Bandeirantes: Pepê faz birdie no buraco final para garantir título

21/03/2011


Giordano bate drive para o green e emboca eagle no 18 para ainda ser o vice-campeão


Pepê da Costa Lima recebe troféu de campeão do Aberto Bandeirantes de Golfe das mãos de Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, que foi o campeão sênior da competição
 Pepê da Costa Lima recebe troféu de campeão do Aberto Bandeirantes de Golfe das mãos de Manuel   Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, que foi o campeão sênior da competição

 

MULTIMÍDIA


Clique aqui e assista as entrevistas exclusivas em vídeo com Pepê, Giordano e Ruriko

Clique aqui para assistir às entrevistas no iPhone e celulares compatíveis

Veja mais de 160 fotos do Aberto Bandeirantes clicando aqui


por: Ricardo Fonseca

Num final emocionante, onde todos os jogadores do pelotão fizeram birdie ou eagle no buraco final, Pedro da Costa Lima, o Pepê, do São Paulo GC, conquistou o Campeonato Aberto Bandeirantes de Golfe, encerrado neste domingo, no Arujá Golf Clube, em Arujá (SP). A competição contou pontos para os ranking mundial e foi a segunda do ano válida para o ranking nacional, que vai ajudar a definir a equipe brasileira para a Copa Los Andes, o Sul-Americano por equipes, que após nove anos volta a ser jogado no Brasil, em novembro.

Com o campo longo – mais de 7.100 jardas – e empapado por causa da chuva, que só deu trégua no último dos três dias de jogo, os resultados forem excepcionalmente altos, com nenhum dos participantes conseguindo jogar abaixo do par na semana. Isso no masculino, é claro, já que na competição feminina, a paraguaia Alessandra Arza, de 17 anos, número 3 de seu país, jogou 71, uma abaixo, no segundo dia, e venceu com 19 tacadas de vantagem sobre as brasileiras, além de terminar superar todos os homens em campo por três tacadas.

Sufoco – Pepê começou o dia em primeiro e vencendo por três, mas fez quatro birdies nos primeiros oito buracos para permitir que Giordano Junqueira, do Ipê GC, de Ribeirão Preto, fizesse birdie no buraco 9, para jogar o par do campo de ida e empatar em primeiro. Pepê ainda fez bogey no 10, mas Giordano, com um triplo bogey nesse mesmo buraco, deixou o adversário novamente em primeiro para não mais perder a posição. Nesse momento, o gaúcho Felipe Lessa, o Torito, que jogava no grupo da frente, ficou em segundo, apenas uma tacada atrás, antes que quatro bogeys nos nove buracos finais o derrubassem para o quarto lugar.

Apesar da vantagem, Pepê, que voltou a fazer bogey no 12 e ficar seis acima na rodada e nove no total, só conseguiu alguma tranqüilidade ao embocar de fora para birdie no 16. Pepê voltou a fazer bogey no 17, um par cinco onde Giordano errou um birdie curto para chegar ao buraco final vencendo por três tanto de Giordano como de Henrique Pombo, líder do primeiro dia e que começou a volta final em segundo.

Emoção – No 18, mais emoção, com Pepê errando o drive e indo parar embaixo das árvores que fazem desse par 4 curto em dog-leg com curva para a esquerda, enquanto Giordano batia mais uma de suas bombas de drive para ir ao green com a primeira, deixando a bola a sete metros da bandeira. Mas pepê deu um tiro perfeito, que foi rolando até parar a dois metros do buraco.

Giordano foi o primeiro a levantar a grande torcida que se acumulava no 18 ao embocar o eagle que lhe garantiu o segundo lugar isolado, com 10 acima (74/77/75). Em seguida foi a vez do paranaense Henrique Pombo, líder do primeiro dia, e que começou o dia em segundo, embocar de quatro metros para fazer birdie e se isolar em terceiro, com 11 acima (73/77/77). Pombo começou o dia em segundo, três atrás de Pepê, mas jogou quatro acima de ida para se afastar da liderança. Ele só no final, onde fez oito pares e esse birdie, para jogar 35, a melhor segunda volta do dia.

Vitória – O palco ficou para Pepê, que também embocou seu birdie para somar oito acima (74/73/77) e ficar entre os quatro primeiros do ranking brasileiro e entrar na lugar por uma vaga para a Los Andes. “Foi uma semana difícil para todos, num campo que estava difícil, e por isso fiquei ainda mais feliz com a vitória”, diz Pepê. “Jogar a Los Andes é o sonho de todos nós e esperamos que definam logo quais vão ser os critérios de escolha da equipe para a gente poder se preparar”.

Categorias – Como consolo, Henrique Pombo venceu na categoria com handicap índex até 8,5, com 218 tacadas. César Choi, do Paradise, ficou em segundo lugar, com 220, contra 221 do gaúcho Arthur Lang, que foi quinto na geral, empatado com Roberto Gomez, o campeão pré-sênior, à frente de Octávio Villar, o Fanta. Na categoria sênior scratch, o título foi para Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, com 257 tacadas.

Na 8,6 a 14, o título foi para Ademilton Borges de Queiroz, do Paradise, com 203 tacadas, seguido por João Carlos Ziliotto, do Arujá, com 210, e Paulo Praeiros da Silva, também do Paradise, com 215. José Trude da Conceição, do Santos São Vicente, venceu na 14,1 a 19,4, com 210 tacadas, contra 211 do juvenil Thomas Choi, do Paradise, vice-campeão no desempate, e Luiz Fernando Góes, do São Paulo Futebol Clube Golfe. E na 19,5 a 25,7, venceu Leonardo Grebler, do São Paulo Futebol Clube Golfe, com 208, seguido por Sinezio Jorge Filho, de Campinas, com 212, e Matheus Jung Hoo Park, do Paradise, com 221.

Mulheres – A juvenil paraguaia Alessandra Arza mostrou estar um nível acima das adversárias brasileiras nesse torneio ao vencer com 221 (77/71/73) tacadas, 19 de vantagem sobre Ruriko Nakamura, do Terras de São José, de Itu, que ficou em segundo na geral e levou os pontos de campeã para o ranking, com 240 (78/82/80), seguida por Lucia Guilger, a Barata, do Clube de Campo, com 244 (82/82/80).

Na categoria com handicap índex até 16, venceu a paranaense Larissa Pombo, com 214 tacadas, contra 218 de Alessandra Arza e 222 de Suzy Lin Ai, do Arujá. E, finalmente, na categoria 16,1 a 25,7, o título foi para Larissa Altmann, do Damha, de São Carlos, com 224 tacadas.
 
Patrocínio – A Azul Linhas Aéreas apoiou o evento e premiou os campeões Pepê e Alessandra Arza com uma passagem para qualquer parte do Brasil e sorteou um outro bilhete, ganhou por Vanderlei Senhorini, sócio do Arujá. A Azul também entregou a cada participante do campeonato um voucher de R$ 50, que poderá ser utilizado na aquisição de bilhetes dentro do território nacional.

No final, Manuel Gama entregou a Wilson Yoshio Mizumoto presidente do Arujá, uma placa de agradecimento por ter recebido a edição deste ano do Campeonato Bandeirantes.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados