Coluna Estilo Golfe – 21 de outubro

21/10/2009


Golf & Turismo Invitational, Ivo e Luciana vencem Aberto do Curitibano, Pro-Am da ABPG e muito mais…


por: Virgínia Salomão


Tudo foi perfeito
Um torneio especial, que já na sua primeira edição mostrou a que veio. Assim pode-se definir o Golf & Turismo Invitational, promovido pela revista Golf & Turismo (líder de mercado no país), que ocorreu sábado no Terras de São José Golf Club, em Itu (SP), com organização da EuroGolf.

O sistema de disputa foi shot gun, com saída às 10 horas. Os vencedores, em suas respectivas categorias, foram Manuel Gama (presidente da Federação Paulista de Golfe), 0/15, com 42;  Ronald Thackrah, 16/24, também com 42 pontos; e Vitor Federman, 25/36, com 42 pontos.

Os campeões de cada categoria concorreram a um sorteio de uma viagem, com direito a acompanhante, de cinco dias à Itália, com tudo pago e também para participar de um torneio de golfe promovido pela Golf & Turismo no Golf Club Franciacorta, numa das regiões vinícolas mais importantes do país. O feliz sorteado foi Ronald Thackrah, diretor-geral do Banco Ford, que jogou ao lado de David Kotheimer, vice-presidente do HSBC Bank Brasil, de Álvaro Almeida, diretor comercial da revista Caras, e de Ênio Ribeiro, da Brasil 1, a empresa que promove a etapa brasileira do LPGA Tour (foto).

O segundo sorteio do dia foi um cruzeiro de uma semana, com acompanhante, num navio da Royal Caribean, oferecido pela Nascimento Turismo. O arquiteto Manoel Brancante foi o sorteado. Já o cart da Club Car, no valor de R$ 28 mil, que seria sorteado se alguém fizesse um hole-in-one, não ficou para ninguém.

Um almoço no restaurante Chakras, seguido por um desfile da Hugo Boss, deu o tom do encerramento do torneio. Na seqüência houve a cerimônia de premiação e um show da The Hole-In-One Band.

A revista Golf & Turismo, que tem como editor-chefe o jornalista Ricardo Fonseca, é uma publicação bimestral, com tiragem de 18 mil exemplares, fornecida gratuitamente a todos os jogadores brasileiros com handicap índex através de uma parceira com as federações estaduais e com a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), além de ser vendida em banca e por assinatura. Em sua terceira temporada, a revista Golf & Turismo é editada pela Bellidea Editora, com realização da Editora Casa Nova, em parceria com a Golf & Turismo, da Itália e com a Golf International Magazine, da Inglaterra.

O Golf & Turismo Invitational teve patrocínio do HSBC, BMW, Samsung, Callaway e TAP, e o apoio da BEM, Carryon, Chakras, Charutos Monte Pascoal, EC29, Expand, Faemam, SPA Hara, Hugo Boss, Martini Mori, Nascimento & Turismo, Octavio Café, Oficina Digital, RG, Sushi Bar e Top Flex.

Ivo e Luciana são campeões
O mau tempo foi o grande vilão da rodada de estréia (sexta-feira) do 27.º Aberto de Golfe do Clube Curitibano, que reuniu em campo, a partir das 11 horas, somente golfistas de hcp índex até 8,5 (masculino) e hcp índex até 13,5 (feminino). Em conseqüência das muitas chuvas, o campo estava pesado. Em alguns pontos, literalmente encharcado, o que exigiu um certo malabarismo por parte dos jogadores, principalmente na primeira volta. Para solucionar o problema, a rodada foi disputada com tee-up nos faiways, sendo permitido aos jogadores marcar, limpar e recolocar a bola num raio de um cartão do local original.

Apesar disso tudo, os greens e fairway localizados em pontos mais altos do campo estavam ótimos, graças ao perfeito sistema de drenagem. Cientes de que o menor tropeço resultaria em um placar desastroso, os atletas procuraram se concentrar ao máximo nas tacadas. Por volta das 14 horas, a chuva deu uma trégua e os jogos prosseguiram de forma mais tranquila até o fim da rodada.

O líder do primeiro dia foi Ivo Leão, com 70 tacadas gross. Aliás, ele foi o único a jogar abaixo do par no dia. Ricardo Nakamura era o segundo colocado, com 74, seguido por Fabrício Brun, com 75.  Na categoria hcp índex até 8,5, o líder era Ricardo Nakamura, com 70 tacadas, uma de vantagem sobre três jogadores: Fabrício Brun, Ivo Leão e Homero Toledo Sobrinho.
                              
Entre as mulheres da scratch, Luciana Fuchs foi a melhor da rodada, com 81. Quem mais se aproximou dela foi Tereza Baek, com 83, seguida por Adriana Oliveira, com 88. Na cat. hcp índex até 13,5 Tereza fechou em primeiro lugar jogando 70 tacadas. Na cola dela aparecia Luciana, com 71. Adriana era a terceira colocada, com 76.

Segundo dia de disputa – Na manhã de sábado choveu torrencialmente, atrasando um pouco a largada dos jogos. Em campo também entraram em ação atletas das demais categorias. Novamente a rodada foi disputada com tee-up nos fairways. No inicio da tarde a chuva diminuiu e o sol pela primeira vez nesses dois dias de disputa esboçou alguns raios, porém voltou a chover no fim da tarde.

Na scratch, Leão jogou 73 tacadas no dia, uma acima do par do campo, para permanecer na linha de frente somando 143 tacadas. Em segundo lugar o placar mostrava Guilherme Costa, somando 153 (75-78). Em terceiro, com o mesmo resultado acumulado estava Nakamura, que jogou 79 no dia. Na cat. hcp índex até 8,5, Gilberto Caldas (72-73), Leão (71-74 ) e  Nakamura (70-75) fecharam o dia somando 145 tacadas.

Na cat. hcp índex 8,6 a 14, Argemiro Gomes Filho ocupava a primeira posição, com 72 tacadas. Em seguida vinham Arata Hara, com 74, e Lucas Han, com 75. Na cat. hcp índex 14,1 a 22,1 as três primeiras posições eram ocupadas por Marcos Caldas com 69 tacadas, Very Ceccatto com 70 e Roberto Almeida com 71. Na cat. hcp índex 21, 3 a 31,7 (stableford) liderava Rafael Moro com 44 pontos, seguido por Julio Grott com 37 e Paulo Prado com 36.

No feminino, Luciana jogou 83 tacadas gross, para somar 164 e permanecer na linha de frente. Em segundo lugar estava Tereza, que jogou 84, para somar 167. Adriana com 82 no dia e 170 na soma aparecia em terceiro. Na cat. hcp índex até 13,5 Tereza jogou 71 para dominar somando 141 tacadas, três de vantagem sobre Luciana, que no dia jogou 73, e cinco sobre Adriana, que no dia jogou 70, duas abaixo do par do campo.

Na cat. hcp índex 13,6 a 21,2 os três primeiros lugares eram ocupados por Bruna Lee, com 68 tacadas; Joana Yoshida, com 70; e Monika Voswinckel, com 76, respectivamente. Já na cat. hcp índex 21,3 a 31,7 (stableford), liderava Denise Bittencourt, com 32 pontos, seguida por Ivete Chemin, com 30, e Gemma Lee, com 25.

Nesse mesmo dia, por volta das 10 horas, nas dependências do clube, foi criada a OSCIP – Associação Beneficente Golfesperança. Às 14 horas houve uma aula pública dos alunos do projeto Golfesperança, que tem Rafaela de Aguirra Pilagallo como coordenadora. A noite teve espaço ainda para degustação de Queijos e Vinhos, ao som de boa música.

A decisão – Ao contrário dos dias anteriores, o domingo trouxe sol e temperatura amena. O primeiro grupo entrou em campo às 7h15 e o último às 13h30. Leão, o líder scratch desde a estréia, saiu tranqüilo, com uma vantagem de 10 tacadas. No buraco 1 ele fez birdie, o que o deixou ainda mais confiante. Nos demais buracos foi  administrando seu jogo com maestria, para terminar a rodada com a melhor marca do torneio (69) tacadas, três abaixo do par do campo, e sagrar-se campeão somando 212.

“Ganhei o campeonato por 15, provavelmente a melhor marca de minha carreira”, disse Leão, que feliz da vida contou ainda que agora irá se preparar para disputar dois campeonatos em novembro: a Copa Simão Bolívar, um dos mais importantes torneios amador do mundo; e a Copa Los Andes. Na vice-liderança, com 227 tacadas (78-76- 73), ficou Henrique Rocha Pombo, e em terceiro, Costa, com 80 no dia e 233 na soma.

Na cat. hcp índex até 8,5, o vencedor foi Gilberto Caldas, que jogou 69, para somar 214. Em segundo lugar ficou Homero de Toledo Sobrinho, com 219 (71-75-73). Nelson Slaviero terminou em terceiro, com 221 (74-78-77). O campeão da cat. hcp. índex 8,6 a 14 foi o garoto Ulisses Toledo Júnior, com 144 (77-67), contra 146 de Pedro Junqueira Franco (79-67)  e Andrés Carvalhar (76-70).

Na cat. hcp índex 14,1 a 22,1, o campeão foi Paulo Mandarino com 144 tacadas (74-70). Em segundo lugar ficou Ceccatto, com 74 no dia e 144 na soma. Almeida, que jogou 74 na rodada, terminou somando 145. Na cat. hcp índex 21,3 a 31,7 (stableford), venceu o garoto Rafael Moro. Ele fez 44 pontos no dia, para somar 87. Na segunda posição, com 40 pontos no dia e 77 na soma, ficou Julio Grott, seguido por Ivar Cachoeira com 76 pontos na soma (36-40).

Na scratch dos jogos femininos, não houve surpresas. Luciana, que no dia jogou 79, confirmou o favoritismo e levou o título com 243 tacadas no total. Tereza foi a vice-campeã. Ela jogou 84, para somar 251, dez tacadas de vantagem sobre Adriana, a terceira colocada, que no dia jogou 91. Na cat. hcp índex até 13,5 Tereza levou a melhor repetindo o escore do dia anterior, para terminar som ando 212, larga vantagem sobre Adriana, que jogou 79 no dia, para somar 225, contra 226 de Luciene, a terceira colocada, que jogou 79 no dia.

Na cat. hcp índex 13,5 a 21,2, a garota Julia Debowisky sagrou-se campeã com 140 tacadas (76-64). Na segunda posição ficou Monika, que jogou 70 no dia para somar 146, e na terceira, Bruna, que jogou 78 para também somar 146. Na cat. hcp índex 21,3 a 31,7 (stableford), a campeã foi Denise, com 34  pontos no dia e 66  na soma, seguida por Ivete, com 34 no dia e 64 na soma, e Gemma, com 33 no dia e 58 na soma.

Às 19 horas, no salão principal da sede do Clube Curitibano Golfe, houve o jantar de encerramento, no qual atletas e convidados puderam degustar menu variado e bebidas da melhor qualidade. Na seqüência houve a cerimônia de premiação. Aliás, os prêmios entregues aos classificados eram belíssimas telas do artista plástico Kenji Fukuda, um mestre da pintura abstrata.

Na ocasião, o presidente do Clube Curitibano, Heitor Dantas Filho, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do torneio e em seguida saciou a curiosidade dos golfistas anunciando os nomes que, daqui para frente, irão comandar o golfe do Curitibano: Luiz Carlos Krukoski, para o cargo de diretor de golfe; Denise Bittencourt para o cargo de capitã; e Ayrton Balabuch para o cargo de capitão.
O 27.º Campeonato Aberto do Clube Curitibano teve patrocínio do HSBC e da Cia. de Automóveis Slaviero, e apoio, entre outros, do Spa & Hotel Estância do Lago e desta coluna, é claro!

Nas fotos, de cima para baixo: os campeões da scratch Ivo Leão e Luciana Fuchs comemoram com o presidente do Clube Curitibano, Heitor Dantas Filho (ao centro); Uri Bogoslavsky, Ivo Leão e Henrique Rocha Pombo; Luiz Fernando Moro, Nelson Slaviero e Paulo Kokubu; Adriana Oliveira, Luciene Ceccatto e Cassiana Stapff; a capitã de golfe do Clube Curitibano, Denise Bittencourt, e o diretor de golfe do Clube Curitibano, Luiz Carlos Krukoski; e as crianças do projeto Golfesperança. Fotos: Virgínia Salomão.

Golfe profissional em evidência
A PGA do Brasil, presidida por Antonio Nascimento, apresentou aos dirigentes e patrocinadores do esporte, após o Pro-Am União dos Dirigentes do Golfe Nacional,  disputado sexta-feira (16) no Arujá Gol Clube, em Arujá (SP), um plano de três anos que visa melhorar o golfe profissional e criar bases para a solidificação da modalidade no país.
O objetivo da entidade é qualificar 150 novos profissionais de 2010 a 2012, de forma a atender à crescente demanda por profissionais de golfe, e preparar a geração de profissionais que poderão disputar os Jogos Olímpicos a partir do Rio, em 2016.

Segundo Nascimento, a meta é dar uma formação adequada aos jogadores e professores, dentro do padrão internacional de qualificação profissional. “A PGA do Brasil está credenciada pela PGA da Europa, realiza cursos de aprimoramento com Tony Bennett e agora precisa da ajuda de todos para começar esse processo de que o golfe do Brasil tanto necessita”, diz o dirigente.

Três equipes fecharam o Pro-Am com 54 tacadas, mas o título ficou com o time formado por Robson Gomes, Isao Hayashi, Sergio Sakano e Wilmar Charão. Em segundo lugar ficou o grupo integrado por Ivanildo Lima, Henrique Fruet, Adjalma do Carmo e Francisco Fuji. Já em terceiro ficou o time integrado por Claudio Oliveira, Paulo Pimentel, Odécio Lenci e Marise Sawada.
                                    


Strokes

Curitiba (PR) – A capitã de golfe do Santa Mônica Clube de Campo, Maria de Fátima Arruda Sousa (foto), convida os atletas filiados à Federação Paranaense e Catarinense de Golfe para o 6.º Torneio Aberto do Santa Mônica Clube de Campo, em novembro, mais precisamente de 20 a 22.
E por falar em Santa Mônica, lá, dia 31 deste mês, será disputado o Torneio Mensal de Duplas Mistas. A largada ocorre às 12h30, no sistema shot gun.  Mais informações pelo fone (41) 3675-6622.

Torneio do bem – O Alphaville Graciosa Clube promove dia 24 a 1.ª Taça Capitania Beneficente de Golfe Alphaville /Afece, em beneficio da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial, uma instituição filantrópica que atua na área da educação especial há 40 anos. A entidade atende 107 pessoas gratuitamente e investe na construção de uma nova sede. A modalidade de disputa será duplas best ball, com shot gun às 9 horas. Um brunch, às 14h30, marcará o encerramento da competição.

Ponta Grossa (PR) – Fixou-se a data do 21.º Campeonato Aberto do Ponta Grossa Golfe Club: de 14 a 15 de novembro. A modalidade de jogo será stroke play, para cavalheiros das categorias hcp índex até 8,5, 8,6 à 14,0, 14,1 a 22,1; e stableford para cavalheiros das categorias hcp índex 22,2 a 32,9. No feminino, a modalidade será  stroke play para atletas das categorias hcp índex até 13,4, 13,5 a 21,2; e stableford para atletas das categorias hcp índex 21,3 a 31,7. O torneio é válido para o ranking da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. Um Pro-Am (torneio de confraternização entre equipes formadas por um profissional e três ou quatro amadores) será disputado na véspera da competição principal.
A programação social do Aberto prevê churrasco de confraternização, após o Pro-Am; jantar no Hotel Bristol Vila Velha, dia 14, às 20 horas; e cerimônia de premiação seguida de coquetel, dia 15, logo após o término da competição.


São Paulo (SP) – Os atletas Fábio Salinas, representante do Damha, de São Carlos, com 76 tacadas; e Sofia Mourani, do Ipê, de Ribeirão Preto, com 86, sagraram-se campeões scratch do Torneio Juvenil do Estado de São Paulo, etapa do São Francisco Golf Club, em Osasco. Em conseqüência das chuvas, a competição, que a principio seria disputada no fim de semana, em 36 buracos, foi disputada somente no domingo, em 18.

Las Vegas (EUA) – O escocês  Martin Laird faturou no playoff o título do Justin Timberlake Shriners Hospitals for Children, incluído no circuito da  PGA de golf, que terminou domingo no TPC Summerlin. Ele terminou a competição empatado, por 265 tacadas, com os norte-americanos Chad Campbell e George McNeill.
Campbell foi eliminado no segundo buraco extra. Laird e McNeill decidiram o título no terceiro buraco extra, que deu a vitória a Laird.
 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados