British Open: McIlroy vence terceiro major e dá nova emoção ao Masters

21/07/2014


Rory só depende de vitória em Augusta para completar Grand Slam na carreira, aos 25 anos


McIlroy beija Claret Jug: três majors, um de cada, faltando o Masters para completar o Grand Slam do golfe profissional
McIlroy beija Claret Jug: três majors, um de cada, faltando o Masters para completar o Grand Slam do golfe profissional

O Masters de 2015 ganhou nova emoção com a possibilidade de Rory McIlroy completar, em Augusta, o Grand Slam na carreira, aos 25 anos, conquistando cada um dos quatro majors do golfe mundial. O US Open (2011) e o PGA Championship (2012) ele já tinha, e o British Open foi conquistado neste domingo, de ponta a ponta, para colocar o norte-irlandês definitivamente entre os maiores campeões do esporte. Somente Jack Nicklaus, Tiger Woods, Gene Sarazen, Ben Hogan e Gary Player completaram o Grand Slam na história do golfe.

Depois de vencer dois majors, chegar a número 1 do mundo e ser, no mesmo ano, o número 1 dos EUA e da Europa, McIlroy aceitou, na virada de 2012 para 2013, o desafio de trocar todo o seu material de uma só vez, do driver ao putt, passando pelas bolas, em troca de um contrato de nove dígitos, em dólar, com a Nike. O preço foi passar 2013 com uma minguada vitória no Australian Open, torneio de terceira linha e despencar no ranking mundial.

Retorno – Rory só começou a voltar à velha forma que o fez ser apontado como o mais provável sucessor e Tiger Woods, em 2014, ainda assim de forma trôpega. Nos primeiros nove torneios do ano foram nove torneios, dois vice-campeonatos, e sete colocações entre os Top 10, sempre com uma rodada ruim pelo caminho estragando sua semana. A redenção só veio no BMW Championship, o maior torneio do Tour Europeu, no final de maio, quando venceu seu primeiro grande torneio desde 2012.

E a consagração no Royal Liverpool, em Hoylake, na Inglaterra, onde dormiu líder por três dias, sempre com seis tacadas de vantagem, e começou a volta final quando Tiger Woods já havia terminado a sua, de tão mal que jogou. Tiger só terminou à frente de três jogadores, entre eles o alemão Martin Kaymer, campeão do US Open.

Vitória – McIlroy, que completou 25 anos em maio, teve alguns tropeços e viu sua vitória ameaçada tanto por Rickie Fowler como por Sergio Garcia, que dividiram o vice-campeonato duas tacadas atrás. Rory somou 271 (66-66-68-71) tacadas, 17 abaixo, o segundo resultado mais baixo da história do Royal Liverpool, desde Tiger Woods, em 2006, e o quarto melhor resultado da história do British Open.

Rory é agora o terceiro mais jovem jogador da história a vencer três majors, com 25 anos e 77 dias, perdendo apenas para Jack Nicklaus (23 anos e 181 dias) e Tiger Woods (24 anos e 171 dias). Rory é também o sétimo jogador mais jovem a vencer três majors, atrás de Young Tom Morris, Gene Sarazen, Jack Nicklaus, Bobby Jones, Tiger Woods e Willie Anderson.

Recordes – Com o título Rory voltou a ser número 2 do mundo, atrás apenas do australiano Adam Scott, que se mantem como líder do ranking há dois meses e meio. Agora, não há mais americanos entre os cinco primeiros do ranking mundial de golfe, com o sueco Henrik Stenson em terceiro, o inglês Justin Rose em quarto e Garcia em quinto. Tiger caiu de sétimo para nono lugar e Jim Furyk, que terminou em quarto, duas tacadas atrás dos vice-campeões, voltou aos Top 10 empurrando Jordan Spieth par 11º.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados