Amador do Brasil: juvenil chileno faz melhor volta e assume liderança

05/07/2015


Niemann está uma à frente de Tourinho. Herik completa pelotão. Luiza é virtual campeã


Niemann: juvenil chileno enfrenta a pressão dos dois melhores amadores do Brasil no pelotão da volta final do campeoanto brasileiro de golfe. Foto: Zeca Resendes/CBG
Niemann: juvenil chileno enfrenta a pressão dos dois melhores amadores do Brasil no pelotão da volta final  do campeoanto brasileiro de golfe. Foto: Zeca Resendes/CBG

por: Ricardo Fonseca

Depois de abrir a volta com cinco birdies nos seis primeiros buracos, o juvenil chileno Joaquin Niemann, de apenas 16 anos, embocou de fora com a segunda para fazer eagle no 18, jogar seis abaixo e chegar como líder isolado na volta final do 85º Amador do Brasil, competição correspondente ao campeonato brasileiro de golfe, que termina neste domingo, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. Entre as mulheres, a juvenil Luiza Altmann já é a virtual campeã brasileira de 2015, depois de liderar de ponta a ponta e chegar à volta final vencendo por 18 tacadas.

O carioca André Tourinho, que começou o dia líder isolado, fez quatro birdies, um deles no 18, e cinco bogeys para jogar sua primeira volta acima do par, neste sábado e cair para segundo lugar. Niemann lidera com 206 (69-73-64) tacadas, quatro abaixo, contra 207 (67-69-71), três abaixo, de Tourinho. O juvenil gaúcho Herik Machado, de 18 anos, vem em terceiro, cinco atrás do líder, com 211 (71-71-69), uma acima, e completa o pelotão para a volta final.

Revelação – Niemann vem tendo uma temporada excepcional desde que foi campeão do Junior Orange Bowl Championship, nos EUA, em janeiro. Depois disso, entre outros resultados, ficou em segundo lugar individual no Sul-Americano Juvenil por Equipes, onde o gaúcho Herik Machado foi o medalhista, e acaba de terminar em segundo lugar individual no Mundial Juvenil do Japão. Ele é o terceiro melhor chileno do ranking mundial amador, na 126ª colocação. Tourinho, na 61ª, é o jogador mais bem ranqueado do Brasil e também do torneio desta semana.

O uruguaio Juan Alvarez, líder do primeiro dia, fez mais uma volta ruim e caiu para quarto, com 212 (66-73-73), duas acima, mas ainda com chances de tentar uma reação. Ele joga ao lado do gaúcho Bruno Carvalho, que soma 214 (71-74-69), quatro acima; e de Marcos Negrini, do Damha, que depois de dois dias ruins igualou a segunda melhor marca da semana ao fazer sete birdies e jogar quatro abaixo. Negrini vem em sexto com 215 (74-75-66) cinco acima, e ainda com chances de lutar por um lugar no pódio.

Duplas e Feminino –
Com a dupla mais homogênea do torneio, formada por Tourinho e Herik, o Brasil ampliou ainda mais sua vantagem na 8ª Taça Mario Gonzalez, disputa paralela que reúne ainda duplas de oito países convidados. O Brasil, com duas abaixo, já está com o título assegurado, enquanto os argentinos, com 14 acima, e pelos chilenos, com 15 acima, lutam pelo segundo lugar. Os demais times estão bem distantes no placar.

Entre as meninas, ninguém conseguiu ameaçar a paulista Luiza Altmann que saiu na frente e vem abrindo vantagem a cada dia. A brasileira mais bem colocada do ranking mundial amador lidera com 212 (69/71/72) tacadas, uma abaixo (o par das mulheres é 71, contra 70 dos homens) e tem 18 de vantagem sobre a uruguaia Sophia Garcia Austt, que soma 230 (77/77/76). A carioca Clara Teixeira, atual campeã brasileira, vem em terceiro, com 234 (77/79/78). Lauren Grinberg, em quarto com 241 (81-81-79), á a outra única das dez jogadoras em campo que conseguiu quebrar 80 em ao menos uma das voltas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados