Brasileiro Juvenil: Andrey Xavier abre uma de vantagem sobre Lucas Park, que defende o título

25/07/2018

No feminino, Lauren Grinberg dispara na frente em busca de seu quinto título sub 18, no TSJGC

 Lauren e Andrey: líderes isolados após a primeira das três rodadas, no Terras de São José. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

por: Ricardo Fonseca

O gaúcho Andrey Xavier, do Belém Novo, fez um eagle-2 do meio da raia do buraco 16, seu sétimo do dia, a caminho de jogar 69, três abaixo do par, e assumir a liderança isolada do 29º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe, que começou a ser disputado nesta quarta, 25 de julho, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu. O torneio de 54 buracos, que termina na sexta, 27, vale para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para os rankings nacional e da Federação Paulista de Golfe (FPG) até 18 anos.

Andrey, que venceu a etapa do Tour Juvenil do Rio Grande do Sul este ano, e é quinto do ranking da categoria, jogou uma abaixo em seus primeiros nove buracos, onde fez ainda um duplo bogey, um bogey e dois birdies, e fechou o dia com mais dois birdies nos nove finais, incluindo o buraco 9, de par 5, por onde fechou a rodada. Ele é seguido de perto por Lucas Park, do Paradise, o defensor do título, que jogou 70, com três birdies, um no primeiro buraco (10) e dois nos dois últimos. Seu único bogey do dia foi no buraco 5 (14º do dia), depois de ter feito 12 pares consecutivos.

Destaques – Dois jogadores dividem o terceiro lugar, com 72 tacadas, o par do campo: Pietro Alvim, do São Fernando, que fez três birdies e três bogeys e foi líder na sede até a chegada do último grupo, e Daniel Celestino, do Graciosa (PR) que foi o segundo que mais fez birdies na rodada, seis no total – três deles em pares 5 -, vantagem devolvida com um duplo bogey e quatro bogeys. Matheus Park, do Paradise, irmão mais novo de Lucas, fez cinco birdies para jogar 73 (+1), e empatar com Thomas Choi, do São Paulo, o recordista de birdies no dia, com 7, que vinha três abaixo nos oito primeiros buracos, antes de fazer três duplos bogeys seguidos, do 10 ao 2. Esses seis são também os líderes da categoria juvenil (16 a 18 anos).

A seguir está o líder pré-juvenil Guilherme Grinberg, que jogou 74 para empatar em sétimo na classificação geral com Tomas Afonso Ribeiro, do Terras de São José, e João Vitor Toledo, de Brasília, nono, com 75. Empatados em décimo, com 77 (+5) estão Sebastian Thrane, do Clube de Campo, Gabriel Velasco, do Belém Novo (RS), e Jair Benke Junior, do Pine Hill (PR), que vem de uma vitória numa esvaziada etapa do Tour Nacional Juvenil, na última semana, no Rio de Janeiro e fechou sua volta com um eagle-3 no último buraco.

Pré-Juvenis – Na classificação exclusiva dos pré-juvenis (14 e 15 anos), Gui Grinberg, que defende o título da categoria, ganho em 2017, fez dois birdies nos três buracos finais para jogar 74 tacadas, duas acima, e liderar com cinco de vantagem sobre os adversários. Gui, que saiu uma hora e meia antes dos últimos jogadores do dia, foi líder na sede da classificação geral durante mais de uma hora, até ser superado por Pietro Alvin.

Rafael Benadiba, do São Fernando, apesar de ter feito três birdies em sua volta, terminou em segundo entre os pré-juvenis, com 79 tacadas, sete acima, vítima de três duplos bogeys. Em terceiro, com 80, sem um birdie sequer, vem Pedro Henrique dos Santos, do Alphaville (PR), seguido por Marcos Park, do Paradise, com 82. Luiz Felipe Bossetto, do Arujá, e Stefano Thrane, do Clube de Campo, completam os Top 5, com 84 tacadas.

Mais líderes – Entre os meninos de 12 e 13 anos, Pedro Pelicioni, do Ipê, e Matheus Moretini, do Curitibano (PR) lideram com 81 tacadas, seguidos por Guilherme Ziccardi, do São Paulo, com 89. A seguir estão João Pedro Bossetto, do Paradise, com 90, e Jeremias Torquato, do campo público de Japeri, com 92.

Entre os mais novos, de até 11 anos, Eduardo Nonaka, do Arujá, lidera com 94, seguido de perto por Yoonje Choi, do Terras de São José, aluno da Jack Nicklaus Academy, com 96. Pedro Salioni, do São Fernando, vem em terceiro, com 98, e Nelson Shikicima, do Paradise, completa a turma, em quanto, com 105.

Feminino – Entre as mulheres, Lauren Grinberg, da equipe da Barry University (EUA), a mais premiada juvenil do país da última década, com dois títulos brasileiros pré-juvenis (2014 e 2-015) e dois juvenis (2014 e 2016) jogou duas acima de ida, com um duplo bogey e fez mais um bogey no penúltimo buraco, para jogar 75 tacadas, três acima do par, e liderar por duas de vantagem. Ela é seguida de perto por Laura Caetano, de Brasília, que defende o título ganho no ano passado no Clube de Campo, que jogou 77 (+5), com dois birdies – um a mais do que Lauren, mas também um duplo bogey e cinco bogeys.

A outra única menina a quebrar as 80 tacadas foi Meilin Hoshino, do São Paulo, que jogou 79, com quatro birdies, recorde feminino do dia. Ana Sung Marques, do Arujá, vem em quarto com 82, seguida por duas jogadoras empatadas em quinto, com 84: Fernanda Lacaz, do São Fernando, que não fez birdies e jogou sete acima nos quatro pares cinco do campo, e Brenda Dorigatti Pigatto, de Caxias (RS), que fez um birdie em sua volta.

Idades – Na classificação exclusiva das juvenis (16 a 18 aos), Lauren lidera seguida por Laura e Ana Sung. Na pré-juvenil, Meilin Hoshino, com suas 79 tacadas abriu grande vantagem sobre Maria Emília Pereira, do Itanhangá, a defensora do título, que jogou 91, com 16 acima de ida e três acima nos nove buracos finais. Maria Julia Ribeiro, do Costão (SC), vem em terceiro, com 94.

Na categoria feminina até 13 anos, Marina Nonaka, do Arujá, lidera com 98 tacadas, contra 110 de Isabela Santos Franceschi, do Alphaville (PR). A seguir vêm duas meninas do Curitibano (PR): Beatriz Pinheiro, com 123, e Victoria Fontoura Cavali , com 126.

Copa Juventude – Na Copa Juventude, entre trincas de dois homens e uma mulher indicados por cada entidade, a Federação Paulista de Golfe, de Lucas, Matheus e Ana Sung lidera, com 143 tacadas, contra 146 da Federação Rio-Grandense de Golfe, que tem Andrey, Brenda Pigatto e Gabriel Velasco.

O 29º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe tem patrocínio Master da Kia, patrocínios da Wool Line e BSH Law e apoio da Brassuco. O hotel oficial é o Novotel Golf & Resort Itu. A realização é da Confederação Brasileira de Golfe, em parceira com a Federação Paulista de Golfe, Terras de São José Golfe Clube, Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e R&A.

Resultados completos

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados