Amador do Brasil: Becker lidera por oito na volta final da Gillette Cup

08/07/2012


Disputa pelo segundo lugar e pela liderança do ranking brasileiro é o que restou aos adversários


Becker comemora mais um birdie: paulista sobra na turma e disputa seu próprio torneio de golfe
Becker comemora mais um birdie: paulista sobra na turma e disputa seu próprio torneio de golfe

Clique aqui e veja mais de 80 fotos exclusivas, da rodada de sábado

Por: Ricardo Fonseca

Estão sendo jogados dois campeonatos diferentes dentre da V Gillette Cup – 82º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, no Clube de Campo de São Paulo. No primeiro, o paulista Rafael Becker joga contra o campo para saber com quantas tacadas abaixo do par conquistará seu terceiro título consecutivo do campeão brasileiro amador, antes de virar profissional, em junho de 2013. No outro, os melhores jogadores do ranking nacional de golfe, se juntam aos brasileiros que vivem nos EUA e jogam na NCAA, o campeonato universitário americano, e a convidados de oito países da América do Sul para saber quem é o melhor entre eles, o vice-campeão da competição, que termina neste domingo.

Que Becker era favorito, todos já sabiam antes de o torneio começar, na quinta-feira. Só não se imagina que ele poderia construir vantagem tão grande, depois de jogar quatro voltas abaixo de 70, errar muito pouco e abrir oito tacadas sobre o segundo colocado antes de começar a volta final. Becker já soma 11 abaixo do par, mas está longe do que quer chegar. “Tenho um número na cabeça, mas não quero falar antes da rodada final”, diz Becker, demonstrando que ainda tem esperanças de chegar nele.

Número – Golfistas amadores do nível de Becker e profissionais costumam estabelecer essa metade nas voltas de treino. Conhecem o campo e se propõe a jogar tanto por dia, calculando qual será o resultado final do campeão. No primeiro dia, Becker jogou duas abaixo com três birdies. Na sexta, cinco abaixo com um bogey, e neste sábado, quatro abaixo, com um duplo bogey. Se a meta fosse cinco abaixo por dia, Becker precisaria jogar 62, nove abaixo neste domingo para buscar seu número mágico. Já quatro por dia, implica em uma volta de 66 (-5) neste domingo, para chegar a 16 abaixo. Bem mais plausível.

“Podia ter jogado 63 hoje”, comentou Becker com seu caddie, ao terminar a volta de sábado. “Ou 80”, retrucou o caddie, tentando colocar a bola no chão. Os dois tem razão. Becker jogou para birdie em 17 buracos neste sábado e só embocou cinco, dois deles de longe, sendo um com uma caída muito difícil, no buraco três. Mas o golfe é um esporte que não cansa de ensinar humildade às pessoas, como aconteceu com Becker no buraco 12. Depois de jogar cinco abaixo nos primeiros dez buracos, Becker errou o green e, depois, o putt para par. Irritado, puxou a bola de volta, mas ela passou por cima do buraco para fazer um seis no par 4.

Erro – “Ainda bem que o Steve (Bergner, seu técnico) não viu isso ou ele ia me dar um tapa na cara”, exagerou Becker. Não foi preciso. Becker acordou sozinho e dificilmente repetirá o erro que só se permitiu por estar com grande vantagem no placar e um pouco desconcentrado. E terá uma vantagem extra para chegar a seu número mágico, ou até abaixo dele: a chuva que caiu a noite toda deixou os greens mais macios e um pouco mais lentos – estavam com média superior a 11 pés no stimpmeter – o que deverá favorecer resultados mais baixos este domingo. A previsão é de chuva fraca a moderada durante todo o dia, mas sem temporais.

Becker mais uma vez joga ao lado do uruguaio Juan Alvarez, que jogou 68 com bola fora (e um bom bogey) no 18, e Roberto Gomez, que caiu para terceiro ao jogar 72, o par do campo e seu pior resultado da semana, num dia onde deu 34 putts, quatro a mais do que a média dos dois dias anteriores (29 e 31) e fez apenas um bogey. “Esse cara vai ter que me ajudar amanhã”, disse Gomez, acariciando o putter, com o qual foi treinar após a volta.

Destaques – Gomez, de 54 anos comemora 40 ano de golfe nesta temporada e tinha o sonho de ser campeão brasileiro pela quinta vez, depois de ter vencido o torneio em três décadas diferentes e de ter a chance de jogar o Amador do Brasil em seu clube. Becker impediu isso, mas Gomez não nega que o vice-campeonato já o deixaria bem contente. Gomez tem duas tacadas de vantagem sobre o juvenil venezuelano Jorge Garcia, de 16 anos, que jogou 69 para voltar ao par do campo e ficar sozinho em quarto lugar.

Luiz Jacintho, que como Becker joga na NCAA, marcou 71 para somar uma acima e ficar em quinto. Leonardo Conrado, o número 2 do Brasil, que jogou 69, sua melhor volta da semana, vem a seguir, com duas acima. Ele está em sexto lugar, é o quarto brasileiro do torneio, mas sonha tirar as quatro tacadas que o separam de Gomez para ganhar pontos de vice-campeão e assumir a liderança do ranking profissional brasileiro, restando apenas um torneio – o Aberto de São Paulo, em agosto – para definir a equipe do Brasil para o Mundial Amador de Golfe, na Turquia.

Ranking – Pedro da Cosa Lima, o Pepê, número 1 do Brasil começou com duas voltas ruins, de 76 e 75 tacadas, mas jogou 70 neste sábado para subir para 12º lugar, como décimo melhor brasileiro. Ainda é pouco para defender seu posto de número 1 do Brasil, cujo destino está mais do que nunca nas mãos de Conrado.

Outros destaques do sábado foram André Tourinho, que jogou 68, segunda melhor volta do dia, para subir para sétimo lugar, com três acima, e Antônio Pedro e Silva, que jogou 69 e também está entre os dez primeiros. Jogaram ainda abaixo do par Octávio Villar (70), o Fanta, que está em oitavo, com cinco acima, e Daniel Kenji Ishii, 23º colocado. Houve um corte após os 54 buracos, com apenas os 60 primeiros e empatados (63) voltando a campo na volta final.

Feminino – Entre as mulheres, a carioca Clara Teixeira virou o jogo ao marcar 76, somar 229 tacadas (77/76/76) e assumir a liderança com uma de vantagem sobre a paulista Nathalie Silva (78/73/79). Vitória Teixeira, irmã mais nova de Clara, jogou 75, a melhor volta do dia para ficar em terceiro com 232 (78/79/75), quatro atrás da líder.

Paralelamente ao V Gillette Cup acontece a Taça Mário Gonzalez, torneio internacional de duplas, com a participação de nove países. A equipe brasileira, formada por Rafael Becker e Pedro Costa Lima, o Pepê, manteve a liderança isolada neste sábado, somando 423 tacadas, contra 432 do Uruguai. Em terceiro está a Venezuela, com 449.

Patrocínio – Patrocinadora do Amador do Brasil pelo quinto ano consecutivo, a Gillette é a líder de mercado no segmento de lâminas de barbear há mais de 30 anos e tem colocado à disposição dos consumidores brasileiros um amplo leque de produtos de alta qualidade com o máximo de tecnologia, com uma linha completa de produtos para um barbear perfeito.

A V Gillette Golf Cup – 82º Amador Brasileiro tem patrocínio da Gillette, com apoio da Compact Car. Rolex é o relógio oficial. A realização é da Confederação Brasileira de Golfe, com apoio da Federação Paulista de Golfe e do Clube de Campo de São Paulo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados