BMW PGA Championship: Donald volta a ser o nº 1

28/05/2012


Inglês vence maior torneio da Europa pelo segundo ano consecutivo e derruba McIlroy


Donald: voltando a vencer o maior torneio de golfe da Europa para reconquistar a liderança do ranking mundial
Luke: voltando a vencer o maior torneio de golfe da Europa para reconquistar a liderança do ranking mundial


Assista aos melhores momentos da rodada final

O inglês Luke Donald precisava apenas terminar entre os oito primeiros no BMW PGA Championship, em Wentworth, na Inglaterra, para voltar a ser o número 1 do mundo. Mas ele foi além ao conquistar pelo segundo ano consecutivo o maior torneio do Tour Europeu e, depois de seis trocas de liderança voltar ao topo do ranking mundial de golfe, desta vez com uma boa vantagem para o norte-irlandês Rory McIlroy, que não passou o corte e caiu para o segundo lugar.

Donald apresentou um golfe de alta qualidade  para superar o West Course de Wentworth, que é odiado por metade dos jogadores depois da reforma que Ernie Els comandou antes do torneio de 2011. O inglês foi o único a jogar quatro voltas abaixo do 70 e venceu por quatro de vantagem ao somar 273 (68-68-69-68) tacadas, 156 abaixo do par. Levou o prêmio de US$ 1,2 milhão e disparou na liderança do ranking mundial, com 10,429 ponto de média, conta 9,389 de McIlroy, para quem talvez nem uma vitória estas semana, quando os dois se enfrentam no Memorial, nos EUA, baste para voltar a ser o número 1.

Domínio – Esta foi a segunda vitória de Donald em 2012, depois do título do Transitions Championship, do PGA Tour, em março e sua sexta em 15 meses. O inglês inicia agora sua 46 semana não consecutiva na liderança do ranking mundial, contra as sete que Rory ficou no posto, também em semanas não consecutivas. Donald assumiu o posto de número 1 do mundo pela primeira vez ao vencer em Wentworth, em 2011, quando superou o estão líder do ranking, o inglês Lee Westwood, no playoff.

O inglês Justin Rose, que começou o dia perdendo por duas, errou um putt curto para birdie no 18 para jogar 70 e empatar em segundo com o escocês Paul Lawrie, campeão do British Open de 1999, que jogou 66, seis abaixo. Mesmo assim, Rose saltou da décima para a sexta colocação do ranking mundial, que tem agora quatro britânicos entre os seis primeiros colocados. Lawrie, aos 46 anos, vive um novo recomeço de carreira, com sua sexta colocação entre os dez primeiros, incluindo a vitória no Qatar Masters. O escocês subiu 11 posições no ranking, para ser o 29º esta semana.

Destaques – O irlandês Peter Lawrie fez birdie no 18 para terminar sozinho em quarto, com oito abaixo. O sul-africano Branden Grace, que já venceu três torneios do Tour Europeu este ano, terminou em quinto, outra tacadas atrás, seguido pelo também sul-africano Richard Sterne, com seis abaixo. Els, depois de um ataque de nervos com as condições do green, pediu desculpas pelos palavrões que falou no sábado, somou cinco abaixo e empatou em sétimo, com Marcel Siem, que fez um hole-in-one no buraco 2, e com o italiano Francesco Molinari.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados