Coluna Estilo Golfe – 28 de outubro

28/10/2009


Barrichello na Bahia, Aberto do Rio Grande do Sul, Sul-Americano Sênior, Outeiro das Brisas e muito mais….



por: Virgínia Salomão
             
Equipe de Barrichello vence
O campo de golfe do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una, no Sul da Bahia, abrigou entre sexta-feira (23) e sábado, a 13ª Copa Rey de España, um torneio beneficente promovido pela colônia espanhola. Entre os participantes, nomes de peso do golfe brasileiro como Álvaro Almeida, diretor comercial da revista Caras, Klaus Behrens, do conselho do Hospital Oswaldo Cruz e da Henkel, Fernando Pinto de Moura, do conselho do Banco Alfa e Marcelo Varella, da EuroGolf, diretor do torneio.

Mas, a grande atração do torneio foi o piloto de F-1 Rubens Barrichello, da Brawn, que nas horas de folga é golfista de carteirinha. Tanto assim que o time “Sevilla” (foto), integrado por ele, Ignácio Saralegui, Oscar Rodriguez e Fernando Mendes ficou em primeiro lugar nos jogos por equipes, com 55 tacadas.

Nos jogos individuais, o campeão da 1.ª categoria (stroke play) foi Nick Salussolia, com 71. Na competição feminina, jogada em categoria única (stableford), a campeã foi Inés Menéndez de Luarca, com 38 pontos. Aqueles que ainda não jogavam golfe puderam aprender um pouco mais sobre o esporte participando de uma clínica de golfe, oferecida pela Callaway, e disputando um torneio no putting green, vencido por Eugenio Cabanes, com 21 tacadas.

A 13ª Copa Rey de España foi promovida pela Embaixada da Espanha, com supervisão de Alfredo de Larrea e Rita de Larrea, e organizada pela EuroGolf, com autorização especial da Casa Real espanhola. O evento foi em prol das entidades Rosalia Castro (SP), Sociedad Recreo de los Ancianos (RJ) e Centro de la tercera edad Manuel Antas Fraga (BA), que ajudam a cuidar dos anciões espanhóis no Brasil
            
Geandra e Gustavo chegam na frente
A atleta catarinense Geandra Zimmer (foto), uma das feras do golfe brasileiro, e o gaúcho Gustavo Chuang sagraram-se campeões scratch do 54.º Campeonato Aberto do Estado do Rio Grande do Sul, disputado no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre (RS). A competição a principio seria disputada entre sexta-feira e domingo, mas em conseqüência das muitas chuvas a rodada de sábado foi cancelada.

O gaúcho Octávio Villar, com 70 tacadas gross liderou a rodada de abertura. Na cola dele estava Gustavo, com 71, seguido por Luiz Jacintho e Felipe Navarro. Ambos com 73.

Na scratch dos jogos femininos, a catarinense Geandra fechou na linha de frente com 82 tacadas, contra 86 da paranaense Petra Bogoslavsky e da paulista Karina Palmberg.
A final foi cheia de emoção. Gustavo (73) e Octávio (74) fecharam a rodada empatados por 144. A decisão foi para playoff, no qual Gustavo saiu vencedor. Em terceiro lugar ficou William Clarke, com 147.

Entre as mulheres, Geandra jogou 80 tacadas no domingo e Karina 76, para terminarem empatadas por 162 tacadas. No desempate Geandra levou a melhor. Na terceira posição ficou Lucia Guilger, com 166 (89-77), seguida pela paranaense Petra, que jogou 85 no dia para somar 171.

Paranaenses no Sul-Americano Sênior
Chile (CHI) – Os principais golfistas seniores da América do Sul participam desde domingo (25) da intensa programação referente ao 31º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, que termina sábado (31).

Os jogos para cavalheiros começaram ontem (terça-feira). Hoje o dia é livre para todos. Amanhã começam os jogos femininos e prosseguem os dos cavalheiros. A decisão será na sexta-feira, terceiro dia de disputa para cavalheiros e segundo e último para damas. Quatro clubes de golfe abrigam a competição: Los Leones, Lomas de la Dehesa, Sport Frances e Las Brisas de Chicureo, localizados nos arredores de Santiago, no Chile.

A delegação brasileira é formada por 45 cavalheiros e cerca de 20 damas. O grupo masculino conta, entre outros, com Osvaldir Benato (PR) (foto), Mario Sawada, Ronald Gunn, Hidemi Nagao, Carlos Nawa, Alfredo Larrea, Peter Brinkmann, Angel Martinez, Arthur Leme (PR), Rubens Penteado, Minoru Sato e João Jacob Vontobel.

O torneio está sendo disputado por equipes e individualmente, nas seguintes categorias e modalidades: classe A, os jogadores com handicap até 12,5 se enfrentam na modalidade stroke play no Club de Golf Los Leones, um par 72 localizado em Las Condes, Santiago. Na classe B (handicap 12,6 a 19,4), a disputa ocorre no Club de Golf Sport Frances, em Vitacura, Santiago, onde também é adotada a modalidade stroke play.

Entre os jogadores da categoria classe C (handicap de 19,5 até 36,4), a competição é disputada na modalidade stableford, no Club de Golf Las Brisas de Chicureo, campo composto por uma combinação de 36 buracos, localizado em Colina, na região metropolitana de Santiago.

No feminino, atletas de todas as categorias disputam no Club de Golf Lomas de la Dehesa, em Lo Barnechea, um par 72 de 5.392 jardas para as mulheres.
A Associação Brasileira de Golf Senior (ABGS), entidade que reúne cerca de 900 associados, é a responsável pelo evento ao lado da Federação Sul-Americana de Golf Senior Amador.

A maioria dos membros da ABGS são conselheiros, CEOs, executivos de alto escalão, empresários e consultores de empresas. “São pessoas resolvidas em todos os sentidos, que têm o seu poder econômico preservado e têm prazer em viajar e encontrar um grupo de amigos para um jogo agradável e competitivo”, diz Paulo Pacheco, o presidente da ABGS.

Novidade na Bahia
Uma badalada festa, hoje (28), no Hotel Fasano, em São Paulo, lançará oficialmente o campo de 9 buracos, par 36 (para 9 buracos) e 3.309 jardas, do Outeiro Golfe Clube (foto), e o condomínio de mesmo nome. A festa é uma parceria do Outeiro das Brisas com a Brasil São Paulo Sotheby`s International Realty, que comercializará os lotes.

O Outeiro das Brisas é um complexo de 5 milhões de metros quadrados localizado entre Trancoso e Caraívas, no sul do estado. “O empreendimento está totalmente estruturado e o campo está na fase final de construção”, diz o empresário Michele Roberto D`Ippolito, diretor comercial do Outeiro Golfe Clube. Vale ressaltar que 100% dos recursos utilizados na construção do campo e do novo condomínio são próprios.

Álvaro Novaes, profissional que desenhou o campo de Foz do Iguaçu (PR) e alguns campos particulares no interior de São Paulo, também assina o do Outeiro Golfe Clube.
Totalmente integrado à exuberante vegetação local, o campo terá quatro tees de saída diferentes por buraco, proporcionando desafios diferenciados aos diferentes níveis de jogadores. No total, o Clube de Golfe Outeiro conta com três buracos de par 5, três buracos de par 4 e três buracos de par 3.

Ação solidária
 O Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, promoveu sábado (24) a 1.ª Taça Capitania Beneficente de Golfe Alphaville /Afece, em prol da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial, uma instituição filantrópica que atua na área da educação especial há 40 anos. A entidade atende 107 pessoas gratuitamente e investe na construção de uma nova sede. A modalidade de disputa foi duplas best ball, com shot gun às 9 horas.

A dupla formada por Gustavo Courbassier e Rui Uchino obteve o melhor gross do torneio com 74 tacadas. Nos jogos net, as três primeiras duplas classificada foram integradas por Luiz Miguel/Walter Shause, com 57; Élio Oliveira/Tiago Viana, com 58; e Roberto Shimizu/Robson de Brito, com 59; respectivamente.
Às 10 horas houve um torneio de putter para a garotada do clube. Um brunch, às 14h30, no driving range, marcou o encerramento da competição.

Na foto, os vencedores Rui Uchino e Gustavo Courbassier (ao centro), com Adriana Pinnow Nunes Cordeiro (Afece), Fernando Gnoatto (capitão de golfe do Alphaville) e Nilda Loiola Gonçalves Mott (Afece).

Aberto do Ponta Grossa
Em novembro, mais precisamente de 14 a 15, a boa pedida é participar do 21.º Campeonato Aberto do Ponta Grossa Golf Clube, válido para o ranking da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. A modalidade de jogo será stroke play para cavalheiros das categorias hcp índex até 8,5, 8,6 à 14,0, 14,1 a 22,1; e stableford para cavalheiros das categorias hcp índex 22,2 a 32,9. No feminino, a modalidade será  stroke play para atletas das categorias hcp índex até 13,4, 13,5 a 21,2; e stableford para atletas das categorias hcp índex 21,3 a 31,7.

O Pro-Am, torneio de confraternização entre equipes formadas por um profissional e três ou quatro amadores, será disputado na véspera da competição principal.
Além da programação esportiva haverá a social, com churrasco de confraternização, após o Pro-Am; jantar no Hotel Bristol Vila Velha, dia 14, às 20 horas; e cerimônia de premiação seguida de coquetel, dia 15, logo após o término da competição.
 
                                      


Strokes

Elas em campo – Dezenas de atletas já garantiram participação no torneio feminino que é promovido pelas golfistas Maria Helena Vian, Rosana Moura e Cassiana Stapff (foto), no green do Clube Curitibano. A edição deste ano, a terceira consecutiva, está marcada para 10 de novembro (terça-feira). O sistema de disputa é shot gun, com saída às 11 horas. A organização do evento está a cargo de Denise Bittencourt, a nova capitã de golfe do clube.

A jogada máxima – O tempo instável no domingo não intimidou o atleta Jorge Haragushiku, que em dia de sorte, fez o hole-in-one no buraco 8, de par 3 e 175 jardas (tee branco), do campo do Alphaville Graciosa Clube.

Curitiba (PR) – A atleta Myrian Rocha Loures, figura tradicional do golfe brasileiro, voltou a fazer bonito. Desta vez na Taça Mensal do Graciosa Country Club, disputada quinta-feira (22), somente por jogadoras locais. Myrian faturou o prêmio melhor gross com 92 tacadas. Nos jogos net, ou seja, com desconto do handicap, as três primeiras classificadas foram Roberta Cômodo, com 74; Rosely Macedo, com 75; e Monika Voswinckel, com 75. Terminada a competição, as atletas confraternizaram em lanche na Casa da Golfista.
Na foto, da direita para a esquerda, a campeã Myrian Rocha Loures, a capitã de golfe do Graciosa Country Club, Maria Lúcia Fagnani, e as atletas Roberta Cômodo, Rosely Rego Barros e Monika Voswinckel.

Scottsdale, Arizona (EUA) – O norte-americano Troy Matteson, que na rodada de estréia do Aberto Frys.com (incluído no circuito PGA), quinta-feira (22), jogou 72 tacadas, duas acima do par do campo do Grayhawk Golf Club – Raptor, jogou 61 no dia seguinte, a melhor marca da rodada. No sábado, Matteson repetiu a dose do dia anterior para fechar somando 194 tacadas (-16) e saltar para a primeira colocação. Em segundo lugar estava o também norte-americano Webb Simpson com 197.

A rodada de domingo terminou com Matteson, Rickie Fowler (líder do segundo dia) e Jamie Lovemark empatados por 262 tacadas. A decisão foi para playoff. No primeiro buraco extra um novo empate. No segundo, um birdie deu a vitória a Matteson, sua segunda num torneio da PGA. Pela conquista, o norte-americano levou 900 mil dólares de prêmio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados