Brasil será representado por nove profissionais e um amador no Brasil Champions by Embrase

25/03/2016

Torneio do Web.com Tour com US$ 700 mil em prêmios, será na próxima semana, no São Paulo

 

Sem Adilson da Silva, melhor brasileiro do ranking mundial, que não vem para o torneio, a equipe YKP/Azeite 1492 de golfe será representada no Brasil Champions por seus dois outros integrantes, Daniel Stapff e Ronaldo Francisco, na foto com Yim KIng Pa, da YKP, seu patrocinador

por Ricardo Fonseca

Alexandre Rocha, que é membro do circuito; e Lucas Lee, que joga no PGA Tour, mas vai exercer seu direito downgrade por não ter vaga no Houston Open da próxima semana, são os únicos brasileiros que entraram direto na chave do Brasil Champions by Embrase Segurança e Serviços, torneio do Web.com Tour, com US$ 700 mil em prêmios, que vai ser jogado de quinta a domingo da próxima semana, no São Paulo Golf Club.

Ronaldo Francisco, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, vai jogar convidado da Embrase, enquanto seu companheiro de equipe Daniel Stapff, e Rodrigo Lee, que são membros do PGA Tour Latinoamérica, jogam a convite dos organizadores, ao lado ainda de Rafael Becker e Rafael Barcellos. André Tourinho, que virou profissional recentemente, entrou ao ficar com a única vaga de uma seletiva, enquanto Felipe Navarro e o amador Pedro da Costa Lima, representarão o São Paulo, que como clube anfitrião tinha direito a duas vagas.

Lista final – Os demais jogadores só serão conhecidos no final desta sexta-feira, quando termina o prazo de inscrição. Desde que foi criado, em 2013, para servir de plataforma para os brasileiros que sonham em representar o Brasil nos Jogos do Rio 2016, nenhum brasileiro venceu. Os campeões foram o chileno Benjamín Alvarado (2013) e os americanos Jon Curran (2014) e Peter Malnati (2015).

Alvarado chegou a jogar no PGA Tour, mas hoje está de volta do PGA Tour Latinoamérica e é o 1541º do mundo. Curran passou ao PGA Tour, ficou e já teve cinco Top 10, incluindo um vice-campeonato em Porto Rico no ano passada. Malnati, que era do PGA Tour em 2014 e voltou ao circuito em outubro, quando começou a temporada 2015/2016, venceu o Farms Championship no ano passado e estreou este ano com um sexto lugar no Torneio do Campeões, mas depois disso perdeu seis cortes em oito torneios e ficou nas últimas colocações nos outros dois.

Retrospecto – O Brasil foi bem no torneio de 2013, o primeiro, quando sete jogadores passaram o corte. Phillippe Gasnier, em 15º, conseguiu o melhor resultado de um brasileiro na história do torneio, seguido por Odair Lima (17º), Rafael Becker (26º), Alexandre Rocha (29º) Fernando Mechereffe (47º), Erik Andersson (72º) e Rafael Barcellos (73º).

A partir daí os resultados brasileiros foram declinando. Em 2014, apenas três brasileiros passaram, o corte: Lucas Lee (21º), Ronaldo Francisco (41º) e Fernando Mechereffe (62º). No ano passado, só Lucas Lee passou, terminando em 69º. Só Lucas, que volta este ano, e Mechereffe, que abandonou a carreira, passaram dois cortes no Brasil Champions.

Rio 2016 – O Brasil Champions é uma valiosa oportunidade para os brasileiros que precisam marcar pontos no ranking mundial para se classificar para os jogos olímpicos, sobretudo para Lucas e Alexandre, os mais perto da segunda vaga do Brasil, uma vez que Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492, que não vai jogar aqui, vai garantindo a primeira. Daniel Stapff que também está no ranking mundial ainda tem chances, assim como Becker. Não há mais brasileiros no ranking mundial.

O torneio vai distribuir pontos até o 17º colocado e empatados, sendo 14 para o campeão e 1,2 para os últimos. Uma vitória em São Paulo colocaria tanto Lucas como Rocha no ranking olímpico. Becker e Stapff chegariam perto, algo como 400º do ranking mundial, e precisariam subir depois para 300 e pouco para garantir vaga no Rio 2016.

 

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados