Amador do Brasil: estrangeiros viram jogo e Herik fica com missão de salvar a pátria, em Curitiba

09/07/2017

Pepê reage e corre por fora. Brasil não tem chances no feminino e pode perder também nas duplas

 

Herik, o Galo Cinza: maior esperança de salvar o Brasil de uma tríplice derrota em casa e em seu maior torneio

Por essa ninguém esperava. Depois de dominar o placar nos dois primeiros dias, os melhores amadores do Brasil permitiram a reação dos estrangeiros, que tomaram a ponta da competição masculina, dominam por ampla vantagem no feminino e empataram com a dupla da casa na Taça Mario Gonzalez, ameaçando fazer “barba, cabelo e bigode” no 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que termina neste domingo, 9 de julho, no Clube Curitibano, em Quatro Barras, no Paraná. O torneio vale para o ranking mundial de golfe amador.

O argentino Andres Schonbaum, que jogou cinco abaixo neste sábado, numa volta sem bogey, igualando a melhor volta da semana, soma agora 209 (71-71-67) tacadas, sete abaixo do par, e divide a liderança com o paraguaio Gustavo Silvero (72-69-68). O gaúcho Herik Machado, do Belém Novo, que vinha longe dos líderes até o buraco 13, precisou fechar o dia com quatro birdies nos últimos cinco buracos para se colocar em segundo, uma atrás dos líderes, com 210 (71-71-68), como a grande esperança do Brasil de não perder o título de sua maior competição pelo segundo ano consecutivo e apenas pela segunda vez nos últimos 51 anos.

Galo Cinza – Herik, o número 1 do Brasil, parece ser o único com chances de barrar Schonbaum e Silvero e fazer jus a seu apelido de Galo Cinza, o bom de briga, acostumado a virar jogos na volta final. Os três são os jogadores mais regulares do torneio – os únicos que nunca jogaram acima do par até agora -, e estão cinco e quatro tacadas à frente dos adversários. O paulista Pedro Costa Lima, o Pepê, do São Paulo GC, que já foi campeão brasileiro em 2007, também se colocou em condições de disputar um lugar no pódio e até o título, ao jogar quatro abaixo – com um duplo bogey – e subir para o quarto lugar, com 214 (75-71- 68), duas abaixo.

Apenas mais dois jogadores, empatados em quinto, com 215 (-1), chegaram à volta final jogando abaixo do par: o colombiano Nicolas Reyes (73-72-70) e o gaúcho Matheus Balestrin (71-71-73), outro do Belém Novo. Em sétimo, com 216 tacadas, o par do campo, estão o chileno Gabriel Morgan Birke (73-72-71); o carioca Daniel Kenji Ishii (73-74-69), do Itanhangá, número 2 do Brasil; e o paulista Pedro Nagayama (67-73-76), do São Fernando, que depois de ser o líder isolado nos dois primeiros dias, teve um sábado para esquecer e agora terá que lutar muito para conseguir um lugar no pódio.

Duplas e feminino – Nagayama, que é o segundo melhor brasileiro do ranking mundial, forma, com Herik, a dupla brasileira que tenta recupera a posse da 10ª Taça Mario Gonzalez, torneio internacional de duplas vencido pela Argentina, em 2016. Depois de liderar os dois primeiros dias, com sete tacadas à frente dos adversários, a vantagem da dupla brasileira se esfacelou e agora divide a ponta com a Argentina de Schonbaum, um dos campeões de 2016, e de Andres Gallegos, que vem sozinho em décimo lugar no individual, com 217 (74-73-70), uma acima. A Colômbia, que vem em terceiro, 11 tacadas atrás, e os outros quatro participantes das duplas, não têm mais chances de vencer.

No feminino, não houve mudanças, com as estrangeiras dominando amplamente o placar desde o primeiro dia. A líder desde a estreia é a argentina Agustina Gomez Cisterna, com 214 tacadas (69-73-72), cinco à frente da paraguaia Viviana Maria Prette, segunda colocada com 219 (71-72-76). Anahy Belen Servin Pacua, também paraguaia, está em terceiro, com 223 (71-75-77). A melhor brasileira é Laura Caetano , de Brasília, que vem empatada em sétimo com distantes 231 (76-78-77) tacadas. Ana Beatriz Cordeiro, do Paraná, é a outra única brasileira entre as Top 10, em nono, com 233 (76-78-79).

Organização – O 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil conta com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da CBG, com apoio do Hospital Angelina Caron, revista Golf &Turismo, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e do Clube Curitibano.

Confira aqui o horário de saída deste domingo e os resultados completos

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados