Brasileiro Sênior: Manuel Gama conquista tricampeonato de virada

09/11/2012


Presidente da Federação Paulista descontou seis tacadas de Gunn; Iijima foi o vice


Sergio Capri, vice do Itanhangá, e Paulo Pacheco, da ABGS, entagam troféu de campeão brasileiro de golfe sênior a Manuel Gama
Carpi, vice do Itanhangá, e Pacheco, da ABGS, entagam troféu de campeão a Gama. Fotos: Fábio Vicente

Depois de começar o dia perdendo por duas tacadas para Ronaldo Gunn, do Guarujá, e de ver sua desvantagem aumentar para quatro tacadas após nove buracos, Manuel Gama, do São Fernando, presidente da Federação Paulista de Golfe, virou o jogo nos nove buracos finais para conquistar o tricampeonato Brasileiro Sênior com quatro tacadas de vantagem Gunn, mas apenas uma à frente de Hideaki Iijima, do PL, que jogou 73, uma acima do par e melhor resultado da semana, para ser o vice-campeão. Os jogos foram disputados em três dias no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. O campeão recebeu a Taça Mário Gonzalez, de posse transitória.

Manuel Gama, que havia conquista o Campeonato Brasileiro Sênior em 2010 e 2011, no Paraná, melhorou seu resultado duas tacadas por dia para somar 237 (81-79-77) tacadas. Mesmo assim, teve um putt final sob pressão para não deixar que Hideaki Iijima levar o jogo para o desempate. O empresário japonês somou 238 (88-77-73) tacadas para ser o vice-campeão.

Resultados – Ronald Gunn, do Guarujá, que venceu o torneio em 2003, foi pentacampeão de 2005 a 2009, e liderava desde o primeiro dia, somou 241 (77-81-83). Gunn tinha quatro de vantagem sobre Gama no tee do 10, mas com um duplo bogey, seguido de bogey, cedeu o empate para Gama que fez par e birdie no 10 e no 11. A partir daí Gama só foi abrindo vantagem sobre Gunn, mas quase foi surpreendido por Iijima, que estava embocando de todos os lados.

O troféu de campeão foi entregue por Paulo Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Golfe Sênior, que ouviu de Gama elogios sobre sua gestão à frente da entidade. Sérgio Carpi, vice-presidente da Itanhangá, representou o clube anfitrião na entrega de prêmios.

Handicap – Na categoria com índex até 14, Mizuki Izaka, do Itanhangá, venceu com 213 tacadas, três abaixo de seu handicap. Gerson Cardoso, do Gávea, ficou em segundo, com 216, seguido por Gunn, com 217, e por Iijima, com 220.

Na 14,1 a 22, os três primeiros jogaram abaixo de seu handicap: Wagner Garcia, do Itanhangá, venceu com 208 (-8), seguido por Nivaldo Gomes Gerais, de Goiânia, com 213 (-3) e de Maurício Ferreira, do Morro do Chapéu, de Minas, com 215 (-1). E, finalmente, na 22,1 a 31, disputada no sistema stableford, Synval Moraes foi o campeão com 115 pontos, contra 108, de Walter Taurisano, do Clube de Campo, e 105 de João Jacob Vontobel, do Country gaúcho.

Feminino – Na competição feminina, disputada apenas em 36 buracos, quarta e quinta, Lídia Sawada, do Arujá, (abaixo) virou o jogo no segundo dia para vencer com 186 tacadas no total. Roselaine Catarino, do Graciosa, líder da véspera, jogou 98 e caiu para segundo, com 187. Keiko Shimomaebara, do PL de Arujá (SP) ficou em terceiro, com 93.

Na categoria com índex até 18, no sistema Stableford, Shimomaebara e Catarino empataram em primeiro, com 64 pontos, mas a jogadora do PL levou a melhor no desempate. Sawada ficou em terceiro, com 58. E, finalmente, na 18,1 a 32, também no sistema Stableford, Rita de Larrea, do São Fernando, foi campeã com 65 pontos, contra 62 de Makiko Yamada, do Santa Mônica e de Emiko Tashiro, do Castanhal.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados