Coluna Estilo Golfe – 11 de novembro

11/11/2009


Sul-Americano Sênior, Outeiro Golfe Clube, Copa Simon Bolívar, homenagem a Álvaro Almeida e muito mais…


por: Virgínia Salomão

Paranaenses marcaram presença
Os jogadores que integraram a delegação brasileira que representou o país no 31.º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, ocorrido de 25 a 31 de outubro em quatro campos de golfe nos arredores de Santiago (CHI), voltaram para casa pra lá de satisfeitos com os diversos e importantes títulos conquistados.

No campo Club de Golf Los Leones, de par 72, localizado em las Condes, Santiago, a equipe brasileira integrada por Paulo Pacheco (presidente da ABGS), Luiz Valenzuela, Airton Balabusch (PR) e Shin Kwang Hyun venceu a Copa Francisco Humphreys. Na categoria hcp até 14,  o Brasil também foi destaque, com o paranaense Airton Balabusch terminando em primeiro lugar, com 204 tacadas.

Aliás, o paranaense também venceu a categoria jogadores de 60 a 64 anos, com 204 tacadas. Já na cat. gross de jogadores com mais de 75 anos, o campeão foi Hidemi Nagao, com 255 tacadas. O atleta Cosme Gomm, outra fera do golfe paranaense, ficou em segundo lugar na cat. de 10 a 14, com 261 tacadas.
 
Nas categorias de 14 a 22, de 14 a 18 e de 19 a 22, por idades, e nas Copas Brasil e John Mcrostie (por equipes), os jogos ocorreram no Club de Golf Sport Frances, em Vitacura, Santiago. Na categoria por idades, os jogadores Vanderlei Micheletto e Humberto Monte Neto terminaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Micheletto com 272 tacadas e Monte Neto com 274. Os vice-campeões nas categorias 70 a 74 anos e mais de 75 foram Alex Molano e Peter Brinkmann, respectivamente.

Os jogos no Club de Golf las Brisa de Chicureo, em Colina, região metropolitana de Santiago, foram para atletas das categorias hcp de 20 até 36, de 20 até 24 e de 25 até 36. Lá também foram disputadas a Copa Bolívia e a Copa João Miguel Amenabar. O brasileiro Rubens Penteado levou a melhor na cat. de 20 até 36, com 119 pontos. De quebra ele levou o título de campeão da cat. de 70 a 74 anos. Na cat. de 55 a 59 anos, o campeão foi João Carlos de Macedo, com 98 pontos, seguido por Juvenil Antonio Cenci, com 95 pontos.

Na competição feminina, todos os jogos foram disputados no Club de Golf Lomas de La Dehesa, em Lo Barnechea, que abriga um campo de 72 buracos e 5.392 jardas.
Nos resultados gross, cat. stableford, a brasileira Hiramatsu Toshiko venceu com 22 pontos. Nos jogos net, ou seja, com desconto do handicap, quem brilhou foi a paranaense Lúcia Pupo (na foto com Sandra Rymsza), que venceu com 35 pontos.
O 31.º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior foi uma realização da Associação de Golfe Sênior do Chile.

Lançamento oficial
Uma badalada festa, somente para convidados, na semana passada, no Hotel Fasano, em São Paulo, lançou oficialmente o Outeiro Golfe Clube e o condomínio de mesmo nome. O evento foi uma parceria do Outeiro das Brisas com a Brasil São Paulo Sotheby´s International Realty, que comercializará os lotes. Entre as dezenas de pessoas que prestigiaram a festa estavam Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, Michael Rumpf Gail, presidente do Terravista Golf Course, Nicolla D´Ippolito, fundador do Outeiro das Brisas, Wilson Nogueira, responsável pelo marketing da Confederação Brasileira de Golfe, que representou Rachid Orra, presidente da entidade, além de alguns componentes da imprensa especializada em golfe.

O condomínio Outeiro Golfe Clube é composto por 100 lotes, de mil metros quadrados cada um, que ficam em torno do campo de golfe. A primeira fase, composta por 60 lotes, já está pronta e sendo comercializada. O valor médio do metro quadrado é de R$ 300.

Sobre o campo – O campo de 9 buracos do Outeiro das Brisas é um par 36 de 3.309 jardas (ou par 72 de 6.618 jardas para duas voltas que completam 18 buracos). O design é de Álvaro Novaes, profissional que desenhou o campo de Foz do Iguaçu (PR) e alguns campos particulares no interior de São Paulo. o campo tem quatro tees de saída diferentes por buraco, proporcionando desafios diferenciados aos diferentes níveis de jogadores.

Por estar próximo ao mar, o campo sofre bastante influência dos  ventos, o que garante um desafio extra aos golfistas. Os fairways, ligeiramente ondulados, terão grama Bermuda Tifton 419. Já os greens terão a variedade Bermuda Tifton Dwarf.  O cartão-postal do percurso é o buraco 7, um par 3 de 202 jardas do tee preto (profissional e scratch), que tem um grande lago diante do green. No total, o Clube de Golfe Outeiro conta com três buracos de par 5, três buracos de par 4 e três buracos de par 3.

Na foto: Michele D´Ippolito, Eduard Schönburg, Manoel Gama, Nicolla D´Ippolito e Silvio Queiroz. Foto: divulgação CBG.

Brasil fez boa campanha
Os golfistas Ivo Leão (PR) e Felipe Navarro (RJ) (na fotoa, de cima para baixo), representantes brasileiros na 19.ª Copa Simon Bolívar, disputada de 4 a 7 deste mês no Barquisimeto Golf Club, na Venezuela, se deram bem no primeiro dia de competição. Nos jogos por equipes, a dupla fechou a rodada em primeiro lugar empatada com a equipe da Inglaterra, da República Dominicana e do Peru, por 144 tacadas. Nos jogos individuais, Ivo empatou na segunda posição com outros dois jogadores por 70 tacadas. Felipe, por sua vez, estava empatado em décimo lugar, com outros quatro jogadores, por 74. A liderança estava com Guillermo Pumaroi, da República Dominicana, com 68.

O segundo dia de disputa fechou com o Brasil em segundo lugar, somando 288 tacadas. Em primeiro estava o Peru, com 285. Na disputa individual, Ivo jogou 72 no dia, para fechar em terceiro lugar, empatado com outros dois jogadores, por 142 tacadas. Felipe  jogou 72 no dia para empatar em nono lugar, por 146. Guillermo, da República Dominicana, permanecia na linha de frente, somando 140 tacadas.

No terceiro dia de disputa, Ivo e Felipe fecharam a rodada empatados com o time inglês (William Hemstock e James Robinson), na quarta posição por equipes, somando 439 tacadas. Na primeira posição por equipes estava o time argentino formado pelos jogadores Tomas Cocha e Leandro Marelli, somando 430.

No individual, o paranaense Ivo jogou 74 no dia para fechar em sexto lugar, com 216 tacadas, parciais de 70-72-74. O carioca Felipe Navarro jogou 77 e foi da nona posição para a 12.ª, somando 223. A primeira posição seguia firme com Guillermo, da República Dominicana, somando 209, parciais de  68-73/68).

Na final, a equipe da Argentina foi imbatível e acabou ficando com o título somando 571 tacadas. O time do Brasil ficou apenas em quinto lugar, com 590 tacadas no total.
No individual, o brasileiro mais bem posicionado foi Ivo. Ele ficou em quarto lugar, jogando 72 no dia, para somar 288 tacadas. Seu compatriota Felipe, que jogou 79 no dia, terminou empatado na 14.ª posição, somando 302 tacadas. A primeira posição ficou com Miguel Ordonez, do Panamá, com 280 tacadas (72/69/71/68).

A 19ª edição da Copa Simon Bolívar foi uma realização da Federação Venezuelana de Golfe, com apoio do R&A, entidade máxima do golfe mundial, e do PGA da Venezuela. Com edições de dois em dois anos, intercalando com o Campeonato Mundial Amador, a Copa Simon Bolívar foi disputada na modalidade stroke play, em 72 buracos (18 por dia). A competição reuniu 28 jogadores de países como Paraguai, República Dominicana, Brasil, Panamá, Peru, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, Uruguai, México, Inglaterra, Argentina e Venezuela.

Entre os dias 23 e 29 deste mês, Ivo e Felipe participam do 64.º Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes, no Yacht y Golf Club Paraguayo, em Lambaré, no Paraguai. Além deles, integram a equipe masculina do Brasil Daniel Stapff (PR), atual campeão brasileiro; Guilherme Oda (SP), número 1 do ranking nacional e Rafael Becker (SP), campeão brasileiro juvenil. O gaúcho Octávio Villar é o capitão da equipe.

Já a equipe feminina conta com Geandra Zimmer (SC), número 1 do ranking nacional; Cecília Kleinert (SP), que atualmente joga na NCCA, uma das principais ligas universitárias de golfe dos EUA; Nathalie Silva (SP), terceira colocada no ranking nacional feminino; Livia Amado, que atualmente joga nos EUA; e Clara Teixeira (RJ), primeira colocada no ranking nacional juvenil feminino. A capitã da equipe é a paulista Lucia Guilger.

Almeida recebe homenagem
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Álvaro Almeida (foto), será homenageado pela Golf & Cia e pelo Circuito Empresarial de Golfe (que é voltado para o relacionamento empresarial do País) por ocasião da última etapa do circuito.
O evento será na sexta-feira (13), no Terras de São José Golf Club, em Itu (SP). A largada dos jogos será às 12 horas. Detalhe: participam somente convidados da System Marketing, patrocinadora máster da etapa. Por volta das 14 horas haverá uma clínica de golfe. Não bastasse, haverá um torneio individual, dividido por categorias, nas modalidades stroke play e stableford, e também um torneio denominado Torneio dos Patrocinadores, por equipes,  na modalidade Two Best ball – Stableford, no qual as equipes competirão entre si tendo em mira a Copa Empresarial de Golfe, referente à cada etapa.

Aberto do Rio
Três times fecharam o Am-Am, correspondente ao Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour – 4º Aberto de Golfe do Rio de Janeiro, empatados por 55 tacadas, mas pelos critérios de desempate, o campeão foi o integrado por Paulo Cesar Palhares, Francisco Souza Dantas, Nelson do Valle e Michael Whyte. Em segundo lugar ficou o time formado Jorge Gouveia da Rocha, Leonardo Brunet, Neri Infante e Gustavo Chuang, e em terceiro, o grupo de Rodrigo Lacerda Soares, Antonio Carlos Araujo, Juno Audi Batista e Henrique Kitahara. O Am-Am foi disputado na quinta-feira (5), véspera dos jogos principais, que prosseguiram até domingo no Gávea Golf & Country Club (RJ).

Após liderar de ponta a ponta, o atleta da casa Guy Bragança (foto) sagrou-se bicampeão do torneio com 211 tacadas gross (70-70-71), contra 215 (73-73-71) do gaúcho Leonardo Conrado e 217 do paulista Roberto Gomez e do gaúcho William Clarke. Aliás, no último dia de disputa, Clarke foi protagonista do hole in one, o primeiro feito por ele, no buraco 6, um par 3 de 167 jardas.

 Na scratch dos jogos femininos, a paulista Lúcia Guilger dominou desde o primeiro dia de disputa, para vencer com 232 (77-78-77). Em segundo lugar ficou a catarinense Geandra Zimmer, com 251 (87-87-82). A paulista Karina Palmberg terminou em terceiro, com 258 (80-88-90).

O Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour é uma parceria entre a Credit Suisse Hedging-Griffo e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O torneio é realizado pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ) e conta com apoio da Omega. O torneio também conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes.

Afivelando malas
Os profissionais brasileiros Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco (foto) embarcam terça-feira (17) rumo a Londres (ING), onde fazem escala com destino a Hong Kong (CHI). Lá, entre os dias 26 e 29 deste mês, no campo do Mission Hills Golf Club, eles representam o País na Omega Missions Hills World Cup 2009, que distribuirá US$ 5,5 milhões em prêmios.
De acordo com a programação da PGA Brasil, o campo estará disponível para treinos nos dias 23 e 24. No dia 25 haverá um Pro-Am. Para a competição, são esperados  56 jogadores de 28 países.

Encerramento à altura
A Associação Brasileira de Golf Sênior (ABGS), comemora  o encerramento do ano e seus 30 anos de existência com um grande evento, de 27 a 28 deste mês, no complexo turístico Iberostar, na Bahia, com direito a entrega de troféus do ranking nacional da ABGS e show do cantor Jorge Ben Jor. “Esta será uma festa à altura do sucesso da ABGS. Temos diversos motivos para comemorar a existência de nossa entidade”, destaca Paulo Pacheco, presidente da ABGS. Não bastasse, a ABGS também programou para a data um torneio denominado Retrospectiva 30 anos, que será disputado nos dias 27 e 28 de novembro no Iberostate Praia do Forte Golf Club, localizado dentro do complexo turístico. O sistema de disputa será shot gun, com saída às 8h30.

A programação social do evento prevê jantar com entrega de troféus do ranking nacional e apresentação dos melhores momentos ABGS 30 anos, na sexta-feira (27); cerimônia de premiação do torneio; e show do cantor Jorge Ben Jor, no sábado (28).
O torneio é aberto a todos os golfistas, independentemente da idade. Quem não for associado da ABGS participará de todas as atividades e disputará o Torneio Amigos da ABGS. Os pacotes para o evento estão sendo vendidos pela agência oficial da ABGS, a Golf Travel (www.golftravel.com.br).

Torneio de Duplas
O 2.º Torneio Renatão Leitner de Duplas, a exemplo de sua primeira edição, será disputado em dois campos: Clube Curitibano, sábado (14), e Graciosa Country Club, domingo (15). No primeiro, a modalidade de jogo será best ball, no sistema shot gun. No segundo, a modalidade será canadian. De acordo com a programação do torneio, as duplas poderão ser masculinas, femininas ou mistas. Para montagem das duplas, a soma do índex dos jogadores não poderá ultrapassar 54,6. Categorias vigentes: gross, soma da dupla índex até 27,8 e soma da dupla índex de 27,9 a 54,6. O torneio, é importante destacar, tem como objetivo homenagear Renato Leitner, o maior incentivador do golfe infanto-juvenil que o Paraná já teve.

A programação social do torneio prevê recepção aos jogadores no bar do golfe do Curitibano, após os jogos de sábado; e jantar no restaurante de golfe do Graciosa, após os jogos de domingo. O 2.º Torneio Renatão Leitner de Duplas, idealizado por Yara Pedroso (à dir. da foto que aparece com Diva Pospissil), viúva de Renato, e seus familiares, conta com o apoio, entre outros, do Clube Curitibano, do Graciosa Country Club e desta coluna, é claro!


Strokes

A jogada máxima (1) – O golfista Jorge Haragushiku está feliz da vida e por um bom motivo. Ele fez hole in one no buraco 8 do campo do Alphaville Graciosa, de par 3 e 175 jardas. A façanha ocorreu em outubro, mais precisamente dia 25. Outro que é só sorrisos pelo mesmo motivo é o golfista Vanderlei Cardoso de Moraes. Na quarta-feira passada, também no campo do Alphaville Graciosa, ele efetuou a jogada máxima no buraco 17, um par 3 de 174 jardas.

Nas fotos: Vanderlei Cardoso de Moraes e Paulo Moraes (esq.); e Osmar Kassuia, Jorge Haragushiku e Tomihiro Nakatani (dir.)

A jogada máxima (2) – Dia 2 deste mês, no campo do Graciosa Country Club, o associado Giovani Gionedis Filho efetuou sua grande tacada. O buraco batizado por ele foi o 13 (tanquinho).  Gionedis jogava ao lado de Ricardo Barrionuevo, Mark Pinheiro e Luiz Geraldo Costa.

Curitiba (PR) – A sexta edição do Torneio Aberto do Santa Mônica Clube de Campo, válido para o ranking paranaense e catarinense de golfe, terá sua largada dia 20 deste mês, com a disputa de um Pro-Am, às 8 horas. Após o jogo, happy hour nas dependências do clube anfitrião. Os jogos principais serão disputados dias 21 e 22, nos quais estarão em ação atletas das seguintes categorias: masculino – scratch gross – campeão e vice-campeão (stroke play, em 36 buracos); índex até 8,5 – 1.º, 2.º e 3.º lugares (stroke play, em 36 buracos); índex de 8,6 a 14 – 1.º, 2.º e 3.º lugares (stroke play, em 36 buracos); índex de 14,1 a 22,1 – 1.º, 2.º e 3.º lugares (stroke play, em 36 buracos); índex de 22,2 a 32,9 –  1.º, 2.º e 3.º lugares (stableford, em 36 buracos). Feminino – scratch gross – campeã e vice-campeã (stroke play, em 36 buracos); índex até 21,2 – 1.º e 2.º lugares (stroke play, em 36 buracos); índex maior ou igual a 21,3 – 1.° e 2.° lugares (stableford, em 36 buracos). No dia 19 até às 16 horas o campo estará aberto para treino. As inscrições para o Aberto poderão ser feitas até o dia 18 ou até o encerramento das vagas, limitadas em 90. Mais informações pelo fone (41) 3675-66

Gente experiente – O 7º Torneio Sênior e Pré-sênior ABGS PR/SC, com chancela da Associação Brasileira de Golf Sênior está marcado para os dias 19 e 20 deste mês no campo do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais. Participem!
Em terras vermelhas – O Londrina Golfe Clube, em Londrina (PR), recebe de 28 a 29 deste mês o 15.º Open Cidade de Londrina. No masculino estarão em ação atletas das seguintes categorias: scratch, hcp índex até 8,5, hcp índex 8,6 a 14,0, hcp índex 14,1 a 22,1, hcp índex 22,2 a 32,9. Já no feminino estarão em ação atletas das categorias scratch, hcp índex até 21,2, hcp índex 21,3 ou + – (Sujeito a alteração conforme o número de inscritas).

Shima-Shi (JAP) – Terminou domingo (8), no Kintetsu Kashikojima Country Club, em Shima-Shi, no Japão, o Mizuno Classic, torneio do LPGA Tour. A sul-coreana Bo Bae Song sagrou-se campeã com 201 tacadas, parciais de 68-65-68. Pela conquista, Song levou  US$ 1,4 milhão dos US$ 210,000 distribuídos no torneio. A brasileira Ângela Park terminou empatada na 73.ª posição com 220 tacadas.

Xangai (CHN) – O norte-americano Phil Mickelson, segundo do ranking mundial, conquistou o título do HSBC Champions, somando 271 tacadas. Este foi o segundo título de Mickelson em um torneio da série Mundial. O número 1 do planeta, Tiger Woods, terminou em sexto lugar, com .
A competição, que distribuiu US$ 7 milhões em prêmios, foi disputada no Sheshan International Golf Club, em Xangai, na China.
 
São Paulo (SP) – Amanhã (quinta-feira), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. começa a Febragolfe, a maior feira de golfe da América Latina, que prossegue até sábado. O evento é idealizado e organizado pela Barrichello Sports, empresa do piloto de F-1 Rubens Barrichello.

Elas na batalha – Ontem (terça-feira), no green do Clube Curitibano, em Quatro Barras, atletas da casa e algumas convidadas prestigiaram o torneio que leva o nome das atletas Rosana Nigro Moura, Maria Helena Vian e Cassiana Stapff. Detalhes na próxima coluna.
 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados