07/07/2017
Ele fez eagle no penúltimo buraco para jogar cinco abaixo. Estrangeiras dominam feminino
Depois de liderar o torneio durante quase toda a rodada de abertura, nesta quinta-feira, 6 de julho, que começou com duas horas de atraso, por causa de uma neblina, o paulista Pedro Nagayama, do São Fernando, fechou o dia jogando três abaixo nos quatro buracos finais, incluindo um eagle no penúltimo, para marcar 67, cinco abaixo, e abrir três tacadas de vantagem sobre os adversários no 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que está sendo jogado até domingo, no Clube Curitibano, em Quatro Barras, no Paraná. O gaúcho Herik Machado, seu parceiro de dupla na Taça Mario Gonzalez, internacional, jogou uma abaixo, o que deixou o Brasil na liderança, com seis abaixo no total, muito à frente dos adversários. No feminino, o domínio estrangeiro foi total.
Nagayama é conhecido por fazer voltas muito baixas e pelos recordes conseguido em vários campos, entre eles o Campo Olímpico, onde jogou 65 (-6) para vencer o Aberto do Rio, em outubro passado. Ele também bateu o recorde do Goiânia GC, onde jogou duas voltas de 65 (-7), para vencer o Tour Juvenil, em 2015, com 18 abaixo em 54 buracos, recorde nacional; é o recordista amador do Ipê GC, com 64 (-8), no Aberto de São Paulo de 2015; e ainda do Guarapiranga G&CC, onde marcou 64 (-7), na primeira rodada do Aberto do Estado de São Paulo de 2016.
Liderança – Nagayama, que começou jogando pelo buraco 10, fez, além do eagle, cinco birdies e dois bogeys. Quem também arrasou no final para terminar em segundo, com 70, duas abaixo, foi o paranaense Ulisses Junior, que fez valer a vantagem de jogar em casa. Depois de amargar quatro acima nos primeiros dez buracos, Ulisses, que também começou pelo 10, jogou seis abaixo nos oito buracos restantes, incluindo três birdies e um eagle, seguidos, no final, para se isolar na vice-liderança. A primeira volta do campo de par 72 (37-35), com três pares cinco, incluindo o 7 e o 8, é considerada mais fácil do que os nove buracos finais.
Há seis jogadores empatados em terceiro, com 71 tacadas (-1), com destaque para o paulista Guilherme Grinberg, de 13 anos, do Lago Azul que estreia no Amador do Brasil jogando de igual para igual com os melhores do país e do continente. Ele fez cinco birdies e quatro bogeys, incluindo uma tacada devolvida no 18, que o tirou do segundo lugar.
Mais destaques – Gui divide a posição com o gaúcho Herik Machado, do Belém Novo, número 1 do Brasil; com o coreano Jinbo Há, que joga no Terras de São José, que chegou a ser líder, antes de fazer um duplo bogey no buraco 3 e um bogey-6 no 8, seu penúltimo buraco; com o gaúcho Matheus Balestrin, outro do Belém Novo; com o paranaense Guilherme Costa, do Graciosa; e com o argentino Andres Schonbaum, o melhor do forte grupo de estrangeiros que vieram jogar a Taça Mario Gonzalez.
O paraguaio Gustavo Silvero vem sozinho em nono, com 72, o par do campo, seguido por quatro jogadores com 73 (+1), que fecham a lista dos Top 10. Entre eles estão Marcos Negrini, do Damha, que chegou a estar três abaixo antes de devolver cinco tacadas em seis buracos seguidos e fez apenas cinco pares no dia, e o carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, o número 2 do Brasil. Completam a lista o chileno Morgan Birke, 97º do ranking mundial e mais bem ranqueado em campo, e o colombiano Nicolas Reyes, que teve um triplo bogey em sua volta.
Alguns dos destaques estrangeiros tropeçaram na volta de abertura. O argentino : Andres Gallegos, 355 do mundo, e parceiro de Schonbaum na Taça Mario Gonzalez, conseguiu a proeza de jogar três acima nos dois pares 5 consecutivos – seus três últimos buracos -, para jogar 72 (+2) e empatar em 14º com o uruguaio Agustin Tarigo, 538 do mundo, que vem de um quarto lugar no Sul-Brasileiro, em Porto Alegre. Mas a maior decepção foi o chileno Juan Ignacio Basagoitia, 178 do mundo, que jogou 80 (+8), com um único birdie, e vem em 38º lugar.
Duplas – Com isso, o Brasil de Nagayama (-5) e Herik (-1) lidera a Taça Mario Gonzalez, com seis abaixo, contra uma acima da Argentina de Gallegos (+2) e Schonbaum (-1). Os outros cinco países vem mais atrás, separados por três tacadas: Colômbia (+6), Paraguai (+7), Equador (+8), Uruguai (+8) e Chile (+9).
Entre os ex-campeões brasileiros em campo, quem se deu melhor foi o paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, do São Paulo GC, que jogou 75 para empatar em 19º lugar. O paranaense Ivo Leão, do Graciosa, jogou 77 para ficar em 27º, e Roberto Gomez, que tem quatro títulos brasileiros em quatro décadas diferentes e joga seu 40º Amador do Brasil, em meio a muitas homenagens, jogou 82, sem birdies, para ficar em 49º.
Feminino – No feminino, o domínio estrangeiro, que já era previsto, aconteceu. Oito das dez primeiras, incluindo as seis no topo do placar, são de fora do Brasil. As melhores brasileiras são a paranaense Ana Beatriz Cordeiro, do Alphaville, e Laura Caetano, do Brasília, empatadas em sétimo, com 76 (+4). A carioca Beatriz Junqueira, do Itanhangá, vem em 11º, com 82 (+10), seguida pela paulista Lauren Grinberg, do Lago Azul, número 1 do Brasil. Luiza Caetano, gêmea de Laura, e pela carioca Maria Emília Gomes Pereira, do Itanhangá, todas em 12º lugar, com 83 (+11). Após a terceira rodada, sábado, haverá um corte e apenas as 12 primeiras e empatadas jogarão a volta final.
A argentina Agustina Gomez Cisterna lidera com 69 tacadas (-3), seguida pelas paraguaias Viviana Maria Prette e Anahy Belen Servin Pacua, ambas com 71 (-1). As uruguaias Jimena Marques Vazquez e Victoria Bargo estão empatadas em quarto, com 74, seguidas pela argentina Laura Edmonds, com 75. As uruguaias Sofia Garcia Austt e Ines Rapetti jogaram 78 (+6) cada e vêm em nono.
Organização – O 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil conta com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da CBG, com apoio do Hospital Angelina Caron, revista Golf &Turismo, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e do Clube Curitibano.
Acompanhe aqui os resultados oficiais
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
19/11/2024
11/11/2024
11/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados