Coluna Estilo Golfe – 9 de setembro

09/09/2009

por: Virgínia Salomão

Aberto do Clube Curitibano
Começam os preparativos para o 27º Campeonato Aberto de Golfe do Clube Curitibano, um dos mais aguardados e tradicionais torneios da temporada, que ocorre de 16 a 18 de outubro, no green de Quatro Barras, reunindo grandes feras do esporte, já que é válido para o ranking paranaense.

A modalidade de jogo desta edição deverá será a mesma do ano anterior, ou seja, stroke play, em 54 buracos para categorias até índex 8,4 masculino e índex 13,5 feminino e 36 buracos para as demais categorias. No ano passado, os campeões gerais do Aberto do Clube Curitibano foram Gustavo Ninno Leite (foto), com 226 tacadas (74-75-77), e Adriana Oliveira (foto), com 246 (81-84-81).

Sobre o campo – Localizado em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, o seletivo campo de golfe do Clube Curitibano (foto), de 18 buracos e par 72, atende os gostos mais exigentes. O percurso, além de belo, tem qualidade técnica. As raias são largas e na sua maioria planas. Os greens são bem tratados e estão sempre em perfeitas condições. Um dos buracos mais temidos é o 18, no qual, para se chegar ao green, o golfista tem um grande desafio pela frente: ultrapassar um famigerado lago. A sinalização do campo é boa, facilita a localização.

 A flora é cuidadosamente preservada. Lá, centenárias árvores nativas podem ser encontradas. A fauna é rica em espécimes. Aves como quero-queros, canários, corujas, pica-paus também são encontradas no local. Não bastasse, a manutenção do campo é feita com o uso de equipamentos de última geração, arrancando sempre elogios por parte dos golfistas, que não se cansam de destacar o bom corte de grama nos fairways e greens. O campo também conta com putting green e driving range. Para relaxar, bater-papo e saborear petiscos e sanduíches, uma boa pedida é o Bar do Golfe, point preferido dos atletas, por ser agradável e informal. Mas, se a fome apertar, há o restaurante da sede, no qual se come muito bem, por um preço acessível.

Nas fotos, de cima para baixo: Gustavo Ninno Leite e Adriana Oliveira. Fotos: Virgínia Salomão.

Brasileiros no exterior (1)
A Confederação convocou o atleta paranaense Ivo Leão (foto), terceiro do ranking nacional amador, e o atleta Felipe Navarro (RJ), primeiro do ranking carioca, para representar o país na 19º Copa Simon Bolívar, que ocorre de 1º a 7 de novembro, no Barquisimeto Golf Club, na Venezuela.

Brasileiros no exterior (2)
O carioca Felipe Navarro, número 1 do ranking nacional amador masculino, e o gaúcho Gustavo Chuang, número 1 do ranking nacional juvenil masculino representarão o Brasil no 46º Torneio Aberto do Jockey Club de Rosário, na Argentina, entre os dias 23 e 26 de setembro. A disputa reunirá duplas de países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, México, Bolívia, Equador, Venezuela, Chile, Colômbia, entre outros.

Tudo pronto
Golfistas de diversos estados brasileiros participam no fim de semana (12/13) do 16º Torneio Aberto de Golfe do Las Palmas Golf & Country Club – Taça Comendador Cyro Pellizzari, válido para o ranking paranaense/catarinense. No masculino estarão em ação atletas das categorias scratch, índex até 8,5, 8,6 a 14, 14,1 a 22,1 e igual ou maior a 22,2. No feminino, entram na disputa atletas das categorias scratch, índex até 13,4, 13,5 a 21,2 e igual ou maior a 21,3. O handicap máximo de jogo é 36.

A modalidade de jogo será stroke play para categorias masculinas até 22,1 e feminino 21,2, e stableford, masculino índex maior ou igual a 22,2 e feminino índex maior ou igual 21,3. Na categoria scratch receberão prêmios o campeão e o vice. Nas demais dos jogos masculinos, os três primeiros colocados receberão prêmios. No feminino, a primeira e segunda colocadas de todas as categorias serão premiadas. Prêmios especiais como melhor gross sênior, pré-sênior e juvenil também serão ofertados.

Na véspera da competição principal será disputado um Pro-Am (no caso entre equipes formadas por um profissional e quatro amadores), na modalidade best ball – aggregation, com shot gun marcado para as 7h30 e 12h30.

A programação social do torneio prevê churrasco aos participantes do Pro-Am, depois de amanhã (11), a partir das 17h30; jantar de confraternização no sábado (12); e cerimônia de premiação no domingo, logo após o término da competição.


Strokes

Pensando no futuro – Atenta ao futuro do golfe nos estados que representa, a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, em parceria com os clubes filiados à entidade, vem investindo com afinco num projeto que visa implantar em Curitiba a Escola de Menores do Paraná e Santa Catarina, nos moldes da Escola da Associação Argentina de Golfe. O ponto de partida foi enviar os profissionais paranaenses Julio Azevedo (SMCC) e Francisco Paula Soares (GCC) à Argentina, onde participaram de um seminário oferecido pela Escola, no qual puderam aprender técnicas didático- pedagógicas, para aplicá-las na Escola de Menores do Paraná.
O seminário foi destinado a profissionais e encarregados de equipes juvenis de países como Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Argentina, além do Brasil, é claro!

Em terras vermelhas – Dias 19 e 20 deste mês, a boa pedida é participar do Tour Sênior e Pré-Sênior de golfe, uma realização da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) em parceria com a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG). Os jogos serão disputados em Londrina, na Sociedade Royal Golf Residence, no sábado; e em Maringá, no Maringá Golf Club, no domingo. No masculino receberão prêmios seniores acima de 54 anos, seniores da scratch, índex até 15 (1º e 2º lugares); índex 15,1 a 24 (1º e 2º lugares); e índex 24,1 a 36 (1º e 2º lugares). Haverá também o torneio das idades para cavalheiros. Grupo “A”, 55 a 59 anos, grupo “B”, 60 a 64 anos; grupo “C”, 65 a 69 anos; grupo “D”, 70 a 74 anos; e grupo “E”, acima de 74 anos. No feminino receberão prêmios atletas da scratch (campeã), índex até 22,0 (1º e 2º lugares); e índex 22,1 a 36 (1º e 2º lugares). Na categoria pré-sênior estarão em ação atletas das categorias scratch, índex até 22, 0, e índex 22,1 a 36.

Porto Alegre (RS) – O Belém Novo Golf Club recebe na segunda quinzena deste mês, mais precisamente de 19 a 20, o último torneio da série 2009 do Tour Nacional de Golfe Juvenil, o principal circuito brasileiro voltado para jovens golfistas, que soma pontos para o ranking nacional pré-juvenil e juvenil masculino e feminino.
A modalidade de disputa será stroke play, individual gross, em 36 buracos. No dia 18 o campo estará disponível para treino. Mais informações pelo e-mail frgg@frgg.com.br.

Em Curitiba (PR) – No Santa Mônica Clube de Campo foi disputada sábado (29), na modalidade trinca scramble (50% por cento da média do grupo / máximo 1 scratch por trinca), a Taça Mensal. Cerca de 100 jogadores participaram. O trio formado por Júlio Azevedo, Armando Rech e Maria de Fátima foram os campeões da scratch. Nos jogos net venceram Wean Jin Son, Dong Kim e Carlos Chung. O prêmio longest drive ficou com Arnaldo Costa e o near pin com Paulo Oliveira. Já o prêmio denominado trinca determinação ficou com os atletas Antônio Kokubo, Edison Araújo e Mario Matsunaga. A programação social do torneio contou com jantar seguido da cerimônia de premiação.

Na rota internacional – A equipe brasileira formada pelo profissional Ronaldo Francisco e os amadores Lionil Kim, Jorge Venâncio, Ronald Gunn e Henrique Lopez terminou em quinto lugar no Aruba Pro-Am International Golf Tournament, torneio disputado no Tierra Del Sol Golf Club, principal campo de golfe de Aruba, no Caribe. O time somou 193 tacadas e ficou atrás de equipes da Venezuela (1º, 2º e 4º lugares) e de Aruba (3º lugar).

Rio de Janeiro (RJ) – De 16 a 17 deste mês, no Itanhangá Golf Club (RJ), será disputado o 32º Campeonato Aberto Feminino do Itanhangá Golf Club, válido para o ranking da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. A disputa será em 36 buracos, 18 por dia, nas seguintes categorias: scratch, handicap índex até 16,3, handicap índex 16,4 a 23,3 e handicap índex 23,4 a 32.2. A competição tem patrocínio do Copacabana Palace.

Bahia (BA) – Confirmado para os dias 18, 19 e 20 deste mês, no Iberostate Praia do Forte Golf Club, no litoral baiano, a terceira etapa do Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour – 2º Aberto do Estado da Bahia, válido para o ranking nacional e baiano. Os dois torneios anteriores correspondentes ao Credite Suisse Hedging-Griffo Golf Tour foram o 59º Aberto Sul – Brasileiro, disputado em maio no Porto Alegre Country Club, em Porto Alegre (RS), e o 60º Aberto do Estado de São Paulo, disputado no Terras de São José Golf Club, em Itu (SP). O primeiro teve como campeões o gaúcho Leonardo Conrado e a paranaense Patrícia Carvalho (foto), com 215 e 217 tacadas, respectivamente.Já os campeões do segundo torneio foram os paulistas Marcelo Muritiba e Nathalie Silva, com 211 e 219 tacadas, respectivamente.

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados