CBG Pro Tour: JP Albuquerque iguala recorde do campo e lidera

04/08/2011


Golfista de Londrina joga 65 na Copa Transamérica, em seu segundo torneio profissional


   JP Albuquerque: recorde e liderança em seu segundo torneio de golfe profissional
   JP Albuquerque: recorde e liderança em seu segundo torneio de golfe profissional

João Paulo Albuquerque, o JP, de Londrina, fez oito birdies para jogar 65, sete abaixo do par, igualar o recorde do campo e assumir a liderança isolada da Copa Transamérica de Golfe, segunda etapa do CBG Pro Tour – Circuito Brasileiro de Golfe, a primeira série de torneios profissionais organizada pela Confederação Brasileira de Golfe, que começou a ser jogada nesta quarta-feira, no Ocean Course, campo do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, a 70 quilômetros de Ilhéus, no sul da Bahia. Os paulistas Ronaldo Francisco e Robison Gomes dividem a segunda colocação, com 72 tacadas, o par do campo, seguidos por mais três jogadores, outra tacada atrás.

O feito de JP Albuquerque, que igualou a marca de sete abaixo que Rafael Barcellos estabeleceu, em 2003, para vencer, com 17 abaixo em três dias, no último torneio profissional disputado em Comandatuba, é ainda mais impressionante por ter sido conseguida em seu segundo torneio profissional e por ter sido a melhor volta de toda a sua carreira como golfista. Mais do que isso, JP, de 24 anos, que se formou na California Baptist University, em junho de 2010, foi o único dos 42 jogadores a terminar abaixo do par e deixou os melhores profissionais do Brasil e os seis estrangeiros que participam desta etapa, sete ou mais tacadas atrás, nesse difícil campo projetado por Dan Blankenship.

Confiança – “Já comecei deixando a bola perto para birdie no buraco 1 e depois tudo deu certo”, conta JP, que parou de jogar golfe por seis meses depois de concluir a faculdade. Ele só havia jogado até agora, como profissional, na seletiva da PGA do Brasil para a temporada de 2011, onde se classificou em segundo lugar, com voltas de 69 e 73 tacadas, e na etapa de abertura do CBG Pro Tour, em Porto Alegre, onde empatou em quarto, ao jogar 67, três abaixo e segundo melhor resultado da volta final, até então seu recorde pessoal.

JP embocou dois putts de média distância, mas o que fez mesmo a diferença para ele foram os tiros para a bandeira e a segurança sobre os greens. “Joguei para birdie em 14 buracos e em cinco deles emboquei de uns 2 ou 3 metros de distância”, conta JP, que jogou cinco abaixo de ida e ainda fez outro birdie no 10 para chegar a seis abaixo. Um bogey no 11, seu único no dia, não lhe tirou a confiança.

Treino – “Eu fiz outro birdie no 12 e depois só pares até o 17, onde errei o green, mas emboquei de fora, de umas 15 jardas, para terminar com sete abaixo”, conta JP, que pretende continuar a atacar o campo na segunda rodada, nesta quinta-feira. Para ele também foi importante ter chegado a Comandatuba no domingo, dois dias antes da maioria dos jogadores, e ter tido mais tempo para treinar no percurso.

Ronaldo Francisco, líder do ranking brasileiro por mais de dois anos, que perdeu o posto na etapa de Porto Alegre para Barcellos, fez dois birdies e dois bogeys para jogar 72, empatar em segundo e garantir um lugar no pelotão, o grupo dos líderes. Ronaldo, que é patrocinado pela YKP e tem apoio da Unimed Rio Preto e do Quinta do Golfe, onde é head-pro, está empatado com Robison Gomes, que fez três birdies, um duplo bogey e um bogey para também terminar no par do campo.

Estrangeiros – O paraguaio Ramon Franco, que venceu a etapa de Porto Alegre por dez tacadas de vantagem, abriu a rodada com três birdies nos primeiros quatro buracos, mas terminiou com 74, duas acima, para empatar em sétimo com o uruguaio Adriano Ponce, os dois melhores estrangeiros da estréia. Eles estão uma tacada atrás de Tiago Silva, Edione Nogueira e Odair Lima, que dividem o quarto lugar, com 73, uma acima.

Rafael Barcellos, do São Paulo GC, o líder do ranking profissional brasileiro de 2011, jogou 42 de ida, com dois duplos bogeys, e nunca mais se recuperou. Jogou 37 de volta, com um único birdie no dia, para terminar com 79 tacadas, em 23º lugar, duas tacadas acima da linha de corte. Após a rodada desta quinta-feira, apenas os 18 primeiros colocados e empatados voltarão para jogar na volta final, sexta, disputando os R$ 100 mil em prêmios. O torneio termina sábado, com um Pro-Am.

Patrocínio – O patrocinador máster da Copa Rádio Transamérica de Golfe é a Rádio Transamérica. O circuito é também patrocinado pelo canal SporTV, organizado pela Confederação Brasileira de Golfe em parceria com a Brasil1 Esporte e conta também com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento tem apoio da Nespresso e TAM Viagens.


Confira os principais resultados desta quarta-feira


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados