Anúncio da proibição dos putters longos deve ser feito ainda hoje

28/11/2012


USGA e R&A chegaram a uma conclusão após um ano. Jogos Olímpicos terão nova regra


Adam Scott derruba puttre longo: o fim dos tacos de golfe ancorados no corpo pode ser anunciado hoje
   Adam Scott derruba puttre longo: o fim dos tacos de golfe ancorados no corpo pode ser anunciado hoje

A USGA e o R&A convocaram conferências de imprensa virtuais para a manhã desta quarta-feira, quando devem anunciar que os putter longos – belly putters e vassourões – irão se tornar ilegais quando entrar em vigor a próxima revisão das Regras de Golfe, em 1º de janeiro de 2016. Com isso, o golfe dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, já seria disputado sem os putters que venceram três dos últimos cinco majors, com Keegan Bradley, Webb Simpson e Ernie Els.

Na verdade, o que deve ser proibido é o terceiro apoio contra o corpo – além das duas mãos – o que as entidades reguladoras do esporte chamam de “tacos ancorados”, sejam eles os belly putters, que tem a ponta do cabo encostada na barriga, ou os vassourões, onde o terceiro ponto de contato é feito no peito ou queixo. Quem anunciou a coletiva de imprensa foi Joe Goode, porta-voz da USGA.

Adaptação – Na última grande mudança sobre tacos – a proibição dos drives com efeito-trampolim, os que tinham um coeficiente de restituição (COR) elevado, ajudando a dar impulso, velocidade e distância à bola graças à face ligeiramente flexível – a medida passou a valer primeiro para os profissionais e golfistas de alto desempenho, e só anos depois para os comuns mortais do golfe recreativo, dando tempo para que a indústria desativasse as linhas gradativamente e todos se adaptassem.

Desta vez pode não acontecer o mesmo. Espera-se que a proibição seja universal, pois as entidades chegaram à conclusão que os tacos ancorados estão prejudicando o esporte. Os putters longos chegaram despercebidos nas ligas seniores, mas aos poucos foram ganhando adeptos nos circuitos tradicionais, na medida em que os golfistas foram perdendo a vergonha de usá-los.

Juvenil – A gota d`água para a USGA e o R&A foi quando o chinês Guan Tianglang, de 14 anos, usou um belly putter para vencer o Asia-Pacific Amateur Championship este mês e com isso ganhou uma vaga no Masters. Ele vai ser o mais jovem jogador da história do único major que ainda não foi vencido por alguém usando tacos ancorados.

Paul Azinger foi o primeiro jogador do PGA Tour a usar e vencer com um belly putter, no Sony Open de 2000, de acordo com o livro dos recordes do circuito. A venda de putter, que chegou a US$ 200 milhões, em 2003, de acordo com a Golf Datatech, no auge “boom” de crescimento da Era Tiger Woods, declinou nos anos seguintes e só inverteu a curva quando os putters longos viraram o taco do momento. Em 2011, as vendas desses tacos nos EUA chegaram perto de US$ 150 milhões novamente.

Pivô – Peter Dawson, executivo-chefe do R&A, diz que eles e a USGA estão regulando a tacada, não o taco. “A discussão é sobre fazer o movimento do putter em volta de um pivô fixo, seja ele na barriga, peito ou queixo, não nos importa”, adiantou. Tiger Woods, que sempre foi contra os putters longos, pediu que se limitasse o tamanho dos putters ao do maior taco na bolsa. Os jogadores que usam putters longos chiaram, ameaçaram reagir e ir até à Justiça, mas parece que os ânimos já foram serenados.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados