Amador do Brasil: Becker lidera Gillette Cup com duas abaixo

06/07/2012


Brasileiro divide ponta com venezuelano. Roberto Gomes vem uma tacada atrás


Becker: liderando o torneio de golfe no Clube de Campo, em busca do tricampeonato da Gillette Cup
   Becker: liderando o torneio de golfe no Clube de Campo, em busca do tricampeonato da Gillette Cup

Veja álbum com dezenas de fotos inéditas do primeiro dia

O paulista Rafael Becker jogou 69, duas abaixo do par do Clube de Campo de São Paulo, para ser um dos líderes da V Gillette Cup – 82º Campeonato Amador Brasileiro de Golfe, que começou a ser jogado nesta quinta-feira, na zona Sul de São Paulo, no campo ao lado da represa de Guarapiranga. O venezuelano Jorge Garcia divide a ponta com Becker, seguidos pelo veterano Roberto Gomez, que jogou 70 para ficar sozinho em terceiro e ser o último dos 85 jogadores a quebrar o par do campo.

Leia também:
Amador do Brasil: equipe de Tourinho vence Am-Am da Gillette Cup
Amador do Brasil: Becker tenta ser tricampeão da Gillette Cup
Amador do Brasil: apenas 11 jogadoras disputam V Gillette Cup
Amador do Brasil: legião estrangeira invade V Gillette Cup 
Amador do Brasil: escolas de golfe são destaque na V Gillette Cup 

Bandeiras difíceis, o jogo lento, com mais de cinco horas de volta, e os greens rápidos, com velocidade superior a 11 pés no stimpmeter (aparelho usado para medir a velocidade média das bolas na superfície de putt, quando lhes são aplicadas uma força padrão), complicaram a vida dos jogadores num dia de muito sol e temperaturas amenas, ideal para jogar golfe, não fosse a crosta marrom de ar poluído que emoldura o horizonte. A represa, coberta de algas, mostra que a água está tão poluída quanto o ar.

Destaques – Seis jogadores dividem a quarta colocação com 72 tacadas, uma acima do par, com destaque para Ivan Tsukazan, do Damha Golf Club, de São Carlos. O gaúcho Gustavo Chuang, que como Becker estuda nos EUA e joga na NCAA, também jogou 72, assim como Arthur Lang, de Pelotas, terceiro do ranking brasileiro de golfe. O veterano Fernando Barreto, do Clube de Campo, que liderou o torneio em boa parte da rodada é o outro brasileiro no grupo que tem ainda o uruguaio Martin de Leon e o colombiano Nicolas Tovar.

Empatadas em décimo, outra tacada atrás, vem Thomas Mantovanini, que recentemente chegou à finais da Divisão I da NCAA e vem de uma vitória no Aberto do Paraná; Luiz Jacintho, outro brasileiro na NCAA; Ivan Fuganti, de Londrina, que retorna às competições; e o uruguaio Juan Alvarez, velho conhecido dos brasileiros. Há mais sete jogadores empatados em 14º, com 74, e outros sete em 21º, com 75.

Pepê – Pedro da Costa Lima, o Pepê, número 1 do Brasil, jogou quatro acima na segunda metade do campo de par 71 (34-37) para terminar com 76, cinco acima, empatado com o médico gaúcho Leonardo Conrado, o número 2 do Brasil, e com Octávio Villar, o Fanta, quarto do ranking. Nesta sexta, todos voltam a campo em períodos invertidos em relação ao primeiro dia – manhã e tarde – antes de o emparelhamento ser feito por resultados nas duas rodadas finais.

O tempo bom em pleno inverno paulistano deve durar apenas até sábado, quando o céu começa a nublar e há previsão de chuva para a noite. No domingo, a previsão só piora, agora com temporais e mais de 15 mm de água, o que deverá levar a Comissão do Campeonato a usar o corte previsto que deixará apenas os 60 melhores em campo após 54 buracos. No feminino o corte estava previsto em 12 jogadoras, mas só há dez em campo, depois que Andrea Arruda desistiu do jogo.

Feminino – Entre as mulheres ninguém chegou perto do par do campo, com a líder, a carioca Clara Teixeira, jogando 77, seis acima, com uma curiosidade: ela foi a única mulher a jogar abaixo do par na segunda metade do campo (marcou 36), feito só conseguido por poucos dos homens em campo. A paulista Nathalie Silva, que vem de um terceiro lugar e dois vice-campeonatos nas três últimas edições da Gillette Cup, jogou 78 para ficar empatada em segundo com Vivian Golombek, ex-capitã do Clube de Campo, que se colocou à frente de muitas favoritas.

Vitória Teixeira, irmã mais nova da líder, foi a última a quebrar as 80 tacadas, ao jogar 79. Carla Ziliotto, do Arujá, a número 2 do ranking amador brasileiro de golfe, está em quinto, com 81, seguida por Lúcia Guilger, a Barata, a número 1 do Brasil, que jogou 82 para empatar com Ruriko Nakamura.

Taça Mário Gonzalez – Na competição internacional de dupla paralela à Gillette Cup, o Brasil, defendido por Becker (69) e Pepê (76), começou em primeiro, mas empatado com Venezuela e Uruguai, todos com 145 tacadas, na soma dos dois jogadores. O Uruguai foi o mais regular com Martin de Leon jogando 72 e Juan Alvarez 73.

Patrocinadora do Amador do Brasil pelo quinto ano consecutivo, a Gillette é a líder de mercado no segmento de lâminas de barbear há mais de 30 anos e tem colocado à disposição dos consumidores brasileiros um amplo leque de produtos de alta qualidade com o máximo de tecnologia, com uma linha completa de produtos para um barbear perfeito.

Patrocínio – A V Gillette Golf Cup – 82º Amador Brasileiro tem patrocínio da Gillette, com apoio da Compact Car. Rolex é o relógio oficial. A realização é da Confederação Brasileira de Golfe, com apoio da Federação Paulista de Golfe e do Clube de Campo de São Paulo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados