Ano termina com recorde oito brasileiros no ranking mundial de golfe

17/12/2013


Adilson da Silva ficou a uma tacada de pontuar no último torneio profissional de 2013


Adilson: dois títulos, dois vice-campeonatos, colocação recorde e melhor brasileiro do último ranking mundial de golfe de 2013
 Adilson: dois títulos, dois vice-campeonatos, colocação recorde e melhor brasileiro do último ranking mundial de golfe de 2013

por: Ricardo Fonseca

A temporada de 2013 terminou com o recorde de oito brasileiros no ranking mundial de golfe, um jogador a mais do que em 2012, graças à inclusão do paulista Ronaldo Francisco, que ganhou seu primeiro 1,8 ponto ao terminar em quarto no Aberto do Brasil, do PGA Tour Latinoamérica. O Nelson Mandela Championship, torneio do Tour Europeu e Sunshine Tour, na África do Sul; e o Thailand Golf Championship, do Tour Asiático, na Tailândia, encerrados no ultimo domingo, foram os últimos eventos de 2013 que contavam pontos para o ranking mundial.

O gaúcho Adilson da Silva, que chegou à posição recorde para um brasileiro de 215º do mundo, após a 32ª semana de 2013, ao conquistar dois vice-campeonatos intercalados de sua segunda vitória do ano, todos no circuito sul-africano, termina mais uma temporada como o brasileiro mais bem colocado do ranking mundial, na 257ª colocação, posição que bastaria para garantir sua presença na volta do golfe aos Jogos Olímpicos, caso a convocação para o Rio 2016 fosse agora. Adilson foi o brasileiro que mais ganhou pontos (35,30) nesta temporada, mas também o que mais perdeu (21,38), uma vez que todos os pontos conquistados vão perdendo valor gradativamente até zerar após dois anos.

Rocha – O paulista Alexandre Rocha, que chegou a 328º do mundo na 20ª semana de 2013 termina o ano como o segundo melhor brasileiro do ranking mundial de golfe, na 407ª colocação, graças a bons resultados combinados no PGA Tour de 2012 e no Web.com Tour de 2013. Em 2012, Rocha teve um vice-campeonato (Reno-Tahoe Open) e um quarto lugar (Frys.com Open) no PGA Tour, os dois melhores resultados brasileiros na história do circuito. Em 2013 Rocha terminou três vezes entre os cinco primeiros em torneios do Web.com Tour, além de amealhar um terceiro lugar no Aberto do Brasil, do PGA Tour LA.

O gaúcho Fernando Mechereffe, que jogou duas temporadas seguidas com um cartão condicional do Web.com Tour, conseguiu dois Top 10 nesse período, com destaque para seu vice-campeonato no Price Cutter Charity Championship, quando chegou a 503º do mundo, sua melhor colocação. Mechereffe termina o ano em 587º do ranking mundial de golfe e com um cartão integral para o Web.com Tour em 2014.

Lucas – O outro único brasileiro entre os primeiros mil do ranking mundial de golfe é o paulista Lucas Lee, que joga no Tour Canadense e no OneAsia Tour. Nos últimos 24 meses ele foi duas vezes vice-campeão no Canadá, a última delas nesta temporada, além de ter terminado outro torneio entre os dez primeiros. No OneAsia Tour, seu melhor resultado foi um 12º lugar na Tailândia, no começo da temporada.

O paulista Ronaldo Francisco entrou para o ranking mundial de golfe pela primeira vez ao ser o quarto colocado no Aberto do Brasil e teve mais um Top 10 no PGA Tour LA, ao terminar em décimo no Aberto da Argentina, que encerrou a temporada. Encerra o ano como 1.100 do mundo.

Mais brasileiros – O carioca Philippe Gasnier e o paranaense Odair Lima foram os outros dois brasileiros a ganhar pontos para o ranking mundial de golfe este ano, ambos na etapa brasileira do Web.com Tour, onde Gasnier ficou em 15º e Odair em 17º. O paranaense Daniel Stapff não pontuou este ano e permanece no ranking graças a seu quarto lugar no Roberto de Vicenzo Invitational de 2012, na Argentina, válido para o PGA Tour LA.

Em 2014, Adilson da Silva volta a jogar no Tour Asiático e no Sunshine Tour sul-africano. Rocha faz sua quarta temporada seguida nos EUA, desta vez no Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, novamente ao lado de Mechereffe, que agora tem o cartão integral do circuito. Lucas tem mais uma vez os cartões para o OneAsia Tour e para o Tour Canadense. E Ronaldo manteve seu cartão para o PGA Tour LA. Gasnier, Odair e Stapff perderam seus cartões e terão que volta à Q-School do PGA Tour LA para ter um circuito internacional para jogar em 2014.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados