Aos 18 anos, Nagayama assume o posto de nº 1 de São Paulo

17/09/2015


Em seu último ano de juvenil, revelação do São Fernando, já faz planos para o profissionalismo


Nagayama: mais uma revelação do São Fernando, campo que produziu alguns dos melhores profissionais de golfe do Brasil
Nagayama: mais uma revelação do São Fernando, campo que produziu alguns dos melhores profissionais de golfe do Brasil

por: Ricardo Fonseca | foto: Thais Pastor

Desde que abandonou uma promissora carreira no tênis, aos 13 anos, para se dedicar exclusivamente ao golfe, esporte que conhecera apenas um ano antes, Pedro Nagayama, 18 anos completados em maio, não para de evoluir no esporte e de surpreender. Mas este ano, o seu último como juvenil, seu jogo deslanchou rapidamente, levando Pedro, revelação do São Fernando, a um novo patamar no golfe e ao posto de jogador número 1 do estado de São Paulo.

Assim que se decidiu pelo golfe, Pedro, com a ajuda do pai, o empresário Mario Nagayama, dono de uma importante rede de restaurantes de comida japonesa que leva o nome da família, responsável por introduzir o filho no esporte, decidiram procurar um clube onde ele pudesse jogar e desenvolver todo o seu potencial. Foi assim que eles escolheram o São Fernando para se associar.

Carreira – Pedro passou então a ter aulas com o Jaime Gonzalez, head-pro do clube, que, entre outros, foi o professor de Alexandre Rocha e Rafa Becker, dois dos melhores profissionais da história do golfe brasileiro. E a julgar pelos resultados recentes de Pedro, o juvenil segue o mesmo caminho de sucesso.

O jogo de Pedro deu um grande salto após ele ter abandonado os treinos de golfe por três meses, na virada do ano. Logo em seguida ele foi ao Sul-Americano, onde jogou mal, e decidiu que era hora de mudar. “Percebi que se isso era o que eu gostava de fazer, eu tinha que mudar de atitude, levar o golfe mais a sério e treinar mais a sério”, conta Pedro. E foi o que ele fez.

Recordes – Os resultados não demoraram a aparecer. Em abril, Pedro venceu a quarta etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, no Goiânia Golfe Clube, em Goiânia (GO), com o recorde de 198 (65-68-65) tacadas, 18 abaixo do par, em 54 buracos, com dois eagles e 19 birdies! O outro único torneio brasileiro de 54 buracos vencido com 18 abaixo, foi o Diners Tour do Itanhangá, em 2003, quando Philippe Gasnier, em seu ano de estreia como profissional, teve uma incrível vitória em casa.

Pouco depois, em agosto, Pedro melhorou seu próprio recorde ao jogar 64, oito abaixo do par, no segundo dia do Aberto do Estado de São Paulo (adulto). Além de quebrar o recorde do campo do Ipê GC, de Ribeirão Preto, Pedro chegou líder à volta final. No domingo, cedeu o empate para o gaúcho Sandro Gonçalves, que o derrotou com um birdie no terceiro buraco extra. Mesmo assim, o vice-campeonato bastou para Padro assumir o posto de número 1 de São Paulo e chegar a sétimo do ranking brasileiro adulto. Ele também é o terceiro do ranking brasileiro juvenil.

Profissionalismo – Pedro não esconde que quer ser profissional de golfe, mas sabe que é preciso planejar o futuro com cuidado. Ele já está escolhendo uma faculdade para ir estudar e jogar nos EUA, a partir de agosto de 2016. Lá, quer usar a NCAA, o forte circuito universitário americano, para ganhar experiência e avaliar o melhor momento para virar profissional. “Tudo vai depender da evolução de meu jogo”, diz Pedro, que sabe a dificuldade que é se firmar no circuito mundial. “O nível é cada vez mais alto e não para de evoluir”.

Com Jaime Gonzalez, Pedro aprendeu muito coisa importante do golfe e fez dele um dos melhores jogadores com o ferro na mão nos tiros para o green. Ele só lamenta a inconstância nos putts. “Tenho que melhorar muito meu jogo sobre os greens” diz Pedro que trocou de tacos em 2014, mas não se adaptou e voltou a jogar com os ferros (4 a pitch) anteriores, os Taylor Made M6. Ele também usa driver (SLDR, com 9º), madeira e híbrido (19) da mesma marca. Mas os wedges (52º, 56º e 60º) e putter são Titleist.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados