British Open: majors podem completar quatro anos sem repetir campeão

18/07/2012


Os últimos 15 torneios do Grand Slam tiveram campeões diferentes. E Woods não é um deles


Tiger: jejum de quatro anos nos majors do golfe mundial abriu caminho para os jovens talentos inspirados por ele
Tiger: jejum de quatro anos nos majors do golfe abriu caminho para os jovens talentos inspirados por ele

O cenário dos majors do golfe mundial nunca esteve tão aberto como no British Open deste ano. Apesar de reunir quase todos dos 100 melhores jogadores do mundo, o torneio que vai ser jogado de quinta a domingo no Royal Lytham & St Annes, com tempo ruim num campo com mais de 200 bancas e rough quase injogável a pouco mais de um metro das raias, pode se tornar o 16º seguido – exatos quatro anos de majors – a ter um campeão diferente, e nenhum deles é Tiger Woods.

Tiger não vence um torneio desde o US Open de 2008, quando rompeu um ligamento do joelho esquerdo, foi operado, e, ao retornar, quase um ano depois, bateu o carro e desvelou um escândalo sexual sem precedentes na história do esporte que prejudicou o que poderiam ter sido os anos mais gloriosos de sua carreira. De volta à forma, venceu três torneios este ano – mais do que qualquer outro – mas os majors continuam engasgados em sua garganta e lá se vão mais de quatro anos sem vencer nenhum.

Antes de Tiger aparecer, os majors do golfe mundial tiveram sua maior sequência de campeões diferentes entre o US Open de 1983 e o British Open de 1987. Ao todo, 18 campeões sem repetir um. Mas veio a Era Woods e só ele venceu 14 dos seus primeiros 46 majors que jogou como profissional, incluindo quatro em seguida, feito nunca conseguido antes. Do PGA Championship de 1999 ao Masters de 2001, quando completou o “Tiger Slam”, foram cinco títulos em seis majors.

Tiger diz que gosta do design do Lytham, mas esse campo será fatal para quem não tenha precisão de drives e approaches. É preciso manter a bola em jogo, pois as “por bankers” que se espalham por todo o percurso dão a impressão que a região foi vítima de uma intensa chuva de meteoros. E foi o próprio Tiger quem definiu o rough de mais de um palmo de altura como “quase injogável” em alguns lugares do campo.

Tiger sonha desde criança em bater o recorde de 18 majors de Jack Nicklaus, que lhe faltam quatro para igualar e cinco para superar. Em 2008, antes do joelho e antes ainda do hidrante, contava-se como certo que por esta época Tiger já teria chegado lá, na média de um ou dois majors por ano. Quando ele voltou, o próprio Jack disse acreditar que Tiger continuava preparado para superar sua marca, mas mudou de opinião.

“Tiger tem o talento e a disposição para treinar duro e superar minha marca, mas o grande número de jovens talentos que surgiu no golfe mundial está tornando isso cada vez mais difícil”, disse o velho mestre que teve sua marca de 73 vitórias no PGA Tour superada por Tiger com sua 74ª vitória, no AT&T. Agora, apenas Sam Snead, com 82, está à sua frente.

“Não digo que ele não vai conseguir, mas a cada major que passa, as chances ficam menores”, explica Nicklaus. “Os meninos não tem mais medo dele como antigamente, e isso faz grande diferença”, continuou o recordista de vitória em major. “Há seis ou sete anos Tiger era o único abaixo de 30 anos com mais de uma vitória no circuito”, diz Nicklaus. “Agora você tem vários desses jovens com múltiplas vitórias”.

Para Nicklaus, o golfe subiu um degrau e cada vez há mais e melhores jogadores. “com Rory McIlroy chegando com Rickie Fowler, Dustin Johnson, Keegan Bradley, Jason Day, Luke Donald e outros, a cada semana você vê um novo campeão se consolidar”.

Segundo Nicklaus, o mais curioso disso é que o que fez Tiger ver reduzidas suas chances de chegar a 19 ou mais majors foi o próprio Tiger. “Tiger fez o jogo de golfe se desenvolver em todo o mundo, a cada dias há mais há mais jovens treinando para ser como ele, há cada dias surgem alguns já prontos para isso e a cada dia é mais difícil ser predominante no circuito como ele já foi”, diz. “E os que chegam agora não são como os campeões de antes, que tinham só seu talento, eles comem melhor, treinam melhor, se preparam melhor, tem melhores equipamentos e equipes”, explica. “Esse é o legado de Tiger”.


15 majors, 15 diferentes campeões no golfe mundial

2008
PGA Championship: Padraig Harrington (IRL)

2009
Masters: Angel Cabrera (ARG)
US Open: Lucas Glover (EUA)
British Open: Stewart Cink (EUA)
PGA Championship: Y.E. Yang (COR)

2010
Masters: Phil Mickelson (EUA)
U.S. Open: Graeme McDowell  (NIR)
British Open: Louis Oosthuizen (RSA)
PGA Championship: Martin Kaymer (ALE)

2011
Masters: Charl Schwartzel (RSA)
U.S. Open: Rory McIlroy (NIR)
British Open: Darren Clarke (NIR)
PGA Championship: Keegan Bradley (EUA)

2012
Masters: Bubba Watson (EUA)
U.S. Open: Webb Simpson (EUA)


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados