Coluna Estilo Golfe 28 de julho

29/07/2009

por: Virgínia Salomão

Daniel faz as pazes com a vitória; Isadora conquista o vice-campeonato

Valeu a pena o paranaense Daniel Stapff (foto) ter caprichado nos treinos e na preparação física, pois isso resultou em uma bela campanha no 2º Gillette Mach3 Cup – 79º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que o levou a conquistar no domingo (26) o título mais cobiçado por atletas da categoria: o de campeão brasileiro.

Daniel venceu somando 278 tacadas (-10), quatro de vantagem sobre o peruano Joaquim Lolas, que jogou parciais de 75-73-69-65, para faturar o vice-campeonato. É importante ressaltar que na véspera da final, Stapff fez a melhor volta de sua trajetória no golfe ao jogar 66 tacadas.

Na competição feminina, a disputa também foi bastante acirrada, mas quem acabou ficando com o título de campeã foi a carioca Mariana de Biase, com 299 (79-71-74-75) tacadas, apenas uma de vantagem sobre a paranaense Isadora Stapff (foto), que jogou parciais de 78-75-77-70, para levar o título de vice-campeã. A também paranaense Patrícia Carvalho, a número 1 do Brasil, ficou em quinto lugar, com 307 (71-80-81-75).

O desempenho de Daniel foi o grande aliado na conquista da 2ª Taça Mario Gonzalez, uma competição internacional que reuniu golfistas de outros nove países sul-americanos. Além dele, o Brasil estava representado por Rafael Becker. A dupla somou 568 tacadas, contra 576 da dupla peruana (Patrício Alzamora/Joaquim Lolas), que terminou em segundo lugar.

A largada da programação referente ao Amador do Brasil ocorreu  quarta-feira passada (22), no Itanhangá Golf Club, com a disputa do Am-Am. Os atletas Rafael Becker, Maya Brasil, Leonardo Di Mariano (ARG) e Graziele Pires formaram o time vencedor, com 56 tacadas (-16). Em segundo lugar, com 58, ficou a equipe integrada por Daniel Zuloaga (CO), Leonardo Conrado, Patrick Murray e Aluizio Silveira. Em terceiro, com 59, ficou a equipe formada pelo paranaense Ivo Leão, terceiro do ranking nacional, Claudio Vasconcellos e Tacio Carvalho.

O 2º Gillette Mach3 Cup – 79º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que contou pontos para o ranking mundial e nacional, foi uma realização da Confederação Brasileira de Golfe, com  patrocínio de Gillette, empresa que tem como garoto-propaganda Tiger Woods (fera maior do golfe mundial), e apoio da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e da Lei de Incentivo ao Esporte.
                
Vento sul foi o bicho-papão
O atleta Mario Victor Ghisalberti fez bonito e faturou com 167 tacadas o título scratch da 2ª Taça Santa Catarina de Golfe, disputada dias 18 e 19 deste mês, no Costão Golf Club. Os vencedores nas demais categorias foram Marcelo Menezes, índex até 14,0, com 155 tacadas; Adilson Coelho, índex de 14,1 a 22,1, com 142; e Olivar Salmoria, índex de 22,2 a 36,0, com 74 pontos.

O vento sul impôs sua presença nos dois dias de torneio e foi considerado o grande vilão a ser enfrentado pelos jogadores. Porém, ao contrário do que se imaginava, todos superaram o desafio com maestria.

Na competição feminina, a paranaense Luciene Ceccatto, apontada como uma das favoritas ao título da scratch, não decepcionou. Ela jogou 191 tacadas no total, para sagra-se campeã. Na categoria com hcp índex até 13,4, Luciana Oliveira Fuchs foi a campeã, com 187; Já na categoria hcp índex 13,5 a 36,0, a campeã foi Daniela Freitas, com 47 pontos.

Entre as personalidades que prestigiaram o evento, destaque para o  prefeito do município vizinho de São José, Djalma Berger; o cônsul da Argentina para Santa Catarina, Alberto Coto; o escultor Luiz Antonio Gagliastri, que assinou os troféus entregues no torneio; e o artista plástico Israel Madeira.

Durante a badalada programação social, jogadores e visitantes puderam se deliciar degustando a cerveja Stella Artois. A 2ª Taça Santa Catarina de Golfe é uma realização da Fábrica de Talentos, suporte SMCom, com patrocínio da Stella Artois e o apoio da Fundesporte – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Prefeitura Municipal de Florianópolis e  Governo do Estado de Santa Catarina.
                                
Integração
Um torneio denominado Integração, movimentou o campo de golfe do Clube Curitibano na quarta-feira (22). Apesar do frio intenso e da garoa insistente no período da tarde, cerca de 60 pessoas prestigiaram o torneio, que teve como reforço uma palestra (idealizada pelo atleta Airton Balabuch) sobre regras e etiquetas no golfe, ministrada pelo profissional do Santa Mônica, Júlio Azevedo, com a colaboração de François Cazabon. Após o jogo, os atletas participaram de um coquetel. Na seqüência houve um jantar seguido da cerimônia de entrega dos prêmios.

Confira a relação de vencedores enviada à coluna pelo Departamento de Marketing do Clube Curitibano. Na competição masculina, Lucas Pacheco levou o prêmio melhor gross, com 78 tacadas; Antonio Carlos Prestes dominou na categoria A; Aroldo Fedato, na cat. B; e Jorge Sikorski, na cat. C. Entre as mulheres, o prêmio melhor gross ficou para Luciana Fuchs, com 81 tacadas. Maria Helena Vian triunfou na cat. A, Minako Nagato, na cat. B; e Cecília Calliari, na cat. C.

Na foto: Jackson Campos, Lucas Pacheco, Yoshiko Igarashi e Bruno Azuma. Crédito: Virgínia Salomão.

Só mulheres
As atletas Tissako Hara, Amélia Fujihara e Makiko Yamada foram  anfitriãs de um torneio exclusivamente feminino, disputado na semana passada, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, por jogadoras da casa e algumas convidadas.

Terminada a competição, por volta de 15 horas, as golfistas se reuniram em almoço no restaurante do Alphaville. No cardápio,  barreado (iguaria típica do litoral paranaense). A tarde teve espaço ainda para a solenidade de entrega dos prêmios.

Na ocasião, a capitã de golfe do Alphaville,Tissako, agradeceu a presença de todas e principalmente o apoio do Hotel Spa do Lago, considerado um ótimo lugar para amenizar o estresse. Aliás, o empreendimento é fruto da iniciativa pioneira de seus fundadores, o médico Ismael Lago e a mulher dele, Rosil.

Confira os resultados: A campeã do torneio foi Amélia Azuma, que jogou 91 tacadas gross. De quebra ela levou o prêmio Near Pin. As demais vencedoras, em suas respectivas categorias foram Monika Voswinckel, 0/20, com 75; Helena Ishii, 21/30, com 72; e Cecília Calliari, 31/40, com 67.

Nas fotos, acima, Arahy Sarrão, Tereza Ríspoli, Gilda Pereira e Gilda Hotte. Abaixo, Amélia Azuma, Amélia Fujihara (uma das
anfitriãs) e Momoyo Nakamo. Crédito: Virgínia Salomão.


Strokes

Dose dupla – A edição feminina do torneio que leva o nome do profissional Federico German está confirmada para terça-feira (4), no green do Clube Curitibano. A modalidade de disputa será stroke play, nas categorias 0/20, 21/30 e 31/40.
De acordo com a programação enviada à coluna pela ex-capitã Tânia Diniz, depois do jogo as atletas participam de um almoço, onde será servido o já famoso “puchero” do German, prato típico chileno de carnes diversas, cozidas com legumes, preparado sempre com muito esmero pelo anfitrião.
A edição masculina do torneio, também muito aguardada, já ganhou data: dia 12 de agosto (quarta-feira). 

Gente experiente – A Associação Brasileira Feminina de Golf Senior, atualmente comandada Marisa Petraglia Caldeira (foto), promove em parceria com a Associação Brasileira de Golf Senior, no campo do Clube Curitibano, em meados de agosto, a 2.ª Taça Damas e Valetes. A modalidade da disputa será Duplas Mistas/Best Ball, com shot gun às 10 horas. Segundo Marisa, a competição deverá superar a mais otimista das expectativas, principalmente no que diz respeito ao número de participantes.                         

Em terras vermelhas – Um bom número de jogadores foi ao campo do Maringá Golf Club, em Maringá (PR), dias 18 e 19, para a disputa do Torneio de Inauguração dos Lagos.
Na competição de duplas simples os vencedores foram Carlos Alberto dos Santos/Carlos Alberto dos Santos Jr., com 66 tacadas gross. Nos jogos com desconto do handicap os vencedores foram Flávio Girardi/Marcos Kenji Fujisawa, com 55 net. Já na de duplas formadas por casais, os vencedores foram Jorge e Joana Yoshida, com 57 net. No domingo houve um torneio simples. O campeão foi Vinicius Blasi, com 71 tacadas, e a campeã foi Alice Ito, com 91.

A jogada máxima – A boa surpresa para o garoto Homero de Toledo Sobrinho (13 anos), na semana passada, foi ter feito um hole in one no buraco 14, um par 3 de 177 jardas, do campo do Alphaville Graciosa Clube. Ulisses de Toledo, pai de Homero, e Leonardo Weldt Franceschi presenciaram a façanha.

Garotada em ação – A partir de hoje, até sexta-feira, no Gávea Golf & Country Club (RJ), disputa-se a final sul-americana do Faldo Series South America Championship, um dos mais importantes circuitos mundiais de golfe do planeta.
A Faldo Series foi criada há 12 anos e é uma iniciativa do britânico Nick Faldo, vencedor de seis majors (torneios que integram o Grand Slam do golfe). A organização do evento está a cargo da Golf Corporate Brasil.

Em Itu (SP) – O Terras de São José Golf Club recebe no mês que vem, mais precisamente de 7 a 8, o 60.º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo 2009, válido para o ranking nacional e paulista adulto masculino e feminino scratch e com handicap índex.
 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados