Brasileiro Juvenil: Barcelos lidera e pode fazer história no Gávea

27/07/2012


Menino de Japeri pode se tornar o primeiro campeão brasileiro vindo de um campo público


Barcelos: provando que Japeri é muito mais do que um sonho de interação social através do golfe
   Barcelos: provando que Japeri é muito mais do que um sonho de interação social através do golfe

Cristian Barcelos jogou 69 tacadas, o par do campo e melhor volta desta quinta-feira, para virar o jogo e assumir a liderança isolada do 23º Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe, que termina nesta sexta, no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. Barcelos, que vinha de uma volta de 70 tacadas na estreia, soma agora 139, uma acima do par e tem duas de vantagem sobre o carioca Pedro Junqueira, que também jogou 69 no segundo dia.

Barcelos, de 17 anos, pode fazer história esta semana se conseguir manter a vantagem na rodada final e se tornar o primeiro campeão brasileiro da história formado em um campo público, o de Japeri, na Baixada Fluminense, onde aprendeu a jogar e treina até hoje. Credenciais para isso ele tem. Barcelos estreou este ano em campeonatos do ranking brasileiro adulto com um décimo lugar em Brasília e foi terceiro colocado do Aberto do Rio, no Gávea, em junho, depois de ter jogado 67 no primeiro dia.

Destaques – Pedro Junqueira, de 16 anos, começa a rodada final perdendo por duas, mas apesar de ser do vizinho Itanhangá, ele se sente à vontade no Gávea e é o atual campeão brasileiro pré-juvenil (até 15 anos). O paranaense Henrique Pombo, que jogou 71, vem em terceiro, com 144 tacadas, cinco atrás de Barcelos, com um dos últimos com chances de lutar pelo título.

O gaúcho William Clarke, líder do primeiro dia com 68, piorou para 80 no segundo dia e caiu para o quinto lugar, empatado com Homero de Toledo, que representou o Brasil no Junior British Open e vem com duas voltas de 74, e com João Paulo da Silva, campeão até 18 anos da Faldo Series (71-77). Antonio Douat, campeão brasileiro pré-juvenil de 2010, jogou 72, a quarta melhor volta do dia, para se recuperar das 80 tacadas da estreia e subir para o oitavo lugar.

Pré-juvenis – Thomas Sampaio, o quarto colocado na classificação geral, com 146 (74-72) tacadas, sete a mais do que Barcelos, até tem chances de lutar pelo título principal, mas o de campeão brasileiro pré-juvenil já é quase dele, que joga em casa. Sampaio lidera a categoria com nove tacadas de vantagem sobre Marcos Negrini, do Damha Golf Club, de São Carlos (SP), que tem 155 (80-75) tacadas. E tem 15 de vantagem sobre os empatados em terceiro, com 161: Pedro Nagayama, Lucas dos Santos e Ulisses de Toledo.

Nas demais categorias de idade, não houve mudanças no placar. Rohan Boettcher, de Santo Cruz do SUL (RS) jogou 72 para somar 150 tacadas e abrir quatro de vantagem sobre Daniel Celestino entre os infanto-juvenis (até 13 anos). O paraguaio Jose David Valdez vem em terceiro, com 167. E Thomas Choi, do Paradise de Mogi (SP), lidera a categoria infantil (até 11 anos) com 154 tacadas e seis de vantagem sobre Ivan Valdez, também do Paraguai. Fabricio Saboya, do country gaúcho, vem em terceiro, com 173.

Feminino – Entre as meninas, Vitória Teixeira jogou 73, a melhor volta de todo o torneio feminino e única abaixo de 80, para ampliar sua vantagem para dez tacadas. Ela tem agora 154 tacadas, contra 164 de Carolina Yamada, que jogou 81. Julia Debowsky vem em terceiro, com 172, empatada com Celia Luz, que é a virtual campeã pré-juvenil depois de abrir 19 de vantagem sobre Thuane Oliveira, que tem 191. Na turma até 13 anos, a disputa pelo título está entre Luiza Caetano, com 176 tacadas, e a paraguaia Elke Szmuc, com 177. Giovanna Yabiku vem a seguir, com 181.

O 23º Campeonato Brasileiro Amador Juvenil de Golfe é patrocinado pelo
HSBC e conta pontos para o ranking nacional da categoria e para o
ranking mundial amador, tanto no masculino como no feminino.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados