Brasil Classic: dez candidatos ao título no São Paulo GC

02/04/2013


Rocha, Franco, Villegas e Alvarado são destaques latinos no torneio do Web.com Tour


Rocha: um dos melhores em drives no PGA Tour, agora embocando como numa e em grande fase
Rocha: um dos melhores em drives no PGA Tour, agora embocando como numa e em grande fase

por: Ricardo Fonseca

Com quatro etapas já disputadas, sendo três na América Latina e apenas uma nos EUA, ainda é cedo para definir com maior precisão quais dos 144 jogadores de 16 países que estarão no São Paulo Golf Club, de quinta a domingo desta semana, são os favoritos para vencer o Brasil Classic, torneio do Web.com Tour, apresentado pelo HSBC e com patrocínio da Embrase e YKP, entre outros. Mas há quem se destaque nesta temporada.

Leia também:
Brasil Classic: campeão ganhará 14 pontos para o ranking mundial
Brasil Classic: Rocha quer garantir cartão para o PGA Tour esta semana
Brasil Classic: conheça os benefícios para os membros do Web.com Tour
Brasil Classic: Odair Lima será o 11º brasileiro no torneio
Brasil Classic: Gary Player da aula a jovens e joga Pro-Am

Por sua própria características, o Web.com Tour mistura basicamente três tipos de jogadores: novos talentos que estão começando a carreira ou vindo de outros circuitos, em busca de uma vaga no PGA Tour; jogadores que perderam seus cartões para o PGA Tour e voltam ao circuito de classificação uma ou mais vezes na carreira; e veteranos com mais de 45 anos, que jogam para se manter em atividade antes de tentar entrar para o Champions Tour, aos 50 anos.

Veteranos – Nesse grupo está o paraguaio Carlos Franco, de 47 anos, ganhador de quatro torneios do PGA Tour, que não se envergonha de jogar no circuito de acesso ou mesmo em seu circuito satélite, o PGA Tour Latinoamérica, para se manter em atividade. Esse também é o caso do australiano Peter Lonard, de 45 , que tem uma vitória no PGA Tour, do americano Shaun Micheel , de 44 anos, campeão de um major, e do também americano Skip Kendall, de  48 anos, que tem quatro vitórias no Web.com Tour.

Do grupo de 11 brasileiros, Alexandre Rocha é sem dúvida o mais cotado para vencer em casa, ao lado de Fernando Mechereffe, que joga sua segunda temporada no circuito, e de Lucas Lee, que está tendo um grande ano no OneAsia Tour. A eles se junta Ronaldo Francisco, o número 1 do Brasil, que joga no PGA Tour LA com patrocínio da YKP, e seus colegas de circuito Philippe Gasnier, Daniel Stapff e Odair Lima.

Latinos – Além dos brasileiros haverá mais 12 latinoamericanos em campo, com destaque para Franco, que já ganhou duas vezes o Aberto do Brasil, o ascendente colombiano Miguel Villegas e o chileno Benjamin Alvarado, que vem fazendo carreira no PGA Tour LA. Entre os não americanos em campo, os brasileiros (11) são maioria, seguidos pelos australianos (9), canadenses (4), colombianos (3), neozelandês (3) e coreanos (3).


Confira os dez jogadores de maior destaque esta semana, no Brasil Classic

Alexandre Rocha
O brasileiro de 35 anos joga sua terceira temporada consecutiva do PGA Tour, após cinco anos no Tour Europeu. Em 2012, conquistou os dois melhores resultados do Brasil na história do PGA Tour ao ser vice-campeão no Reno-Tahoe Open e quarto colocado no Frys.com Open. Este ano, com cartão condicional para o PGA Tour, jogou apenas dois torneios na temporada. Decidiu investir no Web.com Tour, onde foi quarto colocado na Colômbia e está em 14º no ranking.

Benjamin Alvarado
O chileno de 27 anos foi o segundo do ranking do extinto Tour das Américas de 2011, com dois títulos (Chile e Peru). Em 2012, jogou seis torneios do PGA Tour LA, passou todos os cortes e teve três Top 10. Em 2013, abriu a temporada do PGA Tour LA com um 3º lugar no México, e foi quarto colocado na etapa do Chile do Web.com.

Brice Garnett
O americano de 29 anos, sétimo do ranking, sétimo do ranking do Web.com Tour. Em 2012, jogou sua primeira temporada completa no circuito de acesso ao PGA Tour e teve quatro Top 10s. Este ano, ele não passou os dois primeiros cortes do ano, mas reagiu sendo vice-campeão no Chile e 22º na Louisiana, onde fez sua melhor volta do circuito, com 63 tacadas (-8).

Carlos Franco
O argentino de 47 anos venceu quatro torneios do PGA Tour entre 1999 e 2004 e tem dois Top 10 no Masters (1999 e 2000). Gosta de jogar aqui, onde venceu o Aberto do Brasil em 2001 e 2003. Tem 23 vitórias profissionais. Jogou quatro torneio do PGA Tour LA em 2012, com dois Top 10. Este ano, foi terceiro no segundo torneio do México. Sua última temporada completa do PGA Tour foi em 2008. Desde então joga eventos do Web.com e do PGA.

Danny Lee
Coreano naturalizado neozelandês, de 22 anos. Profissionalizou-se em 2009, como um das promessas do golfe mundial ao vencer um torneio do Tour Europeu (Johnnie Walker Classic) e jogar o Masters. Em 2011, venceu o WNB Golf Classic, do Web.com Tour e ganhou o cartão para o PGA Tour de 2012, mas não o manteve. Em 2013, voltou ao Web.com, passou três cortes de quatro e foi sexto no Chile. Jogou 64 (-7) na primeira volta na Colômbia, igualando o recorde do campo.

Kevin Foley
O americano de 25 anos é o único dos quatro ganhadores da temporada do Web.com Tour a vir jogar no Brasil. Ele venceu o torneio de estreia, no Panamá, depois de passar o corte na Colômbia, mas ficar fora das finais no Chile e Louisiana. Em 2012, jogou quase toda a temporada do Web.com Tour, conseguindo quatro Top 10s. Foley está em quarto no ranking do circuito e será o mais bem ranqueado em campo esta semana.

Manuel Villegas
O colombiano de 28 anos, irmão de Camillo Villegas, campeão de três torneios do PGA Tour, que não veio ao Brasil. Em maio de 2012 sofreu uma fratura num dedo da mão direita, jogou pouco e perdeu o cartão do PGA Tour LA. Jogando a temporada de 2013 com um convite da Federação Colombiana, estreou com vitória no segundo torneio do México, em Guadalajara.

Michael Putnam
O americano de 29 anos já jogou três temporadas no PGA Tour. Em 2012, conseguiu dois vice-campeonatos e um nono lugar no Web.com, mas não conseguiu voltar ao PGA Tour. Dos quatro torneio deste ano, passou o corte em três: foi 15º na Colômbia e vem de um sexto lugar na Louisiana. É irmão de Andrew Putnam, que joga no Web.com, mas não veio ao Brasil.

Roland Thatcher
O americano, de 38 anos, é o 13º do ranking do Web.com Tour. Ele já jogou quatro temporadas no PGA Tour. Em 2009, foi vice-campeão do Buick Open, perdendo o título para Tiger Woods. Tem três títulos do Web.com, os dois últimos em 2007. Acumula ainda dois vice-campeonatos, um terceiro e 18 Top 10s no circuito.

Shaun Micheel
americano de 44 anos (pronuncia-se Maquíl) cujo único título do PGA Tour foi conquistado num major, o PGA Championship de 2003. Após problemas médicos, voltou a jogar bem em 2006, ano em que foi vice do PGA Championship, vencido por Tiger Woods, e sétimo no Deutsche Bank Championship. Ainda em 2006, foi vice-campeão do HSBC World Match Play Championship, onde derrotou Woods na primeira rodada. É um dos três jogadores em toda a história a fazer albatroz no US Open, no buraco 6 de Pebble Beach, em 2010. Seu único título do circuito de acesso foi em 1999.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados