British Open Darren Clarke realiza sonho, aos 42 anos

18/07/2011


Norte-irlandês controlou as emoções e a bola para conquistar seu primeiro major


   Darren Clarke: terceiro major para a Irlanda do Norte e um novo ídolo para o golfe europeu
   Darren Clarke: terceiro major para a Irlanda do Norte e um novo ídolo para o golfe europeu

Nem mesmo os bogeys que fez no 17 e no 18, quando a emoção já tomava conta de seu jogo, impediram que o norte-irlandês Darren Clarke jogasse 70, o par do campo, para somar cinco abaixo, vencer o British Open de 2011 e conquistar seu primeiro major, aos 42 anos. Uma vitória conseguida sem jogar uma volta sequer acima do par do Royal St George`s, em Sandwich, Kent, na Inglaterra, e com três tacadas de vantagem sobre dois americanos que colocaram pressão, mas também sucumbiram a ela no final: Phil Mickelson, que jogou 68, e Dustin Johnson, que marcou 72, para dividir o segundo lugar, com duas abaixo.

O dinamarquês Thomas Bjorn jogou 71 para terminar sozinho e quarto, com uma abaixo, seguido por mais três americanos Rickie Fowler (que jogou 72), Chad Campbell (69) e Anthony Kim (70), para terminarem no par do campo.

Clarke começou o dia na liderança, uma tacada à frente de Johnson, num dia onde a chuva permitiu períodos de sol, mas sempre com ventos fortes. Ele abriu o dia com um birdie no 2, devolveu a tacada no quatro, mas voltou a saltar na frente com um eagle no 7. A partir daí foram apenas pares, até os bogeys seguidos no 17 e no 18, quando a Claret Jug já tinha endereço certo para passar o próxima ano.

Destaques – Mickelson, de 41 anos, campeão de quatro majors, que começou o dia perdendo por cinco, deu um susto em Clarke e nos demais, ao jogar seis abaixo nos dez primeiros buracos, com direito a um eagle. Mas quatro bogeys nos cinco buracos seguintes lhe deram uma volta de 68 tacadas – com gosto de 78 – que ao menos lhe deu o vice-campeonato.

Johnson, 27 anos, que vinha apenas duas atrás de Clarke até o tee do 14, jogou uma bola fora de campo e pagou um duplo bogey que deixou o norte-irlandês quatro à sua frente. Quando Clarke caminhava para o green do 18, ele tirou a viseira e agradeceu o público que o saldava já como virtual campeão. Nem o bogey no 18 estragou a festa que começou com um abraço em seus pais e na noiva Alison, mas sem se esquecer de dedicar a vitória aos filhos Tyrone e Conor, e fazer uma homenagem à mãe dos dois, Heather, que morreu ao 39 anos, em 2006, depois de cinco anos lutando contra dois cânceres de mama.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados