Amador do Brasil: Tourinho defende título no São Fernando

16/07/2014


Juan Alvarez é um dos poucos destaques internacionais para enfrentar os melhores do Brasil


Tourinho: Defendendo o título brasileiro de golfe contra os melhores do país e dois estrangeiros de ponta
Tourinho: Defendendo o título brasileiro de golfe contra os melhores do país e dois estrangeiros de ponta

O carioca André Tourinho, brasileiro mais bem colocado do ranking mundial amador (281º), vai ao São Fernando Golf Club, em Cotia, de quinta a domingo desta semana, defender seu título no 84º Campeonato Amador de Golfe do Brasil. Tourinho venceu a competição em 2013, impedindo o tetracampeonato de Rafael Becker, hoje profissional, ao virar o jogo na rodada final e ganhar por uma tacada de vantagem.

Tourinho também integra a dupla da casa, ao lado de Pedro Junqueira, segundo melhor brasileiro do ranking mundial (816º) e atual campeão brasileiro juvenil, na disputa da Taça Mário Gonzales, torneio internacional de duplas, por soma de resultados, paralelo à competição principal, que reúne ainda equipes de seis países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Uruguai.  Apesar de haver 102 vagas para o torneio, apenas 86 jogadores estarão em campo, 16 a menos do que o limite. São 14 mulheres e 62 homens, dos quais 50 brasileiros e 12 estrangeiros.

Favoritos – O uruguaio Juan Alvarez, número 227 do ranking mundial é o jogador mais bem ranqueado em campo e um dos favoritos ao título e a ser o primeiro estrangeiro a vencer o Amador do Brasil desde o sul-africano C. du Toit, em 1966, no São Paulo GC. Além de Junqueira, o outro único competidor entre os Top 1000 do ranking mundial em campo é o argentino Horácio Carbonetti (760º). Este ano a disputa da Taça Mario Gonzales está bem esvaziada, com os destaques internacionais se resumindo a Alvarez e Carbonetti, que jogam ao lado de parceiros pouco experientes. Dos 10 estrangeiros restantes, apenas metade tem pontos no ranking mundial e apenas um deles é Top 3000 da lista.

Além de Tourinho, há apenas dois ex-campeões do Amador do Brasil em campo: Pedro da Costa Lima, o Pepê, que venceu em 2007, no Gávea Golf (RJ), e hoje é o número 3 do Brasil; e Roberto Gomez, que já tenta vencer o torneio pela quinta vez. Gomez, que voltou a competir regularmente em 2014, após quase dois anos parado, e está em sétimo lugar do ranking brasileiro amador de golfe, foi campeão do Amador do Brasil em 1980, 1981, 1991 e 2004, ou seja, quatro títulos em quatro décadas diferentes. Se vencer este ano ele será o primeiro da história a vencer o Amador do Brasil em cinco décadas diferentes.

Brasileiros – Mas há muitos bons brasileiros em campo, a começar por Luiz Thiele, número 1 do Brasil, que vem de duas vitórias na temporada, nos Abertos do Rio e do Paraná. Outra atração é a maior revelação juvenil do ano, o gaúcho Herik Machado, segundo do ranking brasileiro adulto, que venceu o forte Sul-Brasileiro, em Porto Alegre, foi o melhor brasileiro do Aberto do Brasília e vem ainda de um vice-campeonato no Aberto do Gávea e de um terceiro no Paraná e chegou a número 1 do Brasil.

Quase todos os Top 10 do Brasil estarão em campo: Thiele (1º), Herik (2º), Pepê (3º), Matheus Balestrin (4º), Daniel Kenji Ishii (5º), Octavio Villar (6º). Gomez (7º), Bruno Carvalho (7º) e Tourinho (10º). A única exceção é o gaúcho Leonardo Conrado (7º). Tourinho está apenas em décimo do ranking porque depois de vencer o Amador de 2013, competiu apenas uma vez no Brasil, no Aberto do Itanhangá, onde perdeu o título para Junqueira, que também só disputou esse torneio no Brasil no último ano.

Outros destaques brasileiros são os cinco jogadores que terminaram entre os Top 10 do Amador do Brasil de 2013: Gustavo Chuang (4º), Tomaz Pimenta (5º), Homero de Toledo (6º), Luiz Jacintho (7º) e Leonardo Kitahara (10º). Também tem condições de surpreender os favoritos jogadores como Patrick Murray, Bruno Carvalho, Thor Salen, Alessandro Fabietti, Roberto Paciornik, Arthur Lang, Antonio Douat, Lucas de Oliveira, Rohan Boettcher, Luiz Gama e Matheus Ballestrin, entre outros.

Feminino – Na competição feminina, Luciane Lee, campeã de 2013, desistiu de defender o título para competir no Women`s Amateur Public Links (WAPL), um dos majors do golfe amador dos EUA, para o qual ela se classificou. Luciane provou ter feito a opção certa ao passar o corte e se classificar entre as 64 finalistas que disputam o título em match play, em chave eliminatória, a partir de hoje. Ângela Park, prima de Luciane, já levou o Brasil às semifinais do WAPL. Luiza Altmann, vice-campeã de 2013, que joga nos EUA e se prepara para disputar o US Girls Junior Championship, também não veio disputar o Amador.

Das quatro primeiras do ranking brasileiro feminino, apenas Lucia Guilger, a Barata, vai jogar no Amador, uma vez que Carla Ziliotto (2ª), Ruriko Nakamura (3º) e Giulia Malmann (4º) não estarão em campo. Os demais destaques da competição são Nathalie Silva, que tenta repetir o título de 2012, as irmãs Clara e Vitória Teixeira, Julia Shin, Lauren Grinberg, Florence Amy Hirose, Carolina Pereira, Giovanna Yabiku e Karina Palmberg, ex-campeã brasileira, entre outras.

A competição é patrocinada pelo HSBC e pela Rolex.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados