14/07/2011
Quatro birdies nos cinco últimos buracos deram ao amador inglês Thomas Lewis, de 20 anos, uma volta de 65 tacadas, cinco abaixo do par, e a liderança do British Open, um dos quatro majors do golfe profissional, que começou a ser jogado nesta quinta-feira no campo do Royal St. George`s, em Sandwich, Kent, na Inglaterra. Essa é a mais baixa volta já feita por um amador no torneio mais antigo do mundo, superando os recordes de 66 tacadas, estabelecido por Frank Stranahan , em 1950, e igualado por Tiger Woods, em 1996, e por Justin Rose, em 1998.
Lewis divide a liderança com outro Tom, o dinamarquês Thomas Bjorn, de 40 anos, o dobro da idade do amador, que nem deveria estar jogando no Royal St. George`s. Ele só foi chamado para o torneio na segunda-feira, quando Vijay Singh desistiu de jogar por causa de dores nas costas. Bjorn só treinou um dia no campo, mas foi o suficiente para fazer sete birdies, fora os bogeys no 9 e no 18, esse último impedindo que ele fosse líder isolado.
Vice no Rio – Apesar de não ser conhecido no circuito profissional, Tom Lewis é um dos melhores amadores do mundo, ocupando o 13ºlugar no ranking amador mundial. Ele também é um velho conhecido dos brasileiros, depois de ter jogado a final mundial da Faldo Series de 2009, no Itanhangá, no Rio de Janeiro, onde só não foi campeão da categoria até 18 anos por causa de uma contratura muscular, nas costa,s no tee do 14, quando era líder. Depois de ser medicado e se recuperar por cinco minutos, Lewis fez três bogeys nos quatro buracos finais e perdeu por uma para inglês Jonathan Bell. Pedro da Costa Lima, o Pepê, foi o campeão até 21 anos nesse torneio.
Quando veio ao Brasil, Lewis havia acabado de vencer o British Boys, um dos majors do golfe juvenil mundial. Este ano, antes de conseguir sua vaga numa das seletivas européias, Lewis fez uma intensa preparação em campos tipo links, que incluíram uma vitória no St. Andrews Links Trophy, que teve a participação dos brasileiros Daniel Stapff e Felipe Navarro, e foi às quartas de final do British Amateur, onde só perdeu para o escocês Michael Stewart, que havia derrotado Stapff na terceira rodada, e depois foi campeão.
Watson – Lewis, que defendeu seu país no Mundial da Argentina, no final de 2010, jogou ao lado de outro Thomas, Tom Watson, de 61 anos, que em 2009 surpreendeu o mundo ao liderar boa parte do British Open, em Carnoustie, e só perder o título no desempate. Watson jogou 72, duas acima, e pode não passar o corte, mas olhou embevecido o inglesinho domar os buracos finais desse difícil campo do litoral inglês para fazer história a seu lado.
Mais uma curiosidade: o grupo que tinha ainda o sueco Henrik Stenson e sua caddie Fanny, que ficou famosa por levar a bolsa de Sir Nick Faldo, campeão de três Opens, teve a companhia durante todo o dia da brasileira Fátima Soutello, que trabalhou como responsável por anotar e passar os resultados do grupo em tempo real. John Byers, seu marido, que trabalha como árbitro em seu segundo major, esteve em outro grupo menos famoso, mas nesta sexta vai à forra acompanhando Graeme McDowell, Jason Day e Bubba Watson.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
11/11/2024
11/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
04/11/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados