Brasileiro Juvenil: a vez da nova geração

25/07/2012


Sem nenhum ex-campeão em campo, talentos de até 18 anos de todo o país disputam título vago


Kitahara: campeão pré-juvenil de golfe em 2009 é um dos favoritos ao título brasileiro até 18 anos
Kitahara: campeão pré-juvenil de golfe em 2009 é um dos favoritos ao título brasileiro até 18 anos

O campeão brasileiro juvenil de 2007 foi Felipe Navarro, que acaba de virar profissional. Em 2008 e 2009, a coroa coube a Rafael Becker, hoje iniciando seu último ano no golfe universitário americano. Thomas Mantovanini e Gustavo Chuang, vencedores em 2010 e 2011, também não são mais juvenis e recém iniciaram carreira universitária nos EUA. Assim, não haverá ninguém em campo para defender o título brasileiro juvenil a partir de hoje, quarta, no Gávea Golf & Country Club, no Rio, onde um campeão vai ser coroado nesta sexta-feira com a esperança de repetir a trajetória de sucesso dos que o antecederam.

A vez agora é dos últimos dos campeões brasileiros nas categorias pré-juvenil (até 15 anos), infanto-juvenil (até 13 anos) e infantil (até 11 anos), que estão prontos para o desafio de tentar repetir suas conquistas na categoria principal. Entre meninos de 16 a 18 anos, favoritos para levar o título de campeão brasileiro juvenil de 2012, estão os campeões pré-juvenis dos últimos três anos – Leonardo Kitahara (2009), Antônio Douat (2010) e Pedro Junqueira (2011), que aparecem em rodízio na chamada principal em nossa página de abertura – e três dos últimos quatro campeões infanto-juvenis – Henrique Pombo (2008), Matheus Balestrin (2009) e Marcos Negrini (2010), esse concorrendo ainda ao título pré-juvenil.

Novos talentos – Felizmente a safra de novos talentos não se restringe a eles. João Paulo da Silva, que acaba de ser campeão até 18 anos da etapa sul-americana da Faldo Series, é outro forte candidato ao título, ao lado de Homero de Toledo e Anderson Nunes, que acabam de defender o Brasil no Junior British Open (até 16 anos). Entre os destaques estão ainda Cristian Barcelos, Thor Salen, William Clarke, Alan Dietrichkeit e Kevin Ribeiro da Silva, entre muitos outros.

Para o título pré-juvenil também há muitos candidatos. Além de Negrini, os mais experientes são Pedro Nagayama, Thomas Sampaio, Ulisses de Toledo, Lucas Gabriel dos Santos, Lucas de Oliveira, Kaio Nascimento e Rafael Ventriglia, entre outros. No grupo até 13 anos, Rohan Boettcher vem reinando absoluto, mas terá o desafio dos paraguaios Jose David Valdez e Elke Szmuc. E na turma até 11 anos, Thomas Choi não deverá ter adversários.

Feminino – Entre as meninas, Giulia Mallmann é a única entre 16 e 18 anos, mas na faixa seguinte, Julia Debowski, além de tentar conquistar o tricampeonato brasileiro pré-juvenil vai ter a chance de levar ainda o título principal, que ficou para a argentina Liliana Cammisa, em 2010, e para a paraguaia Paloma Vaccaro, em 2011. Nove das 15 mulheres em campo são da categoria até 13 anos, onde se destaca Giovanna Yabiku, entre outras.

Mas a maior novidade do Campeonato Brasileiro Juvenil de 2012 é que após uma década ele volta a ser disputado no meio do ano e não em janeiro. Nos anos anteriores, a principal competição até 18 anos do país era disputada quando os meninos e meninos estavam voltando de férias e os clubes não se encontravam em seu melhor estado, com prejuízo do índice técnico.

Calendário – Este ano, porém, o Brasileiro Juvenil vai ser jogado depois que a grande maioria dos participantes já disputou as quatro etapas do circuito nacional, a última delas junto com a Faldo Series, uma mudança que merece ser aplaudida. Pena, apenas, que o calendário dos juvenis se encerre aqui, no meio do ano, com a próxima competição nacional para meninos e meninas até 18 anos estando prevista apenas para fevereiro de 2013.

O 23º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil de golfe é patrocinado pelo HSBC e conta pontos para o ranking nacional da categoria e para o ranking mundial amador, tanto no masculino como no feminino.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados