Brasil Classic: brasileiros perdem terreno e estabelecem novas metas

07/04/2013


Terminar entre os 25 ou 17 primeiros passa ser meta de Rocha, Gasnier e Mechereffe



Mechereffe: boas chances para terminar entre os 25 ou 17 primeiros no torneio de golfe no SPGC

por: Ricardo Fonseca

Veja álbum com fotos exclusivas do segundo e terceiro dias do Brasil Classic
Veja como os estrangeiros dominam torneio no SPGC e fizeram dois holes-in-one

Num sábado onde metade dos jogadores teve que terminar, pela manhã, até 11 buracos da rodada de sexta, prejudicada pela chuva, e jogar mais 18 buracos à tarde, os sete brasileiros que passaram o corte do Brasil Classic, torneio do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, no São Paulo GC, perderam terreno e agora estão ao menos dez tacadas longe do novo líder, o chileno Benjamin Alvarado, que soma 17 abaixo do par.

Alexandre Rocha e Philippe Gasnier são os melhores brasileiros em campo, em 19º, com sete baixo, seguidos por Fernando Mechereffe, em 26º, com seis abaixo. Rocha e Gasnier perderam 11 posições ao jogar 71, o par do campo, enquanto Mechereffe ganhava duas ao jogar 69, duas abaixo. Também passaram o corte os brasileiros Odair Lima (42º, com quatro abaixo), Erik Andersson e o amador Rafael Becker (52º, com três abaixo), e Rafael Barcellos (64º, com uma abaixo). Não passaram o corte, que foi de duas abaixo, após 36 buracos, Daniel Stapff (-1), Ronaldo Francisco (par), Lucas Lee (par) e o amador Cristian Barcelos (13 acima).

Novas metas – Sem chances de vencer, Rocha, Gasnier e Mechereffe, os mais próximos dos líderes, além de tentar subir o máximo possível no placar e “engordar” o cheque do prêmio, tiveram que readequar suas metas para esse torneio. Gasnier e Mechereffe precisam terminar entre os 25 primeiros para garantir uma vaga no próximo evento do Web.com, o WNB Golf Classic, no Midland CC, no Texas, na próxima semana. Os dois, mais Rocha, que tem vaga em todos os torneios do ano do Web.com Tour, precisam terminar ao menos entre os 17 primeiros para voltar a marcar pontos para o ranking mundial de golfe. Os três já estão no ranking mundial.

Rocha, que chegou ao torneio como um dos favoritos ao título, não jogou bem nos 29 buracos de sexta-feira. Pela manhã, fez um bogey e um birdies em 11 buracos, para jogar o par, mas ainda ficar em sexto lugar, após 36 buracos, com sete abaixo. À tarde, Rocha fez mais três birdies e três bogeys para jogar 71, um bom resultado para quem errou muito do tee aos greens e não bateu bem os putts, mas soube se salvar em várias situações. Infelizmente perdeu muito terreno.

Favoritos – Gasnier, que dormiu em terceiro após 36 buracos completos, jogou apenas 18 buracos neste sábado, que começou em sexto, com sete abaixo. Mas o carioca fez apenas dois birdies e dois bogeys, errando sobretudo em cima dos greens. Rocha e Gasnier começaram e terminaram o dia empatados e cada um amargou um bogey em par 5: Rocha no 3, ao errar o drive pela esquerda, errar a raia com a segunda, ir com a terceira par a banca da direita do green e dar dois putts. Gasnier ao tentar ir com a segunda para o green do 8 e encontrar a água. Os dois vão jogar juntos pelo segundo dia consecutivo neste domingo.

Mechereffe, por sua vez, conseguiu cinco birdies, mas também fez três bogeys, usando uma tática conservadora que lhe permitiu aproveitar apenas dois dos quatro pares cinco do campo. O gaúcho tem um cartão condicional do Web.com Tour pela segunda temporada consecutiva e precisa ganhar o máximo possível em prêmios para melhorar sua prioridade de inscrição, que este ano é recalculada a cada quatro torneios. O Brasil começou o torneiro com quatro jogadores entre os Top 10, caiu para dois após 36 buracos e agora não tem nenhum entre os dez primeiros.

Destaques – Odair Lima passou o corte de maneira emocionante. Ao terminar a rodada de sexta, na manhã de sábado, ele vinha com duas abaixo no dia e duas acima da linha de corte, mas fez bogey no buraco 6 (seu 15º da volta) e jogou a bola fora de campo no 9. Um duplo bogey o tiraria do torneio. Ele bateu a terceira do tee para quatro metros após a bandeira, e embocou o putt em descida para bogey, para passar o corte raspando. À tarde, animado pelo feito, jogou cinco abaixo até o buraco 2, seu 11º da rodada, antes de três birdies seguidos, do buraco 4 ao 6, o derrubassem no placar.

Os dois profissionais da casa, sensação do primeiro dia, sucumbiram neste sábado à falta de ritmo de competição. Erik jogou duas abaixo de ida (saiu pelo 10), mas fez dois bogeys no final para jogar o par do campo, perder 11 posições e ficar a 14 tacadas do líder. Rafael Barcellos fez pior ao jogar o par de ida e quatro acima de volta e marcar 75, o terceiro pior resultado da rodada.

Amador ou profissional? – Becker foi o único amador a passar o corte. Ele jogou três voltas de 70 tacadas, três abaixo do par no total, provando que está pronto para encarar a carreira profissional. Becker, que joga seu último semestre na Wichita State, da divisão I da NCAA, foi o Atleta do Ano da Missouri Valley Conference (MVC) de 2012 e em três temporadas, foi duas vezes foi escolhido entre os melhores MVC. Ele começou seu último ano ajudando a Wichita a vencer o Diet Pepsi Shocker Classic, no Wichita CC, onde empatou em primeiro.

Além disso, Becker foi campeão juvenil, tricampeão adulto brasileiro e campeão sul-americano. Ele pretendia virar profissional no segundo semestre ou no próximo ano, mas recebeu uma proposta da Confederação Brasileira de Golfe para jogar torneios amadores ao redor do mundo, financiado pela entidade, até o final de 2014, para ganhar mais experiência, o que retardaria sua entrada no profissionalismo até 2015, já sem chances de defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Becker faria parte de uma equipe que teria ainda André Tourinho e mais dois amadores.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados