Coluna Estilo – 17 de março

17/03/2010


Golf Summer Party, Taça da Mulher, Torneio Pró-Renal, Tour Nacional Juvenil e muito mais…


por: Virgínia Salomão

Henrique e Luciana fazem bonito
Os campeões scratch do 1.º Golf Summer Party foram Henrique Rocha Pombo (foto), do Alphaville Graciosa Clube, com 74 tacadas; e Luciana Fuchs, do Graciosa Country Club, com 80. A competição, disputada dia 27 de fevereiro, reuniu mais de 80 jogadores no campo do Joinville Country Club, em Joinville (SC).

Nas demais categorias venceram Valério Winter (JCC), índex até 14,0, com 67; Pierre de Richter (JCC), índex 14,1 a 22,1, com 68; Edenilson Schneider (JCC), índex 22,2 ou mais (stableford), com 39 pontos, no masculino; e Luciene Ceccatto (CC), índex até 22,1, com 68; e Maria Isotton (JCC), índex 21,3 ou mais (stableford), com 34 pontos.

Terminada a competição houve um coquetel seguido da cerimônia de premiação. À noite teve espaço ainda para atletas e convidados curtirem a boate Moon, onde a festa rolou até altas horas.

Ela é fera
A atleta Luciana Fuchs (foto), considerada uma das melhores golfistas do Paraná na atualidade, mais uma vez não teve adversária que a desbancasse. Tanto assim que, sem estresse, faturou o primeiro lugar na categoria 0/23 dos jogos correspondentes a Taça da Mulher, disputada quinta-feira (11) no campo do Graciosa Country Club, por mais de 30 jogadoras.

Luciana jogou 69 tacadas, contra 72 de Myrian Rocha Loures, que ficou em segundo lugar, e 79 de Zélia Oliveira, que ficou em terceiro. Na categoria 30/40, as três primeiras classificadas, respectivamente, foram Gilda Pereira (77), Maylin Ling (82) e Gilda Roth (83). O prêmio “Melhor Approach” ficou com Roberta Cômodo.

No período da tarde as atletas se reuniram na Casa da Golfista para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Kiryla vence no desempate
Hoje, pode-se dizer, sem medo de pecar pelo exagero, que o golfe paranaense também se destaca por ser um esporte solidário com as causas nobres. Diversas competições não só no exterior, mas aqui no Brasil, são promovidas com o objetivo de arrecadar dinheiro para instituições de caridade. Prova recente disso foi o Torneio Pró-Renal, disputado sábado (13) no Graciosa Country Club, em prol da  Associação Pró-Renal, que atende cerca de 3.000 pacientes renais, desenvolve campanhas educativas e realiza pesquisas clínicas.

A disputa, na modalidade stroke play, em18 buracos, teve como aliado um belo dia de sol.
A rodada terminou com Cláudio Kiryla e Renato Krause empatados na primeira posição da scratch por 76 tacadas. No playoff  Kyryla levou a melhor no buraco 2. Entre as mulheres da scratch, Luciana Fuchs, que somou 81, foi imbatível. Resultado: acabou levando o título, mais um para sua coleção.

Confira os demais classificados. Masculino – Categoria 0/9 (índex até 8,5), Joel Fleischfresser, 1.º lugar, com 76 tacadas; Arlindo Brun Jr., 2.º, com 76. Categoria  10/15 (índex 8,6 a 14), Luis Renato Krause, 1.º, com 66; Ademir Moro, 2.º, com 68. Categoria 16/24 (índex 14,1 a 22,1), Luiz Otávio Leão, 1.º, com 70; Miguel Riella, 2.º, com 72. Categoria 25 a 36 (índex 22,2 a 32,9), Faruk El Khatib, 1.º, com 65; João Guilherme Moraes, 2.º, com 72.

Feminino – Categoria 0 a 20 (índex até 8,5), Adriana Oliveira, 1.º, com 71; Sandra Rymsza, 2.º, com 75. Categoria 21 a 40 (índex 18,6 a 32,9), Roberta Cômodo, 1.º, com 70; Gilda Pereira, 2.º, com 74.

A programação social do torneio contou com jantar nas dependências do Graciosa e cerimônia de entrega de prêmios.

Sobre a Pró-Renal Brasil – A instituição foi criada em 1984, por iniciativa do médico Miguel Carlos Riella, e tem como objetivo dar assistência aos pacientes renais crônicos e também manter a estrutura da Fundação em trabalhos assistenciais, tratamentos clínicos e projetos de prevenção.

Nas fotos, de cima para baixo: Ségio Marder (segundo da esq. para a dir.), com Algacy Guimarães, André Carnasciali e Mozarth França;Paulo Prado, Mark Pinheiro, Osvaldo Rocha e Ruy Carnasciali Jr; e Luiz Alberto Cartaxo, Cláudio Kiryla (o campeão), Tobias de Macedo (presidente do GCC), Miguel Riella (anfitrião) e o atleta Giba.

Exclusivamente feminino
Mais de 30 atletas participaram ontem (16), no Alphaville Graciosa
Clube, da Taça Tie Nagae, uma competição disputada na modalidade stroke
play, em 18 buracos, no sistema shot gun, com saída às 9h20.

As vencedoras, por categoria, foram Luciana Fuchs, melhor gross, com 80;
Amélia Fujihara, 0/20, com 71; Cléa Demeterco, 21/30, com 73; e Cecília
Calliari, 31/40, com 69.

Após o jogo houve um almoço festivo no restaurante da sede. Na
seqüência, entrega de prêmios e sorteio de diversos brindes.

Nas fotos, de cima para baixo: Olga Hieda, Myrian Rocha Loures e Amélia Fujihara; Monica Swenson, Tissako Hara (capitã do Alphaville Graciosa) e Luciene Ceccatto; Karine Althaus, Rosana Wamser e Rosa Furuta; e Hiromi Suzuki, Cassiana Stapff e Luciana Fuchs (melhor gross do torneio). Fotos: Virginia Salomão

Catarinense e paulista chegaram lá

O fim de semana foi de muito golfe no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre (RS). Lá disputou-se a primeira etapa do Tour Nacional Juvenil 2010, principal circuito brasileiro destinado a jovens golfistas nascidos após 1.º de janeiro de 1992, que conta pontos para o ranking nacional pré-juvenil e juvenil masculino e feminino. A exemplo das etapas anteriores do Tour Juvenil, esta de Porto Alegre foi disputada na modalidade em stroke play, individual gross (sem handicap) em 36 buracos (18 por dia).

O primeiro dia de disputa fechou com o paulista Luis Jacintho, do Bauru, na linha de frente com 71 tacadas, apenas uma de vantagem sobre o gaúcho William Clarke. Em terceiro lugar no dia estava o também paulista Thomas Mantovanini, com 73. Por categoria, os outros classificados no dia eram: Até 15 anos – O paranaense  Homero Toledo Sobrinho liderava com 77, seguido por Kevin da Silva, com 79, e Pedro Junqueira Franco, com 80 tacadas.

Até 13 anos – O também paranaense Ulisses de Toledo Junior ocupava a linha de frente com 78, seguido por Thomas Sampaio com 80 e Marcos Negrini com 81. Até 11 anos – Lucas Park com 83, com Rohan Boettcher 90 em segundo e Thomas Choi com 95, em terceiro.

Na competição feminina, a catarinense Julia Debowsk (foto) largou na frente com 79 tacadas, uma larga vantagem em relação a paulista Julia Shin (85), sua mais direta perseguidora. Em terceiro no dia estava a também paulista Sofia Mourani, com 87.

No domingo, último dia de torneio, o paulista Jacintho jogou 73 para somar 144 tacadas e ficar com o titulo da principal categoria. O gaúcho Clarke, por sua vez, jogou 78 no dia, 150 na soma, para sagrar-se vice-campeão. Em terceiro lugar  ficou Thiago Masini, com 151 (75-76). Na categoria C (até 15 anos) venceu o gaúcho Matheus Balestrin, com 162 (83-79), mesmo resultado de Antonio Douat e Pedro Junqueira Franco, o segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Na categoria D (até 13 anos), o vencedor foi Takase Gotsu, com 167, seguido por Thomas Sampaio e o paranaense Ulisses. Ambos com 168. Na categoria E (até 11 anos), o campeão foi Lucas Park, com 179, seguido por Boettcher e  Choi. Entre os iniciantes, os classificados foram Antonio Sasso (campeão), Gabriel Velasco (2.º colocado) e Lorenzo Malabarba (3.º colocado).

Entre as garotas, a catarinense Debowsk venceu a categoria principal de ponta a ponta. Ela jogou 87 no dia para somar 166 tacadas, contra 170 da vice-campeã, a paulista Shin, que repetiu o resultado parcial do dia anterior, e 173 da terceira colocada, Mourani (86 no dia). Debowsk, a campeã geral, também liderou os jogos da categoria C (até 15 anos), Em segundo lugar ficou Theila Castilhos. Na categoria B (até 18 anos), a vitória ficou com Shin, seguida por Mourani e Kely Aparecida Simone, com 183. Luiza Altmann venceu a categoria D (até 13 anos), com 183, seguida por Elisangela Fagundes, com 194, e Gotsu, com 198. Rafaela Stanham, por sua vez, venceu a categoria iniciante, seguida por Gabrielli Balestrin.

É importante destacar que esta etapa definiu a equipe que representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano Juvenil por Equipes, que ocorre no fim de abril e começo de maio em Quito, no Equador. Os jogadores que tiverem somado o maior número de pontos de ranking no Brasileiro Amador Juvenil, disputado em janeiro no Paraná, e nessa primeira etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil têm vaga garantida.

Tradicional torneio
O Graciosa Country Club, em Curitiba (PR), entra em contagem regressiva para viver as emoções do tradicional Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba, em sua 62.ª edição, que será disputado em três etapas. A primeira, nos dias 24 e 25 deste mês, conta somente com golfistas do sexo feminino. A modalidade de jogo será stroke play, em 36 buracos, 18 por dia, para atletas com  hcp índex até 21,1; e stableford, para atletas com hcp índex 21,2 a 32,7.

O campo abre para treino no dia 23 até às 16 horas. A segunda etapa, de 27 a 28 deste mês, será exclusiva para cavalheiros com hcp índex 14,1 a 22,1 (stroke play); e índex 22,2 a 32,7 (stableford). Já a terceira e última etapa ocorre em abril, mais precisamente de 1.º a 3, reunindo cavalheiros das categorias scratch, hcp índex até 8,5 e hcp índex 8,6 a 14. A modalidade de jogo será stroke play, em 54 buracos (18 por dia).

Na primeira e segunda etapas serão premiados os melhores net sênior, pré-sênior e juvenil.
Na terceira etapa serão premiados os melhores Gross senior, pré- senior e juvenil. Esta premiação não será acumulável.

A competição será válida para o ranking paranaense na primeira e terceira etapas.
A programação social prevê café colonial e entrega de prêmios, dia 25 deste mês, às 18 horas no Bar do Golfe; coquetel e entrega de prêmios, dia 28 deste mês, às 18 horas no green do 18; e jantar de confraternização, dia 3 de abril, às 19h30, na sede social, para todos os participantes do torneio, seguido da entrega de prêmios aos classificados na terceira etapa.


Strokes


Chuvas prejudicam – A paixão pelo golfe uniu atletas, domingo (14), no campo do Alphaville Graciosa Clube, para a disputa do Torneio Integração, no qual as trincas (scramble) foram formadas por no mínimo um golfista oriental. Os jogos, em categoria única (índex até 31,2, sendo que o handicap foi 50% do hcp da trinca). A largada ocorreu às 8h30, no sistema shot gun. Tudo corria bem, até que lá pelo quarto buraco a chuva despencou e não deu mais trégua. O jeito foi cancelar o torneio e, em breve, marcar uma nova data para sua realização. Apesar do transtorno, os atletas não deixaram de prestigiar o almoço de confraternização, no qual, o toque oriental também esteve presente.

No Clube Curitibano – As golfistas Bruna Lee e Gemma Lee mais uma vez unem forças para promover o The Lee Open, uma competição exclusivamente feminina, marcada para terça-feira (23), no green de Quatro Barras. A disputa, com shot gun às 10 horas, ocorre na modalidade trinca scramble (80% do menor hcp da trinca), em categoria única. Também haverá prêmio para o Melhor Gross.
No ano passado, a trinca campeã com o Melhor Gross da competição (69) foi a formada por Cassiana Stapff, Maria Helena Vian e Luciana Fuchs.

Participem – Sábado (20), o Las Palmas Golf & Country Club promove no green de São José de Pinhais um torneio interno no sistema hot gun, com saída às 8h30. Segundo Anderson Zocolotte e Antonio Capistrano, os organizadores do torneio, duas modalidades estarão em vigência no jogo: stroke play/stableford. Após o jogo, almoço e entrega de troféus.

Ação solidária – Alguns dos melhores atletas do Paraná disputam domingo (21), no campo do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, o Torneio Beneficente de Golfe IMIN 102, que a exemplo das edições anteriores, irá repassar o dinheiro arrecadado com as inscrições para três entidades assistenciais: Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), Associação Curitibana Órfãos da AIDS (ACOA) e Lar Santa Mãe Junshin.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados