14/09/2011
Leia, abaixo, a história dos torneios profissionais em Búzios
por: Ricardo Fonseca
Pela primeira vez desde outubro de 2000 e pela segunda vez em seus 16 anos, o campo do Búzios Golf Club & Resort, na Região dos Lagos do litoral norte do Rio de Janeiro, volta a receber uma competição profissional com a disputa da Copa Búzios de Golfe, terceira etapa do CBG Pro Tour – Circuito Brasileiro de Golfe, de quinta a sábado desta semana. Estarão em jogo R$ 100 mil em prêmios e vagas para o Aberto do Brasil, torneio que volta a fazer parte do Tour das Américas, dentro de um mês, no São Fernando GC, em Cotia (SP) e que pela primeira vez na história vai distribuir pontos para o ranking mundial profissional de golfe.
A novidade desse torneio é a presença do profissional carioca Philippe Gasnier, que volta a competir no Brasil depois de uma longa temporada no exterior onde, entre outras conquistas, tornou-se, em 2008, o primeiro brasileiro a passar pelas seletivas e se classificar para o US Open, feito repetido este ano por Alexandre Rocha, ao ser o primeiro brasileiro a passar o corte no segundo major da temporada profissional.
Vento – Gasnier, ex-campeão do Aberto do Brasil, conhece o campo, sabe que é muito difícil jogar lá com o vento que costuma soprar forte a partir do mar, e já está treinando em Búzios para o torneio. “Acho importantíssimo participar desse grande momento do golfe brasileiro”, diz Gasnier. “O CBG Pro Tour é uma grande iniciativa”, elogia.
Entre os principais adversários de Gasnier estarão JP Albuquerque, campeão da etapa da Bahia do CBG Pro Tour e líder do ranking da PGA do Brasil; o paraguaio Ramon Franco, campeão da etapa de Porto Alegre, e Ronaldo Francisco, que joga com patrocínio da YKP e apoio da Unimed Rio Preto e Quinta do Golfe, que tenta recuperar o posto de número 1 do Brasil, que ocupou por mais de dois anos. Hoje Ronaldo é o segundo no ranking da PGA do Brasil.
Destaques – Outros destaques do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, em parceria com a agência de marketing esportivo Brasil1 são Rafael Barcellos, Guilherme Oda, Tiago Silva, Sergio Brasil e Marcos Silva, entre muitos outros. Apesar do limite de vaga ser de 60 jogadores, apenas 40 profissionais e cinco amadores se inscreveram para a competição que terá corte após os dois primeiro dias, com apenas os 18 primeiros e empatados se classificando para disputar os prêmios em dinheiro na rodada final, sábado.
Desta vez, o Pro-Am, torneio de confraternização entre profissionais e amadores foi dividido em duas partes de nove buracos cada, sendo a primeira sábado à tarde, após a final, e a segunda domingo pela manhã. A Copa Búzios de Golfe tem patrocínio máster da Sportv e patrocínio da Credit Suisse Hedging-Griffo, La Basque e da Prefeitura de Búzios. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e tem apoio do Atlântico Búzios Convention & Resort.
História
O vice-campeão do torneio que distribuiu R$ 45 mil em prêmios, com 15 mil para o campeão, foi Alexandre Rocha, que com aquele resultado assumiu a liderança do ranking profissional brasileiro. Ambos eram profissionais há pouco tempo: aquele foi o primeiro título de Góes, enquanto Rocha jogava seu terceiro torneio na nova carreira, acumulando uma vitória e dois vice-campeonatos em três torneios.
Recorde – Acácio Jorge Pedro, que fora líder do ranking brasileiro por sete anos seguidos, esteve perto do título ao jogar 68, quatro abaixo e melhor volta do torneio, no segundo dia. Essa ainda é a melhor volta do tee profissional de Búzios, embora não possa ser considerada recorde, pois todos jogaram melhorando a posição da bola na raia, por causa da má condição do gramado.
Acácio perdeu a liderança do ranking no domingo ao fazer sua pior volta da semana e cair para a quarta colocação. Os irmãos Barcellos também fizeram papel bonito. Rafael, o mais novo, ficou em terceiro, enquanto Nico, o mais experiente, terminava em quinto lugar.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
05/11/2024
05/11/2024
05/11/2024
04/11/2024
04/11/2024
31/10/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados