Amador do Brasil: depois da festa, a hora da verdade
22/07/2009
Os melhores jogadores do Brasil e de outros nove países
sul-americanos disputam, de hoje a domingo, a Gillette Match 3 Cup
Clique aqui, ou no icone "Veja Fotos", acima, para conferir mais de uma cenena de imagens inéditas do Am-Am.Clique aqui, ou no icone "Ouça Podcast", acima, para conferir a entrevista com Tarek Farahat, patrocinador do torneio. Clique aqui, ou em "Podcast", no menu suspenso, ouvir a entrevista com Felipe Lessa, o campeão brasileiro de 2008.
Depois do Am-Am, tradicional torneio de confraternização que
abriu o 79º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, hoje, quarta, no Itanhangá
Golf Club, no Rio, os melhores jogadores do Brasil e de outros nove países
sul-americanos vão a campo, de quinta a domingo, disputar os dois troféus da
competição mais importante do calendário nacional: a Gillette Mach3 Cup, destinada
ao campeão individual; e a Taça Mario Gonzalez, de posse transitória, que fica
por um ano com os vencedores do torneio internacional de duplas disputado em
paralelo.
Entre os favoritos ao título estão seis ex-campeões
brasileiros, detentores de 14 títulos. Na competição masculina, o maior
ganhador do torneio em campo é o paulista Roberto Gomez, campeão brasileiro em
quatro décadas diferentes; o paranaense Eduardo Pesenti, duas vezes campeão;
Ivo Leão, também do Paraná, que tem um título, e os dois últimos campeões:
Pedro da Costa Lima, que venceu em 2007, no Gávea (RJ), e o gaúcho Felipe
Lessa, o Torito, que defende o título ganho no São Paulo Golf Clube em 2008.
Favoritos - Mas tem muita gente preparada para dar trabalho
aos ex-campeões, começando por Guilherme Oda, de Bauru, líder do ranking
paulista e brasileiro. Outros destaques são o paulista Rafael Becker e o
paranaense Daniel Stapff, que formam a dupla brasileira na competição e tentar
impedim que a Taça Mário Gonzalez vá de novo para fora do país.
Entre os estrangeiros, destaque para a equipe chilena, campeã
em 2008, que terá mais uma vez Antonio Costa, agora acompanhado de Benjamin
Etchebarne, que estréia no torneio. Há ainda duplas da Argentina, Bolívia, Chile,
Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, todas reunindo
jogadores que estão entre os dez primeiros no ranking de seus países.
Am-Am – No Am-Am, a equipe vencedora, com 56 tacadas, 16 abaixo
do par, foi formada por Rafael Becker, Maya Brasil, pelo argentino Leonardo Di
Marino, e por Graziele Pires, aluna da Escola de Golfe da Associação Golfe
Público de Japeri. Os vice-campeões foram Daniel Zuloaga Ocampo, da Colômbia,
Leonardo Conrado, Patrick Murray e Aluizio Silveira, com 58. O time de Ivo
Leão, Claudio Vasconcellos e Tacio Carvalho, ficou em terceiro, com 59.
Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe
(CBG) jogou ao lado de Tarek Farahat, presidente da Procter & Gamble,
detentora da marca Gillette, a patrocinadora do torneio; do anfitrião Maurício
Memória, presidente do Itanhangá Golf Club; e do publicitário Felipe Almeida, sócio
da agência MIX Brand Experience, que tem a conta da Gillette.
Japeri - Um dos destaques do Am-Am foi a participação de
três alunos da Escola de Golfe da Associação Golfe Público de Japeri, projeto
que atende crianças carentes de uma das regiões mais pobres da Baixada
Fluminense. Além de Graziele, que jogou ao lado de Becker e ajudou seu grupo a
ser campeão do Am-Am, os outros dois jovens também estiveram ao lado de feras
do esporte: Cristian Barcelos ficou no time de Daniel Stapff e Breno Domingos
jogou ao lado de Roberto Gomez.
Logo após a entrega de prêmios houve a cerimônia de
hasteamento das bandeiras das delegações dos dez países participantes do
torneio, ao som do Hino Nacional Brasileiro. A competição, que vale para o ranking mundial amador, tem o
patrocínio de Gillette, empresa que tem como garoto-propaganda Tiger Woods, o número
1 do mundo. A realização é da Confederação Brasileira de Golfe, com apoio da
Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O torneio beneficia-se ainda da
Lei de Incentivo ao Esporte. A ativação da marca durante o torneio está sendo
realizada, pela segunda vez consecutiva, pela agência MIX Brand Experience.