Coluna Estilo Golfe -26 de agosto

26/08/2009

por: Virgínia Salomão

Golf 7: uma conquista que é motivo de orgulho
A cerimônia de inauguração do putting green de grama sintética adaptado para a modalidade Golf 7 (que visa integrar alunos com necessidades educativas especiais com a prática do golfe) ocorreu quinta-feira (20), às 9 horas, na Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, em Santa Felicidade.

Entre as personalidades que prestigiaram a solenidade, destaque para o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), Arata  Hara; o golfista Takae Namura, um dos homenageados; a número 1 do ranking nacional, Patrícia Carvalho, que deu a tacada inaugural do putting green; o atleta Osvaldir Benato, um dos patrocinadores do evento; e o atleta Kenji Oda, grande incentivador da modalidade.
 
Em breve discurso, o presidente Hara agradeceu a todos que colaboraram para o projeto Golf 7 sair do papel, ressaltando a participação fundamental dos seguintes patrocinadores: Casteval, Ivo Leão, Fotolaser Gráfica e Editora Ltda., Mili S/A, Sakae Tamura, Arata Hara, Teruo Tamura, Jaci Funaki, Francisco Carrer, Fernando Penna, Newton Pedro Bom, Vanderley Costa da Silva e Floricultura Jardinagem Corupá Ltda.. Na seqüência, Hara convidou a professora Fátima Alves Cruz, criadora do projeto Golf 7, para o encontro da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), em Gramado, no qual ela terá a oportunidade de expor sua iniciativa aos dirigentes de todo o país e quem sabe, futuramente, leva-la a outras escolas.

Feliz da vida, não só com o convite, mas com o sucesso do Golf 7, Fátima sentia-se realizada. “Graças aos amigos do golfe e da Federação Paranaense e Catarinense, agora posso ver meus alunos jogarem em nosso campo”, disse ela, que completou: “Vocês não têm idéia da emoção dos alunos quando terminam a volta no putting green”.

O Golf 7 é uma realização da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e do Governo do Estado do Paraná, por meio da E. E. E. E. “Lucy Requião Mello e Silva” e conta com o apoio desta coluna. Nas fotos, de cima para baixo: Patrícia Carvalho, o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Arata Hara, e Osvaldir Benato; Alunos e convidados durante a cerimônia de inauguração; e Patrícia Carvalho dando a tacada inaugural do putting green. Fotos: Virgínia Salomão.                                   

Diniz e Luciana garantem título
A classificatória para o Campeonato do Clube 2009 – Match Play, a Taça Mensal do Clube Curitibano reuniu em campo, no sábado (22), mais de uma centena de jogadores, para os jogos na modalidade stroke play, em 18 buracos.

O primeiro grupo entrou em campo às 7h30, o último ás 13h40, e de cara teve de enfrentar o frio intenso e os ventos gelados, que castigaram os jogadores durante toda a rodada. No inicio da tarde, o sol esboçou alguns raios, que mesmo tímidos foram suficientes para aquecer o ânimo dos atletas. A competição terminou por volta das 18 horas.
 
Nos jogos masculinos da scratch, o campeão foi Rodrigo Diniz, que jogou 37 na primeira metade do campo e 36 na segunda, para somar 73 tacadas, uma acima do par do campo. Quem mais se aproximou dele foi Guilherme Ferreira da Costa, que terminou em segundo lugar somando 75 (+3).

Os vencedores nas demais categorias foram Carlos Eduardo Rosenemann, índex até 8,4, com 72; Airton Balabuch, índex 8,5 a 14,0, com 71; Celso Pasqual, índex 14,1 a 22,1, com 70; Paulo Henrique Prado, índex 22,2 ou acima, com 61.

Entre as mulheres da scratch, Luciana Fuchs mais uma vez não deu chance as adversárias. Ela jogou 44-38 para somar 82 tacadas. As campeãs nas outras categorias foram  Luciene Ceccatto, índex até 17,9, com 68; Yoshiko Igarashi, índex 18,0 a 26,7, com 70; e Diana Han, índex 26,8 ou acima, com 71.

Também foram entregues prêmios especiais como melhor drive feminino (Cassiana Stapff), melhor approach feminino (Kazue Nakae), melhor approach masculino (Eduardo Lima), melhor drive masculino (Luca Bottarelli), melhor net juvenil (Luiz Eduardo da Cunha), melhor net sênior masculino (Lauro Furuta), melhor net pré-sênior masculino(Paulo Barbosa).

Terminada a competição os atletas participaram de uma palestra sobre golfe com o profissional Júlio Azevedo. Em seguida houve a cerimônia de entrega dos prêmios.

Nas fotos, de cima para baixo: Rodrigo Diniz, o campeão geral; Luiz Carlos Krukoski e Nelson Slaviero; Midori Kokubu, Maria Lourdes Brecaillo e Priscila Kokubu; e Carlos Rosenmann, Guilherme Costa, Eduardo Canto e Hugo Peretti Neto. Fotos: Virgínia Salomão.

Mundial Sênior
Os paranaenses Osvaldir Benato, Cláudio Kiryla, Arthur Leme e Lennart Adler integram a lista dos dez atletas da Associação Brasileira de Golf Senior que representarão o país no World Senior Golf Championship 2009, o torneio mundial de golfe sênior, que ocorre de 28 deste mês a 4 de setembro no The Broadmoor Colorado Springs, no Colorado, EUA. Os demais representantes são José Rodrigues Neves (GO), João Vontobel (RS), Nivaldo Gerais (GO), Paulo Pacheco (RJ), Peter Brickiman (SP) e Synval Moraes (MG).

A competição será disputada em dois campos de golfe, o East Golf Course e o West Golf Course. Ambos desenhados pelos arquitetos Donald Ross e Robert Trent Jones.
No ano passado, nos jogos por equipes, o time da Associação Brasileira de Golf Senior, formado por Paulo Pacheco, Rubens Penteado, João Vontobel, Claudio Kiryla, Osvaldir Benato e Mario Piragibe ficou na segunda posição. Na disputa individual, Osvaldir Benato e Paulo Pacheco sagraram-se campeões, em suas respectivas chaves, no torneio de match-play, que ocorreu nos últimos quatro dias de competição. “Estamos muito confiantes este ano para repetir e até superar a boa performance dos anos anteriores”, diz Paulo Pacheco, presidente da ABGS.

Gente experiente                                      
Cerca de 100 golfistas seniores e pré-seniores participaram quinta-feira (20), em Mogi das Cruzes (SP), do 2.º Torneio ABGS-Golfe Sênior Paradise Golf & Lake Resort,  A modalidade de disputa foi stroke play, em 18 buracos, com shot gun às 8h30. Masakazu Shoji, do Arujá Golf Club, com 78 tacadas; e Sueli Miyuki, atleta da casa, com 91, sagraram-se campeões scratch. Na pré-sênior, o campeão da scratch foi Adauto da Silva Oliveira, do Arujá Golf
Club, com 80 tacadas. Já o campeão pré-sênior com handicap foi Mario Massahiro Numada, também do Arujá Golf Club, com 70 tacadas.

Confraternização
Um jantar no Costão do Santinho Resort, sexta-feira (20), oferecido pelo presidente do Costão Golf Club, Fernando Marcondes, e pelo diretor técnico Ricardo Aguero, reuniu a cúpula do golfe brasileiro: o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Rachid Orra, o presidente do Costão Golf Club, Fernando Marcondes, o presidente da Federação Paulista de Golfe, Manuel Gama, e o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Arata Hara (os quatro da foto). Entre os diversos assuntos abordados, dois mereceram atenção redobrada: o desenvolvimento do golfe paranaense e catarinense e o Open de Golfe Feminino do Brasil 2010.

Na foto, da esquerda para a direita, o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Rachid Orra; o presidente do Costão Golf Club, Fernando Marcondes; o presidente da Federação Paulista de Golfe, Manuel Gama; e o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Arata Hara. Foto: divulgação.

No Graciosa Country Club
Em duas etapas. Assim será disputada a Taça Presidente Tobias de Macedo. A primeira, dia 29 deste mês, reunirá no masculino atletas com índex 0 a 8,5, 8,6 a 14,0, 14,1, a 22,2. A segunda, dia 30, reunirá atletas com índex 22,2 a 32,7 (masculino) e índex 0 a 21,2 e 21,3 a 32,9 (feminino). A modalidade de jogo será stroke play, em 18 buracos.

Detalhe: A categoria feminina será classificatória para o Campeonato do Clube 2009.A modalidade a ser utilizada para classificação será stroke play gross e obedecerá o seguinte critério de classificação: as atletas classificadas serão definidas em função da participação na Taça Presidente 2009. Para enquadramento nas chaves as categorias a serem utilizadas são 0 a 13,4, 13,5 a 21,2, 21,3 a 32,9.

A programação social prevê café da manhã no Bar do Golfe, das 7 às 9 horas, nos dois dias de torneio; jantar no restaurante do golfe, dia 29, às 19h30, com entrega de prêmios dos jogos do dia; e entrega de prêmios no Bar do Golfe após os jogos do dia 30.

Las Palmas abre os portões
Um Pro-Am, torneio de confraternização entre equipes formadas por um profissional e três ou quatro amadores, na modalidade best ball – aggregation, dará a largada, dia 11 de setembro, no Las Palmas Golf & Country Club, na programação referente ao 16.º Torneio Aberto de Golfe -Taça Comendador Cyro Pellizzari. Os jogos principais serão disputados de 12 a 13, na modalidade stroke play, em 36 buracos (masculino índex até 22,1 e feminino índex até 21,2), e stableford  (masculino índex maior ou igual a 22,2 e feminino índex maior ou igual a 21,3).

No masculino as categorias são scratch gross, índex até 8,5, 8,6 a 14, 14,1 a 22,1 e igual ou maior a 22,2. No feminino, scratch gross, índex até 13,4, 13,5 a 21,2 e igual ou maior a 21,3.
Além da programação esportiva haverá a social, que prevê churrasco aos participantes do Pro-Am, dia 11, a partir das 17h30; jantar de confraternização, dia 12, a partir das 17h30; e cerimônia de premiação, dia 13, logo após o término dos jogos.
              
Em Ponta Grossa
O Ponta Grossa Golf Clube e a Ibrauto, concessionária Hyundai para Ponta Grossa e região, uniram forças para promover no fim de semana (22/ 23), o Torneio Mensal do clube anfitrião. A modalidade de disputa foi stroke play, em 36 buracos, melhor net em 18 buracos, com a escolha do melhor resultado de cada buraco.

Confira os vencedores: Walter Yadomi, índex 0 a 14; Giuliano Bernardi, índex 14,1 a 22,1; Iukinobu Sumikawa, índex 22,2 a 36. No feminino, Minako Nagato levou a melhor na cat. índex 32,9.
Near Pin hole 2 (Carlos Eduardo Silveira), Near Pin hole 4 (Renan Sumikawa), Near Pin hole 14 (Walter Yadomi), Near Pin hole 16 (Luiz Carlos Bagio Silveira).
Satisfeitos com o sucesso da competição, o presidente do Ponta Grossa Golf Clube, Marcus Bernardi, e o capitão Walter Yadomi aproveitaram a ocasião para convidar os jogadores filiados à Federação Paranaense e Catarinense de Golfe a participar dos próximos torneios internos mensais. “Precisamos da presença dos amigos golfistas em torneios do clube, pois isso dará mais brilho tanto à programação esportiva quanto à social”.

O campo do Ponta Grossa Golf Clube, hoje com 18 buracos de par 71 e 6491 jardas para cavalheiros, foi construído às margens da rodovia Ponta Grossa – Palmeira, nas terras pertencentes à família Sumikawa, que cedeu 16 alqueires de sua fazenda para a construção do campo. O desenho original do campo (9 buracos) foi idealizado por Yoshiaki Okita, Hiroshi Tsuruda e Iukinobu Sumikawa, posteriormente modificado a partir de sugestões do golfista curitibano Kenji Oda e do profissional de golfe Frederico German.

Sua fundação ocorreu em novembro de 1982. O percurso é desafiador e propicia o contato com a natureza. Sua topografia é bastante acidentada, alguns fairways são em aclive e outros em declive, o que exige fôlego por parte dos jogadores. Além disso, são cercados por muitas árvores, como as tradicionais araucárias do Paraná, eucaliptos e as palmeiras, criando um bom nível de dificuldade. O buraco mais temido é o 8, por causa de um lago na entrada do green. Aliás, água é o que não falta no percurso (possui quatro lagos naturais). O campo tem ainda diversas bancas de areia, algumas protegem bem os greens e são o bicho-papão para quem se desvia das raias. A fauna e a flora são diversificadas.

Pássaros como quero-queros, sabiás e canários da terra encontram lá um bom habitat. Para treinamento, o campo dispõe de putting green e driving range de 290 jardas de comprimento e 75 metros de largura. Além disso tudo, para maior comodidade dos freqüentadores, o Ponta Grossa Golf Clube oferece uma sede ampla, com vestiários equipados, bar de passagem e restaurante.


Strokes

Hole-in-one – A atleta Olga Hieda reuniu amigos, ontem (terça-feira), em torneio no Alphaville Graciosa Clube (foto), em Pinhais, para celebrar a jogada máxima do golfe conquistada por ela no buraco 5 do campo do Alphaville Graciosa. A modalidade de disputa foi duplas best ball, em categoria única. Houve premiação para melhor gross, 1º, 2º e 3º lugares net e near pin no buraco 5.
Um almoço no restaurante da sede, oferecido pela anfitriã, foi o ponto alto da comemoração, que terminou com a cerimônia de entrega dos prêmios. Resultados na próxima coluna.

Bahia (BA) – Entre 18 e 20 de setembro, no Iberostate Praia do Forte Golf Club, litoral baiano, ocorre a disputa da terceira etapa do Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour – 2º Aberto do Estado da Bahia, uma parceria entre a Credit Suisse Hedging-Griffo e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), em conjunto com a Federação Baiana de Golfe. A modalidade de jogo será stroke play em 54 buracos (18 por dia) nas seguintes categorias e modalidades: masculino scratch, hcp até 8,5 e 8,6 até 14 e feminino scratch e índex até 13,4. Os jogadores das categorias masculina de 14,1 até 22,1 e feminina 13,5 a 21,1 jogarão stroke play em 36 buracos. Os atletas de handicap 22,2 a 32,9 masculinos e damas de 21,2 a 32,9 disputarão 36 buracos stableford. A competição, vale frisar, é válida para o ranking nacional/baiano.
Os campeões da primeira etapa, disputada em maio, por ocasião do 59º Aberto Sul-Brasileiro, no Porto Alegre Country Club, foram a paranaense Patrícia Carvalho, com 217 tacadas, e o gaúcho Leonardo Conrado, com 215.
 
Rancho Queimado (SC) – Precisamente 32 golfistas participaram sábado (22), no Santa Rita Golf Club Rancho Queimado, da 2.ª Taça Santa Catarina de Golfe – “Stella Artois Open”. Após 18 buracos disputados, o placar mostrava os seguintes vencedores:  Mario Victor Ghisalberti, 0 /14 , com 70 tacadas net; Maiko Miranda, 15/21, com 78  net; André Pessoa, 22/36, com  40 pontos. Entre as mulheres, a campeã da categoria única 0/36 foi Eliza Coral, com 25 pontos. Prêmios especiais: near pin (Ricardo Aguero) e longest drive (Heinz Scheurer).
Entre as personalidades que circularam por lá, destaque para o senador Neuto De Conto (PMDB), o prefeito Djalma Berger (PSB), o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Rachid Orra, o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Arata Hara, e o presidente da Federação Paulista de Golfe, Manuel Gama .
A 2.ª Taça Santa Catarina de Golfe – “Stella Artois Open”, uma realização da  Fábrica de Talentos, suporte SMCom., contou com o patrocínio da Stella Artois e o apoio da Fundesporte – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, e Governo do Estado de Santa Catarina.
 

Cornélio Procópio (PR) – Marcado para domingo (30), no  Aguativa Golf Resort (foto), o 1.º Torneio Amigos do Aguativa, organizado pelo profissional da casa, Mauricio Matsuo. A disputa ocorre na modalidade stroke play, em quatro categorias: gross geral, índex até 14, índex de 14,1 a 22 e índex 22,1 ou mais. A largada será às 10 horas, no sistema shot gun. Mais informações pelo fone (43) 3520-7000 ou pelo site www.aguativa.com.br (em golfe/torneios).

Mulheres na ativa – Começa amanhã e prossegue até sexta-feira, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), o 28º Aberto Feminino do São Fernando Golf Club – Taça CDB Premium 2009, patrocinado pelo CDB Premium e Banco Alfa. A competição, na modalidade stroke play, em 36 buracos (18 buracos por dia), somará pontos para o ranking paulista. Estarão em ação atletas das categorias scratch, handicap índex até 16 e de 16,1 a 25,7. As três primeiras colocadas de cada categoria receberão prêmios.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados