British Open: vitória de Mickelson leva caddie às lágrimas

22/07/2013


Importância do título de Phil em Muirfield pode ser medida pela reação emotiva de Bones


Mickelson: virada para entrar na história e levar o quinto título do Grand Slam do golfe na carreira
Mickelson: virada para entrar na história e levar o quinto título do Grand Slam do golfe da carreira

Veja, abaixo, o compacto da rodada final da vitória de Mickelson

Ganhar não é mais novidade para Phil Mickelson, que em 21 anos de carreira já venceu 51 torneios profissionais ao redor do mundo, 45 deles no PGA Tour. Nem mesmo ganhar majors é novidade para esse fenômeno do golfe americano, que já tinha quatro na conta – três Masters e um PGA Championship – antes da espetacular virada que lhe deu o primeiro do British Open, neste domingo, em Muirfield, na Escócia, onde já havia vencido o Aberto da Escócia na semana anterior.

É por isso que Mickelson soube esperar quase uma hora na sede, como o virtual campeão, depois de jogar 66, cinco abaixo e melhor volta da semana, antes de comemorar, com todo direito, o título que, nos anos finais da carreira regular, faz renascer suas chances de completar o Grand Slam. Agora, só lhe falta o US Open, torneio em que foi seis vezes vice-campeão, a última este ano, para ter os quatro troféus do Grand Slam na carreira.

Choro – É por isso que enquanto Mickelson comemorava a conquista nos braços das mulheres de sua vida – Amy, a esposa, e as filhas Amanda e Sophia e o caçula Evan – seu caddie, o magrela Jim Mackay, o Bones (Ossos), se debulhava em lágrimas. Nunca antes – e Bones é o caddie de Mickelson em toda sua carreira profissional – isso havia acontecido. Emoção de ver a consagração de quem fez o que qualquer um dos que estava nos seis últimos grupos do dia precisava fazer para vencer: uma volta de 66 tacadas, para virar um jogo que perdia por cinco e ainda ser campeão por três de vantagem, com o único resultado final abaixo do par (-3).

Um choro de que sabe que vencer em Muirfield não é para qualquer um. Desde a II Guerra Mundial, só membros do Hall da Fama do Golfe Mundial conquistaram o British Open no campo que abriga a sede da Honourable Company of Edinburgh Golfers, o clube que escreveu as primeiras Regras de Golfe, em 1744, e que são a base das usadas até hoje em todo o mundo. Antes de Mickelson, venceram lá Henry Cotton, Gary Player, Jack Nicklaus, Lee Trevino, Tom Watson, Nick Faldo (duas vezes) e Ernie Els. Mas Phil é o primeiro a conseguir o feito quando já estava no Hall da Fama.

Superação – Num dia em que todos os melhores do mundo se deram mal – Mickelson foi o único a jogar abaixo de 70 nos 11 grupos finais – o canhoto americano deu apenas 26 putts para fazer seis birdies, incluindo quatro dos seis últimos buracos, para jogar 32 de volta. Igualar a melhor volta do torneio, que havia sido feita no primeiro dia por Zach Johnson, com o campo mais fácil e sem a pressão dos buracos finais, foi o grande feito de Mickelson, que vinha de uma vitória no Scottish Open, em Castle Stuart, um links que serviu para o americano afinar seu jogo para as condições tão especiais desses campos escoceses à beira-mar.

O inglês Lee Westwood, líder no começo do dia, jogou 75 e empatou em terceiro. Hunter Mahan, que começou o dia perdendo por duas, jogou 75 e empatou em nono. Tiger Woods, que também vinha apenas duas atrás quando a volta final começou, foi piorando de resultado a cada dia até jogar 74, empatar em sexto e completar cinco anos e meio sem conseguir aumentar sua conta de 14 majors. Seu último título de Grand Slam foi no US Open de 2008.

Colapso – Adam Scott, que liderava na segunda metade do campo, fez quatro bogeys consecutivos – de novo! -, do 13 ao 16, para jogar 72 e empatar em segundo com o inglês Ian Poulter, que começou perdendo por oito, jogou 67 e foi o líder na sede, com uma acima, por muito tempo, até o sueco Henrik Stenson jogar seu terceiro 70 terminar sozinho em segundo, no par do campo. Scott vencia o Open de 2012 por quatro, até fazer quatro bogeys consecutivos nos quatro buracos finais e perder o título por uma para Ernie Els.

Vencer o Open nos links britânicos também não tem sido para os pouco experientes. Mickelson, de 43 anos e 35 dias (fez aniversário dia 16 de junho), é o terceiro campeão seguido do British Open com mais de 40 anos, seguindo-se a Darren Clarke (42, em 2011) e Ernie Els (42, em 2012).

Idade – O americano é também o mais velho ganhador do Open desde o argentino Roberto de Vicenzo, em 1987, aos 44 anos e 92 dias. E o mais velho ganhador de major desde o Masters de 1995, vencido por Ben Crenshaw aos 43 anos e 88 dias. E mais velhos do que Phil a vencer o Open, apenas Tom Morris Senior (46 anos, em 1867) de Vicenzo (44, em 1967), Harry Vardon (44, em 1914), Tom Morris Senior (43, em 1864).

O curioso da volta final é que Mickelson quase nem foi percebido em campo pela transmissão oficial nos primeiros nove buracos, que ele jogou em duas abaixo com birdies em dois pares 5, os buracos 5 e 9, para voltar ao par do campo. Um bogey no 10 o remeteu à vala comum dos poucos cotados, agora quatro atrás de West, que liderava.

Hello – Mickelson só foi notado pelos comentaristas quando bateu um ferro 5 no 13, de par 3, que começou a mudar a história do torneio, com um birdie que o colocou em sentido contrário aos dos que estavam no topo do placar. Mais um birdie no 14 e ele estava com uma abaixo, empatado em primeiro com Scott, que fizera bogey no 13.

Após bons pares no 15 e no 16, Mickelson viu a Claret Jug brilhar ao fazer novo birdie no 17, o terceiro do dia em pares 5, batendo o que ele diz terem sido as duas melhores madeiras 3 de sua vida (Mickelson jogou sem driver na bolsa). Fora dois putts para fazer birdie. A sua coroação como Rei da Escócia ficou para o 18, onde um ferro 6 quase foi na banca, mas permitiu o birdie final que o colocou como líder na sede com oito jogadores ainda em campo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados