Brasileiro Juvenil Herik Machado é campeão de ponta a ponta

27/07/2014


Revelação gaúcha supera adversários por oito tacadas. Lauren vence entre as meninas


Revelação gaúcha supera adversários por oito tacadas. Lauren vence entre as meninas
Lauren e Herik: os novos campeões brasileiros juvenis de golfe

Texto e fotos: Thais Pastor

O gaúcho Herik Machado, de 17 anos, continua a fazer história no golfe brasileiro. Depois de chegar à liderança do ranking brasileiro adulto durante a temporada, classificar-se para a final mundial da Faldo Series e de conquistar uma vaga para defender o país no Campeonato Mundial Amador por Equipes, o Troféu Eisenhower, o menino de origem humilde que se tornou a maior revelação do golfe brasileiro desta década conquistou de ponta a ponta o título do 25º Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe, disputado de sexta a domingo, no Clube de Campo de São Paulo, debaixo de chuva e frio.

Herik, revelado no programa Novos Talentos da Federação Riogradense de Golfe, saiu na frente ao jogar 70, uma abaixo do par e abrir uma tacada de vantagem sobre o paulista Pedro Nagayama e o paranaense Homero Sobrinho. Antônio Douat, vinha a seguir, com 72, elevando para quatro o número de jogadores separados por apenas duas tacadas, entre os 33 meninos da chave principal.

Reação – Douat reagiu no segundo dia ao jogar 71, a melhor volta da rodada, e subir para segundo lugar. Mas Herik, que marcou 72 par voltar ao par do campo na soma dos dois dias, ainda liderava por uma. Os demais adversários que vinham entre os primeiros não conseguiram repetir os bons resultados da véspera: Homero jogou 77 e Nagayama 78, para deixar a disputa pelo título. O gaúcho Rohan Boettcher, que jogou 75 na estreia, melhorou para 72 e subiu para terceiro lugar, cinco atrás do líder.

Mas foi no domingo, na volta final, que Herik demonstrou todo o talento que o fez ganhar o apelido de “Galo Cinza”, uma referência a uma piada popular no Rio Grande do Sul sobre o galo bom de briga. Em mais um dia com muita chuva e frio, Herik despachou os adversários ao jogar 67, quatro abaixo do par e melhor volta de toda a semana, para vencer com quatro abaixo do par no total e oito de vantagem sobre os adversários. Um título que o coloca definitivamente na história do golfe brasileiro.

Douat jogou 74 para somara quatro acima e ser vice-campeão, oito tacadas atrás de Herik. Boettcher também marcou 74 para terminar em terceiro, empatado com Pedro Junqueira, que defendia o título ganho em 2013, e jogou 71, a segunda melhor volta do domingo e sua melhor da semana. Homero ficou em quinto, com Nagayama e o gaúcho Matheus Balestrin empados em sexto.

Pré-juvenis – Na categoria pré-juvenil, para jogadores de até 15 anos, o campeão foi Boettcher, que somou 221 tacadas. O paulista Victor Costa Pinto, de São José dos Campos, ficou em segundo, com 226, seguido por Daniel Celestino, que levou o terceiro lugar com 235 tacadas. apenas uma tacada de vantagem sobre o paulista Thomas Choi, de apenas 12 anos. Thales Nunes da Cruz e Rodrigo Ferrari dividiram o quinto lugar, com 243 tacadas.

Na categoria infanto-juvenil (até 13 anos), Tomas Afonso Ribeiro, do Damha Golf Club, foi campeão com 251 tacadas e seis de vantagem sobre Jack Loughridge. Sebastian Thrane ficou em terceiro, seguido por Arthur dos Santos e Pedro Marchioni. E na infantil, até 11 anos, os medalhistas foram Guilherme Nunes Grinberg, Nikolas Kogiaridis e Pedro Henrique dos Santos.

Meninas – Entre as meninas, Lauren Nunes Grinberg, de apenas 14 anos, que vinha de uma boa atuação no Amador do Brasil, onde estreou em segundo e chegou a liderar na segunda volata, ficou com os dois principais troféus em disputa ao ser campeã juvenil e pré-juvenil. Lauren, treinada por Steve Bergner, venceu com 235 tacadas, contra 240 de Carol Yamada (a melhor juvenil – 16 a 18 anos) e 245 de Giovanna Yabiku. As irmãs Luiza e Laura Caetano ficaram em quarto e quinto lugar.

Entre as pré-juvenis, a vantagem de Lauren foi ainda maior, com Giovanna em segundo e Luiza em terceiro. Na até 13 anos, Ana Beatriz Cordeiro venceu com 264, seguida por Karen Hoshino e por Camila Rebelo Kogiaridis.

Equipes – Houve ainda uma competição entre federações, onde o Rio Grande do Sul, mesmo desfalcado por ser o único time sem meninas na equipe de três (dois homens e uma mulher, valendo os dois melhores resultados do dia) foi campeão com Herik e Balestrin. Homero Douat e Carol deram o vice-campeonato para o Paraná/Santa Catarina, enquanto o Rio de Junqueira, Anderson Nunes e Giulia Mallmann ficava em terceiro.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados