Brasileiro Juvenil: com festival de birdies, Renato da Silva Filho surpreende favoritos

24/07/2019

Beatriz Junqueira lidera no feminino, com Isu Choi na frente entre as pré-juvenis

Renato Silva Filho comemora birdie (acima) e Beatriz Junqueira, no impacto (abaixo). Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

por | Ricardo Fonseca

Renato da Silva Filho, ainda pré-juvenil, soube aproveitar a vantagem de jogar em casa para fazer o recorde de sete birdies, para jogar cinco abaixo do par, e surpreender os favoritos, muitos até três anos mais velhos do que ele, e ser o líder do 30º Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil e Juvenil, que começou a ser jogado nesta quarta-feira, 24 de junho, e prossegue até sexta, 26, no Clube Curitibano, em Quatro Barras (PR), na região metropolitana de Curitiba. Entre as meninas, a carioca Beatriz Junqueira, do Itanhangá, saiu na frente e ainda abriu quatro tacadas de vantagem.

Renato vinha jogando uma acima do par até o buraco cinco, onde fez bogey, antes de reagir com quatro birdies consecutivos para passar à frente no placar. Ele fez outro bogey no 11, mas se recuperou com mais três birdies nos seis buracos finais, para liderar com 67 tacadas, cinco abaixo, e uma de vantagem sobre o gaúcho Andrey Xavier, do Belém Novo, brasileiro mais bem colocado do ranking mundial amador de golfe (WAGR) para o qual o evento é válido. Andrey fez a única volta sem bogeys do dia – foram quatro birdies – para jogar 68 e ser o líder na classificação exclusiva dos juvenis (16 a 18 anos).

Gui Grinberg, do São Paulo GC, que estreia como juvenil, depois de ser bicampeão brasileiro pré-juvenil (14 e 15 anos), fez três birdies, chegou a estar com duas abaixo, antes de fechar o dia com bogey no 18 e ficar em terceiro, com 71 (-1) a última volta abaixo do par do dia. Marcos Park, do Paradise, outro pré-juvenil, fechou os primeiros nove buracos com três birdies consecutivos, para ser o líder geral, mas antes de terminar a rodada com duplo bogey no 18 e cair para quarto, no par de campo.

Mais destaques – Matheus Park, irmão mais velho de Marcos, fez um eagle e quarto birdies, mas também devolveu duas tacadas no traiçoeiro 18, com água antes do green, para empatar em quarto, com 72. Tomas Afonso Ribeiro, do Terras de São José, chegou a estar entre os primeiros, antes de fechar o dia em sexto, com 73 tacadas. Thomas Choi, do São Paulo GC, que defende o título, continua a não se achar com o novo swing que está construindo depois de perder 15 quilos. Ele fez apenas um birdie, e estreou em oitavo, com 75 tacadas (+3).

Na classificação dos juvenis, Andrey lidera três à frente de Gui, seguido por Matheus e Tomas Afonso. Na pré-juvenil, Renato tem cinco de vantagem sobre Marcos Park, que vem bem à frente de Deivid de Oliveira, do Rio de Janeiro, que jogou 79. Na até 13 anos, o coreano Yoonje Choi, do Terras de São José, e Pedro Miyata, do São Fernando, dividem o primeiro lugar, com 80 tacadas. E na até 11 anos, Nelson Shikicima, do Paradise, jogou 93 e abriu 13 de vantagem.

Feminino – Na competição feminina, Beatriz Junqueira, do Itanhangá, mostrou estar recuperada da lesão no joelho que a afastou das competições por mais de um ano e a fez retornar aos poucos. A carioca foi líder abaixo do par em mais da metade dos buracos, antes de terminar com 73, uma acima, e quatro de vantagem sobre as adversárias. Ela é seguida por duas jogadoras do Arujá, que têm em comum terem sido reveladas no projeto Golfe Nota 10, da Federação Paulista de Golfe (FPG): Samire Oliveira, segunda colocada com 77, e Ana Sung Marques, terceira, com 78.

Fernanda Lacaz, do São Fernando, a número 1 do ranking nacional adulto, estreou em quarto lugar, com 81 tacadas, empatada com Maria Emília Pereira, do Itanhangá, e a coreana Isu Choi, do Terras de São José. Meilin Hoshino, do São Paulo, que defende o título pré-juvenil, vem a seguir, com 83.

Na classificação juvenil, Beatriz lidera, seguida por Samire, Ana Sung, Fernanda e Maria Emília. Na pré-juvenil, Isu Choi está na frente, seguida por Meilin e Marina Nonaka, do Arujá, que jogou 86. E na até 13 anos, Maria Eduarda Cheuiche, do Dunas Clube gaúcho, lidera com 106 tacadas, seguida por Maria Eugenia Peres, do Campestre de Pelotas, com 109, e Lívia Tomazoni da Silva, de Santa Catarina, com 122.

Equipes – Na Copa Juventude, torneio entre federações, por equipes formadas por uma menina e dois meninos, valendo os dois melhores resultados por buraco, o time de São Paulo, com Gui, Matheus e Ana Sung, lidera com 136 tacadas, contra 138 do Paraná de Renato, Arthur Locoman e Beatriz Pinheiro. O Rio de Janeiro de Beatriz, Deivid e Tiago Ventura, vem a seguir, com 145. O Rio Grande do Sul, que não estava na lista por falta de uma menina entre as juvenis ou pré-juvenis, inscreveu Maria Eduarda, da até 13 anos, que ao lado de Andrey e Luciano Aquino, somaram 154 tacadas.

Resultados completos

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados