Brasileiro Juvenil: Ulisses vira jogo, com Balestrin em segundo

02/08/2013


Negrini cai para terceiro, empatado com Mattos. Vitória amplia liderança no feminino


Ulisses: líder isolado do Campeonato Brasileiro JUvenil de Golfe, em Brasília, sem jogar acima do par
Ulisses: líder isolado do Campeonato Brasileiro JUvenil de Golfe, em Brasília, sem jogar acima do par

por: Ricardo Fonseca

Apesar de um duplo bogey no buraco final, que o impediu de ser o único a quebrar o par do campo no segundo dia, a volta de 72 tacadas foi o suficiente para o paranaense Ulisses de Toledo Júnior, do Alphaville, manter a liderança geral e da categoria pré-juvenil (até 15 anos) do 24º Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe, que terminar nesta sexta, no Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal. Ulisses, de apenas 15 anos, que enfrenta 23 jogadores mais velhos do que ele, soma agora 143 tacadas (-1) e é o único jogador abaixo do par após 36 buracos no campo desenhado por Robert Trent Jones ao lado do lago Paranoá.

O gaúcho Matheus Balestrin, do Porto Alegre CC, jogou 72, o par do campo, pelo segundo dia consecutivo, para ficar em segundo, uma atrás do líder. Paulo Mattos, do VistaVerde, de São Paulo, jogou a terceira volta de 72 tacadas desta quinta-feira, para subir para o terceiro lugar, com duas acima, empatado com Marcos Negrini, do Damha Golf Clube, de São Carlos, o líder da véspera, que jogou 76. Negrini fez seu segundo eagle do torneio no buraco 8, de par 5, o mais fácil do campo, mas terminou a volta sem nenhum birdie, além de quatro bogeys e um duplo bogey.

Virada – Ulisses começou a virar o jogo logo no começo da segunda volta, ao abrir o dia com dois birdies consecutivos e fazer outro no buraco 5. Apesar de um bogey no 9, jogou duas abaixo de ida. O paranaense fez mais dois birdies na segunda volta, mas também fez dois bogeys e um duplo bogey no buraco final, para devolver as duas tacadas da primeira metade do campo. Balestrin também jogou duas abaixo de ida, com um bogey, mas devolveu as duas tacadas na segunda metade do campo.

A volta mais impressionante do dia foi de Paulo Mattos, que jogou o par do campo, apesar de um triplo bogey-7 no buraco 2. Ele tinha aberto o dia com birdie e fez mais três em seguida, nos buracos 5, 6 e 7, além de bogey no oito, para jogar o par de ida. Na segunda metade do campo ele subiu para duas acima, com dois bogeys, mas reagiu com o primeiro eagle do torneio no 16, um par 5.

Destaques – Apenas mais três jogadores completaram os primeiros nove buracos abaixo do par no dia. Dois deles foram o carioca Pedro Franco, do Itanhangá, e o gaúcho Herik Oliveira, de Livramento. Eles estão empatados com quinto lugar, com cinco acima no total. Pedro jogou uma abaixo de ida e três acima de volta, com três birdies no dia, para jogar 74. Herik fez o mesmo placar com duas abaixo de ida, sem nenhum bogey, e quatro acima de volta, sem nenhum birdie.

Depois dos três 72 dos três líderes do torneio, as melhores voltas do dia foram de 73 tacadas, feitas por Pedro Nagayama, do São Fernando, que jogou uma acima de ida, com um bogey, e par de volta, com dois birdies e dois bogeys. Thor Salén, do Itanhangá, foi o último a quebrar o par na primeira metade do campo, com três birdies, para jogar 35. Mas jogou duas acima de volta, com mais um birdie.

Categorias – Na categoria juvenil, para jogadores de 16 a 18 anos, o duelo pelo título está entre Balestrin, que lidera no par do campo, e Negrini, que vem duas tacadas atrás. Pedro Franco e Herik correm por fora, cinco atrás do líder. Na categoria pré-juvenil (14 e 15 anos), O único com chances de barrar o líder Ulisses, com uma abaixo, é Mattos, que vem com duas acima. Rohan Boettcher, de Santa Cruz (RS), vem em terceiro 14 atrás do líder.

Entre os meninos com menos de 14 anos, que não competem na classificação geral, pois jogam de um conjunto de tees mais à frente, Daniel Celestino, do Alphaville, fez um birdie e em eagle para jogar 81 pelo segundo dia consecutivo para assumir a liderança isolada dos infanto-juvenis (12 e 13 anos), com 162 tacadas. Pedro Alvim, de Brasília, líder da véspera, com 80, jogou 84 e vem três tacadas atrás. Thomas Choi, do Terras de São José, é o terceiro, com 168 (81-87).

Entre os meninos até 11 anos, o gaúcho Fabricio Saboya, do Porto Alegre, jogou 84, a melhor volta da categoria, para se isolado em primeiro com 176. Guilherme Grinberg, do Lago Azul (SP), o outro líder da véspera, jogou 91 e vem sete tacadas atrás e duas à frente de Tomas Ribeiro, do Damha.

Meninas – Entre as mulheres, a carioca Vitória Teixeira, líder do primeiro dia com 79 tacadas, piorou para 83, mas isso bastou para ela ampliar sua vantagem na classificação gral de três para sete tacadas e ficar muito perto do bicampeonato. Ela soma 162 tacadas contra Carol Pereira, do São Fernando, que depois de 91 na estreia jogou 78, a melhor volta do campeonato, para somar 169. Lauren Grinberg, do Lago Azul (171) e Giovana Yabiku, de Campinas (172) ainda lutam pelo vice-campeonato.

As duas primeiras colocações se repetem na juvenil feminina, com Carolina Yamada, do Alphaville, em terceiro, com 176, 14 atrás da líder Vitória e sete atrás de Carol. Na pré-juvenil, Yabiku, que jogou 82 e 90, lidera com 11 de vantagem sobre Célia Nascimento, do Itanhangá, que marcou 95 e 86. Raquel Ventriglia, do Itanhangá, vem em terceiro, outras três tacadas atrás.

E entre as meninas de até 13 anos, Lauren Grinberg manteve a liderança, com a local Luiza Caetano três tacadas atrás. Laura Caetano, sua irmã, vem em terceiro, com outras duas tacadas de diferença.

Equipes – Na competição por federações, a Taça Juventude, onde valem os dois melhores resultados de uma equipe escolhida de dois meninos e uma menina, a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe ainda lidera, com cinco acima, agora empatada com a Federação Riograndense de Golfe. O Rio de Janeiro vem oito atrás, seguido por São Paulo, nove atrás.

O 24º Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil – Copa Juventude de Golfe é patrocinado pelo HSBC e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados