Amador do Brasil: argentino abre duas de vantagem no Alphaville

06/07/2013


Chuang e Becker são os melhores brasileiros. Luiza, do Damha, lidera entre as mulheres


Chuang: gaúcho da equipe de golfe da Universidade de Nevada (EUA) é o único brasileiro com duas voltas abaixo do par
Chuang: gaúcho da equipe de golfe da Universidade de Nevada (EUA) é o único brasileiro com duas voltas abaixo do par

por: Ricardo Fonseca

O domínio argentino nas principais competições brasileiras está ameaçado de não acabar tão cedo. Depois de vencer os dois primeiros torneios do ranking amador (Brasília e Porto Alegre) e os dois primeiros torneios do ranking profissional (Brasília e Damha), os argentinos ameaçam agora levar também o título do 83º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que está sendo jogado no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, na Grande Curitiba, no Paraná. Depois de começar a competição empatado em primeiro, Santiago Bauni, da Argentina, isolou-se em primeiro ao jogar voltas de 69 e 70 tacadas, somar cinco abaixo do par e abrir duas de vantagem no torneio que prossegue neste sábado e termina domingo.

O gaúcho Gustavo Chuang, que joga nos Estados Unidos, foi quem mais se aproximou do argentino. O jogador da Universidade de Nevada, o outro único a jogar duas voltas abaixo do par, marcou 71 e 70 nas duas primeiras rodadas pra somar três abaixo e ficar sozinho em segundo, seguido por quatro jogadores, com duas abaixo e mais um com uma abaixo. Apenas sete dos 70 participantes estão abaixo do par após 36 buracos.

Liderança – Bauni saiu um pouco antes de Becker e assumiu a liderança ao jogar duas abaixo até o buraco 10. O argentino fez bogeys seguidos no 13 e no 14, para deixar a ponta, mas se recuperou com birdies nos dois buracos finais. Chuang, por sua vez, jogou três abaixo até o buraco 10, antes de devolver uma tacada com bogey no 17, o par 3 mais difícil do campo.

O paulista Rafael Becker, que acaba de se formar como o melhor jogador da Wichita State, nos EUA, e único dos participantes entre os 100 primeiros do ranking mundial amador de golfe, é um dos empatados em terceiro lugar, após voltas de 70 e 72 tacadas. Becker, que tenta vencer o Amador do Brasil pelo quarto ano consecutivo, jogou quatro abaixo com quatro birdies nos primeiros dez buracos para ser líder isolado, mas devolveu tudo a seguir com quatro bogeys consecutivos, do 11 a 14.

Destaques – O paranaense Luis Thiele, outro empatado com 142 tacadas, vinha quatro abaixo nesta sexta-feira até devolver duas tacadas nos quatro buracos finais. Já Tomaz Pimenta, de Minas precisou fazer birdie no 18 para jogar 72, resultado a que Clay Hamlin chegou ao fazer bogey no 17 pelo segundo dia consecutivo. O carioca André Tourinho, com voltas de 71 e 72 tacadas, somar uma abaixo e completa a lista dos sete jogadores com resultados em vermelho no placar.

O juvenil Homero de Toledo Sobrinho, que joga em casa, fez duas voltas de 72, para ser o único no par do campo, seguido pelo gaúcho Leonardo Conrado, o número 2 do Brasil, pelo catarinense Antonio Douat e pelo paranaense Roberto Paciornik, com uma acima, a seis tacadas do líder. Gabriel Cassinelli (75-71), Luiz Jacintho (73-73) e Cristian Barcelos (70 -76), vem a seguir.

Ex-líderes – O paranaense Ivo Leão teve o melhor começo de rodada, com dois birdies e um eagle – o único do dia – nos quatro primeiros buracos, para aparecer no topo do placar, mas jogou 74 para somar três acima no total. O carioca Leonardo Kitahara, o outro líder da véspera, com 69, jogou 78 com um triplo bogey e apenas um birdie, para despencar para o 15º lugar, empatado com Ivo e mais quatro jogadores.

Na Taça Mário Gonzalez, competição internacional de duplas paralela ao evento principal, o Brasil de Becker (-2) e Tourinho (-1) continua empatado em primeiro com a Argentina de Bauni (-5) e German Tagle (+2), ambos com três abaixo no total. O Equador vem em terceiro, com oito acima, seguido pelo Chile, com 13 acima. O Paraguai mandou uma fraca equipe de juvenis que soma 41 acima. Outras quatro equipes não mandaram representantes.

Feminino – Na competição feminina, a boa notícia é a liderança de Luiz Altmann, jogadora do Damha Golf Club, de São Carlos, que hoje estuda e joga nos EUA. Ela jogou 73, para se recuperar do 77 da estreia, somar seis acima e abrir três de vantagem sobre a também paulista Nathalie Silva, atual campeã brasileira, que jogou 73 e 80. A carioca Clara Teixeira, outra que joga nos EUA, também jogou 80 nesta sexta para ficar em terceiro, outra tacada atrás.

A paulista Luciane Lee, que mora nos EUA desde pequena, chegou a ser líder depois de fazer três birdies e jogar uma abaixo de ida, mas entregou sete tacadas nos nove buracos finais, jogou 78 e caiu para o quarto lugar, empatada com a também paulista Carla Ziliotto, ambas com 11 acima.

Tempo – A rodada desta sexta foi atrasada em duas horas por causa da neblina que cobrou o campo, obrigando os organizadores e mudar os horários de saída e colocar alguns grupos de homens para sair pelo buraco 10. Por causa do campo encharcado pelas chuvas fortes nos dias que antecederam o torneio, todos estão podendo levantar, limpar e recolocar a bola a até um cartão de distância do ponto original.

A competição conta com o patrocínio do HSBC e da Rolex, além de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e é organizada pela Confederação Brasileira de Golfe, em parceria da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados