British Open: Scott, 64, lidera com ex-caddie e swing antigo de Woods

20/07/2012


Tiger estreia com 67. Adilson com 69 pode conseguir feito histórico para golfe do Brasil


Scott: australiano lidera na Inglaterra em busca de seu primeiro título de um torneio do Grand Slam do golfe
Scott: australiano lidera na Inglaterra em busca de seu primeiro título de um torneio do Grand Slam do golfe

Leia também:
Adilson diz que deve recuperação ao caddie

Usando o ex-caddie (Steve Willians) e o antigo swing de Tiger Woods, o australiano Adam Scott assumiu a liderança isolada do British Open ao fazer sete birdies e jogar 64, seis abaixo, para igualar o recorde do Royal Lythan & St. Annes GC, que apesar de suas 206 bancas e de mato alto em volta das raias, ficou vulnerável aos melhores profissionais do mundo, como qualquer campo links num dia sem vento – e alguma garoa. Um quarto dos jogadores quebrou o par do campo e nenhum jogou na casa das 80 tacadas.

O swing de Scott lembra muito o de Tiger em seus melhores anos, no começo da década, e não é sem motivo. O australiano continua sendo treinado por Butch Harmon, o mesmo técnico de Woods em seus primeiros anos de carreira. Durante muito tempo, antes de Tiger trocar Harmon por Hank Haney, ele e Scott batiam bolas lado a lado no driving range. Scott deixou Harmon em 2009 e passou a treinar com Brad Malone, seu cunhado.

Bola de golfe de McIlroy nocauteou menino, que ganhou luvaAdilson – Um dos que jogaram abaixo de 70 foi o brasileiro Adilson da Silva, que marcou 69 para empatar em 22º lugar e se colocar em posição de passar o corte e se tornar o segundo brasileiro em 27 anos a passar um corte num major, repetindo o que Alexandre Rocha fez no US Open de 2011. Antes dele, o último brasileiro a passar o corte num major foi Jaime Gonzalez, em 1985, quando foi 20º colocado no British Open do Royal St. George`s.

Para Adilson, passar o corte no Lytham significa muito, já que estaria colocando seu nome ao lado dos maiores jogadores da história do golfe brasileiro ao se tornar o sexto a passar o corte em um major e o quinto no British Open. O primeiro brasileiro a passar o corte num major foi o mestre Mário Gonzalez, no British Open de 1948, em Muirfield, na Escócia, quando ainda era amador e terminou em 11º lugar, até hoje o melhor resultado masculino brasileiro em majors.

Mário ainda voltou a passar corte no British Open de 1956, em Hoylake, no mesmo ano em que Ricardo Rossi. Coube a Rossi, em 1953, em Augusta, se tornar o primeiro brasileiro a passar o corte no Masters. Depois dele, só Mário, e seu irmão, José Maria Gonzalez Filho, o Pinduca, voltariam a passar o corte em Augusta, juntos, em 1962.

Tiger – Woods errou apenas uma raia, no 15, onde fez seu único bogey do dia, para ser líder em precisão de drives, e acertou 15 greens (terceiro na estatística). Mas deu 30 putts para fazer quatro birdies, todos nos sete primeiros buracos do campo, para ser líder em boa parte da manhã, com quatro abaixo.

Tiger bateu ferro do tee nos 17 buracos em que acertou a raia e só foi parar na grama alta na única vez em que tirou a madeira 3 da bolsa. Foi do rough ao rough e fez um bom bogey. Antes disso, do buraco 8 ao 14, Tiger teve putts embocáveis, mas desperdiçou todos.

Destaques – Scott, que já tem oito títulos do PGA Tour, nunca venceu um major. Ele terminou o dia uma à frente de Paul Lawrie, campeão do British Open de 1999; do americano Zach Johnson e do belga Nicolas Colsaerts, todos com 65 (-5). O americano Brandt Snedeker vem a seguir, com 66 (-4).

Woods e sete outros jogadores, incluindo Rory McIlroy, Graeme McDowell, Bubba Watson e Ernie Els, todos ganhadores de majors, empataram a seguir, com três abaixo. McIlroy vinha três abaixo até o buraco 15, quando seu drive se desviou para direita e nocauteou um torcedor de 16 anos que levou a bolada bem na cabeça.

Nocaute – O menino caiu e ficou bem depois de ganhar uma luva autografada onde Rory escreveu ainda “Sorry!” e desenhou um sorridente smiles (foto à direita). Mas a bola de Rory ficou injogável e ele teve que voltar a bater outra do tee, de onde fez um duplo bogey. O número 2 do mundo reagiu batendo um corajoso drive para o green do 16, onde fez birdie, além de outro no 18 para voltar a ficar com três abaixo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados