Campeonato Sênior de São Paulo: Gomez vence de ponta a ponta

09/05/2015


Cândido supera Karasawa para ser vice no CCSP; Vasarhelyi bate Neni no pré-sênior


Cláudio Kiryla entrega o prêmio de campeão a Roberto Gomez. Crédito: ABGS/Thais Pastor
Cláudio Kiryla entrega o prêmio de campeão a Roberto Gomez. Crédito: ABGS/Thais Pastor

Roberto Gomez confirmou seu favoritismo ao vencer de ponta a ponta o 28º Campeonato ABGS de Golfe Sênior do Estado de São Paulo, encerrado nesta sexta-feira, no Clube de Campo de São Paulo, valendo para o ranking brasileiro da categoria. Gomez, que aos 57 anos se mantém como o amador número 3 do Brasil, prepara-se para defender o título de campeão Sul-Americano Sênior, que a Associação Brasileira de Golfe Sênior vai organizar em outubro, no Paraná, para 360 jogadores.

Jogando em casa com o melhor handicap em campo (0, conta 6 dos adversários mais próximos) Gomez não teve dificuldades para confirmar o título. Ele começou o torneio ganhando por cinco tacadas e ampliou a vantagem para nove na rodada final. Gomez, que fez a melhor volta e única abaixo do par de todo o torneio, nesta sexta, venceu com 145 tacadas (76-69), três acima do par.

Destaques – Com Gomez disparado na frente, a disputa mais emocionante foi pelo vice-campeonato. Carlos Cândido, que também jogava em casa, melhorou 10 tacadas em relação à estreia para sair de terceiro e ainda ser o vice-campeão, com 154 (82-72) tacadas depois de ter feito o segundo melhor resultado do torneio na volta final. Shozo Karasawa, do Vista Verde, que começou o dia em segundo, caiu para terceiro, com 158 (81-77), seguido por Masakazu Shoji, do Guarujá, ganhador dos dois torneios anteriores, que somou 166 (82-84).

Sergio Sacurai, do Arujá, ficou em quinto na geral, mas foi o campeão na classificação com índex até 14 ao somar 141 tacadas, uma abaixo de seu handicap. Cândido ficou em segundo, com 142, seguido por Cláudio Pedone, do Clube de Campo, com 144. Na 14,1 a 23, Osmar Sobrinho, outro que jogava em casa, somou 140 tacadas, duas abaixo, para ser campeão nos critérios de desempate contra Young Chul Kim, de Campinas, que jogou pior na volta final.

Stableford – Nas disputas stableford, Mário Galhardi, do São Francisco, foi o campeão da 23,1 a 32, com 74 pontos, contra 64 de Lim Thiang Sou, de Campinas, o vice-campeão. João Vontobel, de Porto Alegre, ficou em terceiro, com 61. Nas disputas por idade, Ewaldo Alfredo Currlin, do Vista Verde, foi o melhor da 65 a 70 anos; Shoji ganhou na 71 a 75 anos e Francisco Maratazzo, do São Francisco, foi campeão entre os de 76 anos ou mais.

Na categoria pré-sênior, uma das mais disputadas do torneio, Alexandre Vasarhelyi, que começou o dia empatado em primeiro, foi o campeão scratch com 160 (79-81) tacadas. Luis Felipe Almeida, o Neni, o outro líder da véspera, terminou em segundo, com 163 (79-84). Ambos jogavam em casa. Katsumi Ota, do PL, ficou em terceiro, com 164 (81-83), apenas uma à frente de Mario Nagayama, do São Fernando, que somou 165 (82-83). Já na classificação por handicap, venceu Walter Tamaki, do São Paulo Futebol Clube Golfe, com 142, o par do campo.

Feminino – Entre as mulheres, Helena Zoriki, do Arujá, foi a campeã scratch, com 212 tacadas, no desempate contra Paulina Essaki, da AE São José. Tissako Senday, do Arujá, ficou em terceiro, sete tacadas atrás. Na classificação feminina até 25 de índex, venceu Paulina, com Helena em segundo. Já entre as com índex acima de 25, ganhou Gyeongi Park, de Campinas, com 54 pontos.

Como em todas as etapas, foi sorteado um pacote de hospedagem de cinco dias (quatro noites) no Marriott Golf & Resort Orlando, na Flórida, nos EUA. Carlos Cândido, diretor da ABGS no Clube de Campo, entregou o prêmio ao ganhador, Walter Taurisano. Também ajudou na entrega de prêmios o empresário gaúcho João Vontobel, da Vonpar, empresa parceira de primeira hora da ABGS, que reúne três fábricas e é líder no mercado de refrigerantes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina tendo em seu portfólio a Coca-Cola, as cervejas da Heineken Brasil, os chocolates da Neugebauer.

Dia das Mães – No discurso de encerramento, Cláudio Kiryla, presidente da ABGS, fez questão de cumprimentar as senhoras presentes pelo Dia das Mães, que se comemora neste domingo, ressaltando a importância crescente que o golfe feminino vem tendo dentro do golfe sênior brasileiro. Só nesta etapa, dez dos 80 participantes eram mulheres. O torneio terminou com um almoço de confraternização, onde não faltaram os pratos com bacalhau, especialidade de restaurante do golfe do Clube de Campo.

A Associação Brasileira de Golfe Sênior tem patrocínios da Casteval, Progresso, Mili, Nilko, Nutrimental, Carrér Agrícola, Grupo Senpar Terras de São José, Siva Cabos de Aço, PanVel, Grupo Ottaiano, Poliservice, Azul Linhas Aéreas, Marriot, PlastPrime, Heineken, MS Logística, Golf Travel e Enagic Kangen.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados