Brasil aprova 18 novos árbitros de golfe

20/03/2012


Para dirigentes do R&A, os brasileiros progrediram bastante no conhecimento das Regras


   Participantes do curso de Regras do R&A: aprovação recorde e dois novos árbitros de nível internacional - Foto: CBG/Zeca Resendes
   Participantes do curso de Regras do R&A: aprovação recorde e dois novos árbitros de nível internacional

Dos 70 amadores e profissionais, de vários estados brasileiros, que participaram do V Seminário Regras do Golfe do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews, no Hotel Transamérica de São Paulo, com patrocínio da Embrase Segurança e Serviços e do Banco Alfa, e apoio da Golf Travel, 27 prestaram a prova avançada para árbitros internacionais e desses 18 foram aprovados, sendo que dois deles atingiram a pontuação mínima exigida para atuar em grandes competições do golfe mundial.

Ana Carolina Sawada e François Cazabon, com 84% de acertos na prova final do nível avançado, toda em inglês, com três partes, uma mais difícil do que a outra, foram os destaques do curso do R&A, atingindo um nível jamais conseguido antes no Brasil. Os outros 16 participantes tiveram acertos entre 60%, o mínimo exigido, e 80% e estão aptos para ser árbitros no Brasil, incluindo em competições internacionais.

Aprovados – Os aprovados foram, além de Ana Carolina Sawada e François Cazabon, Nigel Wynn-Jones, Silvia Cristina Sawada, Elisabeth Buny, Adrian Mackenzie, Mauro Bellini, Bruno Tariant, Kevin Bulman, Philip Healey, Cláudio Mesquita, Carlos Gasparian, Diorandy José Vianna Filho, Paulo Roberto Benasse, Rodrigo Ribeiro, Antonio Barcellos, Adriana Oliveira e Lidia Sawada. Os restantes 43 participantes ou estiveram como ouvintes ou fizeram a prova intermediária, na qual foram aprovados Carlos Alberto Evangelista Jr, Walter Gagliardi Junior, Gaetano De Biasi e Lutz Bronger, aptos a ser árbitros em torneios regionais.

O nível técnico do curso foi elogiado pelos três professores do R&A que vieram ao Brasil especialmente para o evento: Chris Hilton, o novo presidente do Comitê de Regras do R&A; Keith Andrews, membro do Comitê de Regras e presidente do Comitê do Jogador Amador; e Shona McRae, diretora de Regras, que esteve no curso anterior, no Brasil, em 2008. Eles ficaram felizes com o alto nível de conhecimentos dos participantes e também com o envolvimento dos golfistas durante os três dias de curso, tanto nas aulas teóricas, como nas atividades práticas.

Nível – Para John Byers, diretor de regras da Confederação Brasileira de Golfe, o seminário cumpriu seus objetivos. “O nível de conhecimento dos participantes foi muito alto, o que nos orgulha muito”, afirma John, que também é diretor da Federação Internacional de Golfe. “E a presença de membros do alto escalão do R&A mostra a importância do Brasil no esporte mundial”, completa Byers.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados