Circuito Universitário Brasileiro começa com três torneios em 2012

17/04/2012


Evento criado por Pepê terá apoio da FAAP, da Federação Paulista de Golfe e do Broa


Gama e Pepê: FPG e nº 1 do Brasil unidos para resgatar para o golfe os jogadores afastados pelos estudos
Gama e Pepê: FPG e nº 1 do Brasil unidos para resgatar para o golfe os jogadores afastados pelos estudos

por: Ricardo Fonseca

Depois de muito esforço, Pedro da Costa Lima, o Pepê conseguiu realizar um sonho antigo e criar o Circuito Universitário Brasileiro, uma competição entre golfistas de várias universidades do país que pretende ser um embrião do que é a NCAA nos Estados Unidos. Com apoio da FAAP e do Broa Golf Resort, que já vinham apoiando o golfe universitário, e agora da Federação Paulista de Golfe (FPG), que emprestou seus dois maiores torneios, o circuito tem tudo para ser um sucesso em 2012 e ser ampliado para outros estados nas próximas temporadas.

A primeira etapa do Circuito Universitário vai ser disputada paralelamente ao Aberto Bandeirantes de 11 a 13 de maio, no  Damha Golf Club, em São Carlos (SP). A segunda etapa será junto com o Aberto do Estado de São Paulo, em Agosto, com a final ficando para o Broa Golf Resort, em outubro. “A possibilidade de se fazer as etapas do Universitário paralelas a torneios já existentes é muito feliz, pois os torneios ganharão mais destaque, mais brilho”, comemora Pepê, o número 1 do Brasil.

Apoio decisivo – “O Aberto Bandeirantes e o Aberto do Estado de São Paulo são torneios de alto nível técnico e tradicionais no calendário paulista, o que propicia muitos frutos ao desenvolvimento do  golfe universitário”. Segundo Pepê, o objetivo é usar as três etapas deste ano para que o Circuito Universitário seja conhecido nacionalmente e criar as bases para que, em 2013, o golfe e o circuito possa se desenvolver ainda mais.

Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor Presidente da FAAP, é um dos que aposta no Circuito Universitário desde seu embrião, em 2011. “O golfe voltou a ser esporte Olímpico e apoiando o circuito estamos apoiando a formação de futuros atletas nacionais”. diz Guillon. “Além disso, identificamos os benefícios que o golfe traz para o universitário”.

Resgate – Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, diz que não pensou duas vezes ao acolher duas das etapas do Circuito Universitário nos dois principais torneios do estado de São Paulo. “Além de despertar o interesse de novos golfistas,  o golfe universitário é uma forma de resgatar e manter no golfe os jogadores que se afastam todos os anos das competições devido aos compromissos com o estudo”, diz o dirigente da maior federação do país. “Com esse circuito, mesmo não participando dos rankings nacional e regionais, os jogadores se mantém competitivos, divulgam suas instituições de ensino e ainda podem ganhar bolsas de estudo e outros benefícios que ajudem na sua formação profissional”, completa Gama.

Regulamento – O Circuito Universitário de Golfe tem ainda como parceiro a Sumô Propaganda, responsável pela identidade visual do circuito bem como a divulgação do programa nas universidades. Cada universidade pode inscrever quantos times de quatro jogadores quiser. As etapas serão jogadas na modalidade de soma da tacadas (stroke play), valendo os dois melhores resultados de cada dia. Todas as etapas terão uma premiação individual geral e o melhor jogador da categoria com handicap também será premiado. “Estamos desenvolvendo um prêmio especial para a universidade Campeã do Circuito de 2012”, antecipa Pepê.

Por ser esta uma iniciativa para o desenvolvimento do golfe nacional como um todo, Pepê lembra que o Circuito Universitário necessita de apoiadores em todo o Brasil. “Estamos muito interessados em pessoas que se possam nos auxiliar no desenvolvimento do golfe universitário em outras regiões”, diz Pepe. “Para tirar dúvidas ou dar apoio, nosso email de contato é golfeuniversitario@hotmail.com”.

Embrião – O Circuito Universitário começou a nascer efetivamente em 2011 com a realização do 1º Desafio Universitário paralelamente ao Aberto do Broa, com a participação de equipes de dez  faculdades: FAAP, Mackenzie, GV, ESPM, Unaerp, Uninove, UNIP, UNIFEI, Universidade Federal do Paraná, PUC e USP.

No desafio de 2011, Giordano Junqueira, representante da Unaerp, foi o campeão individual e o time da FAAP foi a Instituição Campeã. Tomas Botelho – sobrinho do Fernando Botelho, o presidente do Broa, que faleceu num acidente de avião esta semana – além de integrante do time de golfe da FAAP é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do Circuito Universitário.

Veja o vídeo editado pela TV FAAP dos melhores momentos do 1º Desafio Universitário de 2011, clicando aqui !

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados