seguinte do PGA Tour, e assim por diante, o que lhe daria a chance de receber mais convites e até de reaver seu cartão se terminar entre os 125 primeiros do ranking da temporada regular, que termina em agosto. Vale lembrar que, em 2012, Rocha teve dois Top 5 no PGA Tour, incluindo um vice-campeonato.

O plano B de Rocha é a volta na semana seguinte ao Web.com Tour, onde uma boa colocação no Canadá poderia lhe dar sobrevida no circuito. Os 25 primeiros classificam-se para o torneio seguinte e após a próxima reclassificação ele poderia jogar no restante da temporada. Algo como fez Lucas Lee ao ser 16º colocado no BMW do Web, o que lhe garantiu jogar nos torneios seguintes graças à reclassificação. Em 2013, Rocha teve dois Top 10 no Web.com Tour, ou seja, sabe o caminho.

Recuperação – As dificuldades em seu jogo na temporada de 2014 e no começo de 2015, levaram Rocha a jogar alguns torneios do PGA Tour Latinoamérica, para o qual tem cartão pleno, uma forma de se garantir para a temporada seguinte – Plano C – mas também de voltar ao Web.com Tour sendo um dos Top 5 do ranking no final da temporada. Em quatro torneios do PGA Tour LA em 2015, Rocha passou o corte em três e tem dois Top 10, incluindo um vice-campeonato no Aberto da República Dominicana, há duas semanas, o que mostra que seu jogo está de volta.

Recuperar o cartão de um circuito mesmo sem ter nenhum status, como Rocha tenta fazer no PGA Tour, é possível, como provou Daniel Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, ao jogar por convites e graças a bons resultados que o colocaram nos torneios seguintes do PGA Tour Latinoamérica no primeiro semestre e, com isso, se garantir para a segunda metade do ano. Mais fácil ainda é recuperar o status integral através das reclassificações, como fez Lucas no Web.com Tour e Rocha tentará repetir agora. Rocha tem assim duas chances antecipadas de voltar, não só os principais circuitos, mas à disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados