Coluna Estilo Golfe

15/07/2009


Lady Field Day, no Curitibano; seniores no Joinville, Duplas no Alphaville, Torneio Aniversariantes, Daniel Stapff e muito mais sobre o golfe do Paraná e Santa Catarina


Por: Virgínia Salomão
Fale com a colunista

Ivete Chemin, Maria Lúcia Gomes, Sunilda Guimarães e Cleonice German. Foto: Virgínia SalomãoGolfe feminino em recesso
O clima descontraído e alegre propiciou momentos agradáveis, de puro divertimento, às participantes do Lady Field Day do Clube Curitibano, dia 7 deste mês, no green de Quatro Barras.

Contagiadas pelo alto-astral, mas sem perder o espírito de competitividade, as golfistas entraram em campo apostando em bons resultados. Diante de tanta empolgação, até Diva Pospissil, Élia Romanó e Cléa Demeterco. Foto: Virgínia Salomãomesmo o placar foi condescendente.

A estrela da competição foi Luciana Oliveira. Ela fez valer sua experiência para terminar em primeiro lugar na scratch, com 74 tacadas. De quebra, Luciana levou o prêmio de Melhor Approach.

As vencedoras nas demais categorias foram Myung Jang (handicap 18), na 0 a 20, com 57; Lúcia Pupo (23), na 21 a 30, com 56; e Rosa Furuta (33), na 31 a 40, com 50.
Myung Jang, Lúcia Pupo, Luciana Oliveira e Roselaine Catarini. Foto: Virgínia SalomãoCassiana Stapff levou o prêmio Melhor Drive da 0 a 24 e Vanessa Slaviero o prêmio Melhor Drive da 31 a 40.

Depois do jogo foi servida uma suculenta feijoada. Entre as que circularam por lá, destaque para as veteranas Diva Pospissil, a homenageada por sua assiduidade nos torneios, Élia Romano, Lúcia Pupo e Myrian Rocha Loures. Depois dos comes e bebes houve a cerimônia de entrega dos prêmios.

Gente experiente
Joinville (SC) – A movimentação foi grande no Joinville Country Club, no sábado (10), com a disputa do 4º Torneio Sênior e Pré-Sênior ABGS PR/SC, reunindo dezenas de atletas.
Na scratch dos jogos masculinos, Ronald Gunn levou a melhor. Entre as mulheres da scratch, a campeã foi a paranaense Yoshiko Igarashi (na foto com Hilda Azuma), diretora do departamento feminino de golfe da ABGS PR/SC.

Na categoria hcp índex até 15, liderou Altaides  Issoton. Os líderes nas demais categorias foram Heinz Bruske, na 15,1 a 24; e Gilson Beckert, na 24,1 a 36.
O campeão scratch da pré-sênior foi Roger Steuernagel. Nas categorias com desconto do handicap lideraram Ismael Alves dos Santos, na classificação até handicap 22; e Rubens Penteado, na 22,1 até 36.

Yoshiko Igarashi e Hilda Azuma. Foto: Virgínia SalomãoNo feminino scratch da pré-sênior, a campeã foi Jaqueline Penteado. Hilda Azuma venceu os jogos com handicap índex até 22, da pré-sênior. Na categoria de 22,1 a  36 da pré-sênior, venceu Alcilia Winte. Já na categoria 22,1 a 36, a campeã foi Helena Ishii.

Por idade, os vencedores, em suas respectivas categorias, foram  Soon Ho Kim (categoria sênior A – 55/59 anos); Shin Kwang Hyun (categoria sênior B – 60/64 anos); Álvaro Rudnick (categoria sênior C – 65/69 anos); Klaus Thieme (categoria sênior D – 70/74 anos) e Walter Moro (categoria super sênior – 75 anos ou mais).

Vale esclarecer que, a princípio, a competição estava programada para dois dias (sábado e domingo), mas em conseqüência das chuvas, foi disputada somente no sábado.

O próximo destino dos atletas das categorias sênior e pré-sênior é Sumaré, interior de São Paulo. Lá, no Clube de Campo de Campinas, eles disputam, de 23 a 24 deste mês, o Aberto Sênior de Campinas – FPG/ABGS, mais uma competição com chancela da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS).
   
Com direito a hole-in-one
Golfistas profissionais e amadores foram os protagonistas do Torneio Paraná Golf Tour de Duplas, de 4 e 5 deste mês, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais. A modalidade de jogo foi best ball. Apesar de a neblina na manhã dos dois dias, no período da tarde desses dias, para alívio dos jogadores, o sol deu o ar da graça.

A dupla integrada por Daniel Stapff e Roberto Paciornik terminou em primeiro, com 138 tacadas, parciais de 72-66, três de vantagem em relação a dupla formada por Adriano Franchin/Odair Lima (76-65), a segunda colocada. Na sequência posicionaram-se Ivo Leão/Felipe Hasson, com 143 (75-68); Ivan Fuganti/João Paulo, com 145 (80-65); Virlei da Silva/Luiz Felipe Miyamura, com 148 (77-71); Julio Azevedo/ Anderson Stachechen, com 148 (76-72); e Marco Silva/Paulo Silva, com 148 (76-72).

Não bastasse Stapff ter sido um dos componentes da dupla vencedora, ele teve outro bom motivo para celebrar: no último dia de torneio ele conquistou a jogada mais cobiçada do golfe, o hole-in-one, no buraco 8, um par 3 de 207 jardas.

O Torneio Paraná Golf Tour foi uma realização da Academia de Golfe Patrick Caussin e contou com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.

Jorge Sikorski, Ivo Piaskowy, Airton Balabuch e Carlso LauTorneio Aniversariantes
Os golfistas Antonio Carlos Prestes, Amaury Gebran, Hélcio Buck Silva, Antonio Tramujas e Ivo Piaskowy reuniram um grupo de amigos, em torneio no green do Clube Curitibano, na quarta-feira (8), para comemorar o aniversário deles do jeito que mais gostam: jogando golfe, é claro.

Os vencedores do torneio, em sua respectivas Amaury Gebran, Antonio Carlos Pimpão, Marcos Caldas e Maurício Gebrancategorias, foram Luis Fernando Loureiro, “A”, com 68; Paulo Barbosa, “B”, com 68; e José Paulo Celles, “C”, com 69.
Logo após o jogo, no restaurante da sede de Quatro Barras, foi servido um buffet de sopas. Para beber, vinho da melhor safra.

Stapff quase chega lá
O paranaense Daniel Stapff, em entrevista relâmpago à coluna minutos antes de embarcar para São Paulo, onde jogaria o 42º Aberto do São Fernando Golf Club – Santander Private Banking, programado para sexta-feira (10), sábado e domingo, em Cotia, estava confiante na possibilidade de faturar o título. Ele, que vinha fortalecido de recentes conquistas no Alphaville Graciosa, não deixava dúvida: iria brigar com todas as forças para chegar lá. Mas, a parada prometia ser dura. Além de adversários de peso, Stapff teria que enfrentar as condições meteorológicas que não eram nada favoráveis.
            .
Já no primeiro dia de disputa, a previsão se confirmou: frio e chuva no decorrer do dia. Na categoria scratch, Stapff (AGC) e os locais Rafael Becker e Patrick Murray fecharam a rodada empatados por com 71 tacadas, contra 74 de Guilherme Oda e Pedro Costa Lima.
Murray, por sua vez, liderava ainda a categoria hcp índex até 8,5, com 68 net. Na cat. hcp índex de 8,6 a 14, os atletas Fernando Moura, Roberto Pinto Freire, Seizo Yano e Ricardo Campos Barbosa dividiam a linha de frente com 69 net, cada um.

O mau tempo não deu trégua no sábado. As muitas chuvas alagaram o campo do São Fernando e a rodada foi cancelada. Tanto assim, que a competição ficou reduzida a 36 buracos.

No domingo, último dia de competição, o sol, apesar de tímido, voltou a brilhar. O paulista Costa Lima (SPGC) de virada superou o paranaense Stapff (71-72), por uma tacada, para faturar o título com 142 (72-70). Na categoria até 8,5 (índex), o campeão foi Luiz Antonio Braga Jacinto, com 143 (74-69). Na 8,6 a 14,0 (índex), o campeão foi Jorge Chan, com 141 (71-70).

De volta à Curitiba, Stapff falou novamente com exclusividade à coluna. Para ele, o torneio foi muito bem organizado e apesar de a chuva ter castigado o campo no sábado, nos outros dias o campo se superou. “Eu estava confiante e joguei muito bem, mas o Pepê jogou um pouco melhor no momento decisivo”, disse ele, referindo-se ao jogo a partir do buraco 15, no qual Costa Lima fez um birdie para repetir a dose no 17.

“Eu tentei atacar todos os buracos e baixar, mas infelizmente não consegui acertar as tacadas e o que consegui mesmo foi me manter no par, mas isso não foi suficiente para conquistar o título”, concluiu Stapff, que agora intensifica seus treinamentos para disputar o Gillette Mach 3 Cup – 79º Campeonato Amador de Golfe do Brasil – 2ª Taça Mario Gonzalez, que tem o Am-Am marcado para quarta-feira (22) e os jogos principais ocorrendo entre quinta-feira (23) e domingo, no Itanhangá Golf Club (RJ).

A dupla formada pelo paranaense Daniel Stapff e o paulista Rafael Becker defendem o Brasil na Taça Mario Gonzalez, um torneio de duplas paralelo à competição principal, que contará ainda com representantes de outros nove países filiados à Federação Sul-Americana de Golfe.  É importante ressaltar que o Amador de Golfe do Brasil definirá a equipe brasileira que representará o país no Sul-Americano de Match Play, a ser disputado no mês que vem, em São Paulo.


Strokes

Garotada em campo – Começa hoje (quarta-feira), com os jogos prosseguindo até sexta-feira, no campo do Arujá Golf Clube, a etapa São Paulo do Tour Nacional Juvenil de Golfe. Atletas de diversos estados brasileiros estarão em campo, entre os quais os paranaenses Fabrício Brun Jr. (GCC), Homero Toledo Sobrinho (AGC), Henrique Rocha Pombo (AGC), Ulisses Toledo Jr. (AGC), Norton Bianeck (GCC), Arthur E. Nunes (AGC), Rina Gotsu (AGC), Takae Gotsu (AGC), Uri Bogoslavsky (AGC), Luiz F. Pujol (JCC), Júlia Dewoski (CGC), Petra Bogoslavsky (AGC), Tayná Oliveira (AGC) e Gabriel Abujamra (AGC).

Curitiba (PR) – O atleta Diego Veiga, com 73 tacadas, duas acima  do par do campo, foi o campeão scratch da taça Waldemiro Pereira, disputada quarta-feira (8), no campo do Graciosa Country Club. Os demais líderes foram Bruno Castro, categoria hcp índex até 13,9; Miguel Riella, categoria hcp índex 14 a 21,9; e João Luiz Slaviero, categoria hcp índex 22 a 32,7. Ovídio Lacerda levou o prêmio Melhor Sênior.

Maringá (PR) –  Fim de semana, no Maringá Golf Club, realiza-se o Torneio de Inauguração dos Lagos. Participem!

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados