12/03/2012
VÍDEO: todas as emoções da volta final do Cadillac
por: Ricardo Fonseca
Num dia em que o norte-irlandês Rory McIlroy deu um susto nos líderes , ao reduzir sua diferença de oito para uma tacada, em 12 buracos; em que Tiger Woods abandonou o jogo no buraco 12 , com dores na perna esquerda, quando jogava três acima do par; e em que Bubba Watson, líder por três, entregou o jogo com três bolas na água, o inglês Justin Rose fez apenas o seu trabalho para jogar 70, sua pior volta da semana, e ainda assim vencer o Cadillac Championship e conquistar seu primeiro título da série mundial, os World Golf Championships.
Enquanto os líderes entregavam tacadas e Tiger Woods deixava o campo do Doral dirigindo sua Mercedes preta, acompanhada do alto pela câmara do dirigível “Snoopy One”, como se fora uma perseguição policial, McIlroy, de 22 anos e número 1 do mundo desde sua vitória na semana passada no Honda Classic, embocava uma bola da banca do green do 12, um par 5, para fazer eagle, somar seis abaixo no dia e ficar a uma tacada de Bubba, num momento simbólico para o golfe mundial.
McIlroy – Um bogey de McIlroy no 14, onde ficou curta do green e deu dois putts, foi compensado por mais um birdie no 16, o suficiente para ele chegar ao 18 apenas duas atrás do líder, que já era Rose, e com chances de uma vitória histórica. Como quase todos, Rory fugiu da água à direita e bateu o drive do 18 para as árvores da direita, de onde passou o green para ficar numa posição ruim na grama alta, com green em descida e água no fundo. De lá, deixou a bola a pouco menos de três metros da bandeira e errou o putt para par, terminando com 67 (-5) para ser o líder na sede com 14 abaixo no total.
Bubba, que fez a proeza de jogar os nove primeiros buracos sem acertar nenhuma raia, fazer um par de sete metros e “salvar” dois bogeys, um de cinco metros e outro de 2,5 metros, jogou 39 de ida e foi três vezes na água antes de acordar do pesadelo. Foram cinco bogeys, três deles seguidos na primeira metade do campo, e apenas três birdies, um no fácil buraco 1 e dois seguidos no 11 e no 12, para dar a impressão que voltaria ao jogo.
Recompensa – Rose, porém, fez sua parte. Ele acreditava que precisaria jogar uns seis abaixo para ter alguma chance, mas dois birdies e um bogey em cada metade do campo bastaram para ele chegar à sede com 16 abaixo e o gosto de vitória na boca. Uma recompensa para quem esteve entre os 18 melhores em acertos de raias e greens durante a semana, e foi muito bem em cima dos greens, com a quinta melhor média de putts por green acertado.
Mas enquanto Rose assinava o cartão, o drama continuava. Keegan Bradley, campeão do PGA Championship, que já está entre os 20 primeiros do mundo em pouco mais de um ano no PGA Tour, chegou a liderar por duas no buraco 7, que terminou com três abaixo, mas depois só fez lambanças no campo, devolvendo a vantagem com quatro bogeys e um duplo no 18, onde errou o driver e teve que jogar por detrás das arquibancadas.
Emoção – Restava Bubba, que fez o possível para tentar levar o jogo para o playoff. Perdendo por uma, ele bateu um drive para o rough da direita, de onde ficou a 187 jardas do green. Ele ainda teve que esperar Bradley achar uma rota para a bandeira, antes de bater um ferro 4 incrível, do meio das palmeiras, para deixar a bola a três metros da bandeira para aumentar a emoção e o frenesi da torcida.
Enquanto Bubba caminhava para a bola e esperava Bradley completar o duplo bogey que lhe deu uma volta de 75 tacadas, despencando de segundo para oitavo lugar, Rose achou melhor ir se aquecer no driving range. Ele teve tempo de bater algumas bolas antes de ouvir o “wow” que lhe deu a certeza do título. Bubba pateou bem, mas a bola passou apenas raspando o buraco.
Vitória – Este foi o quarto título de Rose, de 31 anos, em 199 torneios do PGA Tour, seu décimo título profissional e o primeiro da série mundial. Rose foi também o primeiro europeu a vencer o Cadillac (ex-CA e ex-American Express) Championship. Além do troféu Gene Sarazen, azul, o menos feio dos WGC, ele levou o prêmio de US$ 1,4 milhão e saltou para o sétimo lugar do ranking mundial de golfe. E deu ao treinador Sean Foley, o mesmo de Tiger Woods, seu segundo título consecutivo dos WGC depois da vitória de Hunter Mahan no Accenture.
A boa fase de Rose no PGA Tour começou há dois anos, quando ele venceu o Memorial, que tem Jack Nicklaus como anfitrião, e o AT&T National, do qual Woods permanece como anfitrião informal. E no ano passado, ele venceu o BMW Championship, o penúltimo dos Playoffs da Fedex Cup. “No próximo nível só tem uma coisa”, adverte Rose. “Os majors”.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
29/10/2024
28/10/2024
28/10/2024
26/10/2024
25/10/2024
25/10/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados