Batalha à distância: Manassero e Els disputam vaga para o Masters

24/03/2012


Italiano precisa vencer no Marrocos e sul-africano nos EUA. Mas um pode eliminar o outro


  Matteo e Els: destino no primeiro major da temporada de golfe cruzado a milhares de quilômetros de distância
Matteo e Els: destino no primeiro major da temporada de golfe cruzado a milhares de quilômetros de distância

Um está em Agadir, no Marrocos, jogando no campo de golfe do palácio do Rei. O outro está em Orlando, na Flórida, também jogando no campo do Rei. Os dois precisam vencer – ou ficar em segundo ou terceiro e ainda fazer algumas contas – para garantir vaga para o Masters, dentro de duas semanas. Mas, mesmo conseguindo esses resultados, um pode tirar o outro da lista dos 50 primeiros do ranking mundial que garantem vaga automática para jogar em Augusta.

É assim, separados por milhares de quilômetros e reverenciando reis diferentes, que o italiano Matteo Manassero, de 18 anos, número 61 do mundo, e o sul-africano Ernie Els, de 42 anos, número 62 do mundo, vão passar este domingo, sonhando com o primeiro major da temporada. Matteo quer jogar o Masters pela segunda vez antes de completar 19 anos; Els não quer ficar de fora pela primeira vez em 17 anos.

Aquecimento – Manassero vem de um vice-campeonato na Andaluzia, onde bateu o recorde do campo, mas viu o francês Julien Quesne igualar sua marca na volta final e lhe roubar o título. Els liderou o Transitions, na semana passada, até fazer bogey nos dois buracos finais e ficar fora por uma do playoff. São difíceis e tortuosos os caminhos que levam a Augusta.

Manassero joga primeiro, honra dada pelo fuso horário. Após dois dias tumultuados pelo tempo ruim em Agadir, o mais jovem – por duas vezes – vencedor do Tour Europeu, deixou o Golf du Palais Royal, campo privativo que o rei Mohammed VI abre para o Tour Europeu uma vez por ano, empatado na segunda colocação do Trophée Hassan II, com 11 abaixo do par depois de jogar penas 15 buracos da terceira volta. Quem foi dormir líder foi o irlandês Damien McGrane, que estava com 12 abaixo até o buraco 10, quando o jogo foi interrompido ao anoitecer. Se o tempo ajudar, eles terminam a terceira volta e jogam a última neste domingo.

Contas – Uma vitória coloca Manassero em Augusta, e um segundo lugar sozinho também pode bastar para ele voltar ao palco onde se consagrou aos 16 anos passar o corte e ser o melhor amador, em 36º lugar. Mas isso pode por todo o esforço de Ernie Els, que joga no Bay Hill, no torneio que tem Arnold Palmer, “The King”, como anfitrião, podendo ficar com a vaga para o Masters mesmo terminando em terceiro, como foi dormir neste sábado.

Se vencer – o que ficou mais difícil agora que ele está três atrás de Tiger Woods e duas atrás de Graeme McDowell – Els também está assegurado em Augusta. UM segundo lugar também o coloca entre os 50 primeiros do ranking mundial. Mas se terminar sozinho em terceiro, Els ganha 22,4 pontos, o que deve deixá-lo exatamente na 50ª colocação. Isso se o japonês Ryo Ishikawa que ganhou um convite para o Masters e está em 50º lugar, não terminar sozinho em 25º , o que o deixaria em 50º, com média de 2,667 pontos, contra 2,666 de Els. Mas mesmo se Ishikawa não se recuperar tanto, é Manassero, lá do Marrocos, que pode empurrá-lo para o 51 lugar.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados